O que finalmente eu mais sei sobre a moral e as obrigações do homem devo ao futebol.
– Albert Camus
O futebol é magia, é algo que fascina a humanidade em todo mundo, é maravilhoso e ao mesmo tempo encantador ver um estádio lotado em que torcedores reunidos clamam pela vitória do seu time.
Não existe hierarquia entre torcidas e torcedores, existe sim união, fortaleza e crença na vitória de um time. Os estádio são o palco deste lindo cenário de acontecimentos marcantes, de disputa, de marco na história de um pais, de um evento que faz parte da cultura do nosso povo, da paixão de todos pelo futebol.
Os estádios deveriam ser um ambiente tranquilo, em que teríamos a harmonia apenas do calor humano da torcida, onde torcedores poderiam levar em segurança os seus familiares: esposa, filhos, enfim. Mas infelizmente vivemos hoje o temor da violência nos grandes estádios. Estamos diante de um cenário que muito preocupa as autoridades: desentendimento e brigas entre torcedores em que muitos chegam até a morte.
Esta pratica do quadro de violência nos estádios tem preocupado cada vez mais aqueles que são apaixonados pelo futebol. Muitos de nós tem acompanhado na mídia diante de grandes campeonatos sérios problema de violência.
Esta ação tem preocupado as autoridades do futebol onde temos medidas aplicadas quanto esta questão, leis tem sido elaboradas como forma de amenizar a violência nos estádios.
A torcida é importante num campeonato de futebol, é ela que integrada e fortalece o seu time. Todos juntos clamando pela vitória do seu time preferido, mas infelizmente nos deparamos com algo que tem preocupado as autoridades, a violência nos estádios.
Homens e mulheres hoje são frequentadores assíduos dos estádios. Mas infelizmente muitos familiares não se sentem mais confortáveis em frequentar um estádio exatamente pelo alto índice de violência causada por torcedores inescrupulosos, que infelizmente vão para os estádios a procura de discórdia, de conflitos entre torcidas e se aproveitam para implantar a violência que se estende dos estádios às avenidas e bairros, como também nos terminais simplesmente porque não sabem viver um futebol harmônico, de paz.
O futebol tem sua magia, não existe hierarquia, existe sim calor humano, magia de encontro de torcidas, de desejo que o seu time preferido seja o vencedor principal, mas infelizmente hoje foi a criação de leis próprias para evitar o alto índice de violência que infelizmente ainda ocorre nos futebol brasileiro.
A violência no futebol tem sido tema de discussão entre torcedores, amantes fieis dos seus times, hoje as pessoas não se sentem mais seguram em compartilhar o futebol com seus familiares. Não se pode mais estar junto em um grande campeonato de nossa região com a presença dos nossos entes queridos.
Hoje nos deparamos com um alto índice de dados estatísticos que muito tem preocupado a população, principalmente aqueles que amam o futebol e gostam de frequentar os estádios. E aí nos questionamos de quem é a culta de tanta violência nos estádios hoje? Quem é o responsável por esta violência que estamos vivenciando? E as torcidas organizadas poderíamos dizer que é a principal causadora desta violência? De quem é a responsabilidade afinal? Torcidas rivais não satisfeitas com a sua derrota partem para a agressão nos estádios e fora dele, muitos chegam até mesmo cometer homicídio.
Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, graduado em Direito, pós-graduado em Gestão Escolar, graduado em Filosofia, radialista de AM e FM e escritor.
Autor de onze livros nas áreas de autoajuda, filosofia, sociologia, Direito e educação.