Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » Tenho algum dinheiro e quero empreender. Vale a pena entrar em um MMN?

Tenho algum dinheiro e quero empreender. Vale a pena entrar em um MMN?

“Rafael, Tenho algum dinheiro para investir em um negócio. Não é muito, mas é o resultado de minhas economias dos últimos anos. Sai do meu último emprego há três meses e quero começar um negócio.

Notei que existem várias empresas de MMN e algumas delas me chamaram atenção prometendo boas chances de retorno. Será que vale a pena investir em um MMN?”

 

A primeira coisa é: meus parabéns pela decisão de empreender. O caminho não é fácil, mas as recompensas são valiosas.

Sobre a sua pergunta, minha resposta de início é: O marketing multinível, ou MMN, é uma realidade e é um tipo muito particular de negócio. Ele pode dar bons frutos, desde que você não caia em uma pirâmide financeira.

O marketing multinível segue o modelo de venda direta com a adição de níveis diferentes onde os ganhos são compartilhados com a upline, ou os membros que estão em níveis mais elevados. Esse mecanismo funciona para incentivar as pessoas a crescerem dentro do negócio vendendo mais produtos do que os colegas para alcançar níveis mais elevados e garantir fatias maiores de lucro.

No entanto, muitas, MUITAS empresas picaretas surgem todos os dias mascarando de negócio MMN uma pirâmide financeira, que é uma fraude e crime contra a economia popular levando os membros à prisão.

A pirâmide financeira, que é criminosa e você deve fugir tem alguns pontos bem destacados que a tornam fácil de se notar:

  • O negócio só visa novos membros, não os produtos. A empresa se esforça em fazer os membros recrutarem membros para ampliar a pirâmide e há pouco ou nenhum enfoque nos produtos que a empresa supostamente está oferecendo aos clientes.
  • Ausência de um produto real. A empresa tem um produto que ninguém vai querer usar ou que é fictício e só serve como desculpa para angariar membros.
  • Membros sempre bem-sucedidos. Existe um grande esforço dos líderes do negócio para parecerem bem-sucedidos posando para fotos e sempre exibindo bens luxuosos muitas vezes alugados ou emprestados. Eles fazem isso para mostrar como a empresa é rentável e convencer novos membros.
  • Sedes estrangeiras e misteriosas. A maiorias das pirâmides prega que nasceu de uma empresa estrangeira muito bem consolidada e agora está expandindo as operações para o Brasil. Pode até ser verdade em alguns casos, mas em 90% das vezes é tudo uma desculpa para esconder da justiça as informações dos reais proprietários e apresentar uma sede fantasiosa que nunca será visitada pelos novos membros.
LEIA:  O Dr. Empresa vai ajudar o seu negócio

 

O MMN pode ser uma atividade séria que pode recompensar bem, mas vai cobrar seu empenho para você crescer assim como seria se fosse um empreendimento seu. O problema é que sempre há pilantras na moita mascarando seus esquemas fraudulentos de operações idôneas para tomar o dinheiro dos incautos e dos gananciosos.

Cabe a você a responsabilidade de investigar toda oportunidade de ganho antes de investir seu dinheiro. Porque os canalhas tem pouco medo da justiça e da cadeia.

 

Espero ter ajudado!

Sucesso e Soberania, Sempre!

 

Quer ter sua dúvida respondida na coluna Dr. Empresa? Mande sua pergunta para contato@geracaoempreende.com.br.

  • Conteúdo recente
Founder Lidero

Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.

Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.

Vamos somar juntos

2 comentários em “Tenho algum dinheiro e quero empreender. Vale a pena entrar em um MMN?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.