Estamos na era digital, diante das novas gerações da comunicação virtual, da celeridade do conhecimento rápido e eficaz. Estamos diante da geração Y entrando para geração alpha, geração inteligente, da internet, da comunicação digital, da marcas das grandes empresas que muito influencia no compartilhar de novidades, de produção e oferta. Os internautas se encontram cada vez mais exigente, esclarecido e conhecedores daquilo que querem e isto caiba as empresas tomarem os devidos cuidados se estas tem o propósito de alçar voos mais altos.
Os empregadores querem em suas empresas resultados e lucros rápidos e que estes sejam ágeis e tragam com isto na sua excelência a celeridade pois isto faz parte da nova tecnologia de mercado. Mas é importante citar aqui que na busca de um resultado faz-se necessário também investimento, capital de giro, está aberto ao novo.
Portanto, estas mesmas empresas entram num ciclo também polêmico e contraditório ao mesmo tempo pois restringem, bloqueiam muitas vezes as redes sociais dos empregados, pois acreditam estes que o empregado vai perder tempo, não vai produzir como deveria e isto nos leva a uma reflexão, pois se o fim ultimo de toda e qualquer empresa é o lucro, cabe ao empregador negociar com o seu colaborador e que ambos entrem num acordo.
A produção da empresa, a cota tem que ser respeitada isto é fato. Deste modo faz-se necessário que ocorra por parte do empregador para com o empregado uma conciliação amistosa.
A priori é relevante frisar que uma empresa que se presa trabalha a primazia da excelência do diálogo, ela não impõe, propõe. O diálogo gera harmonia, respeito à dignidade do empregado, zelo. A prática do diálogo é a base de tudo em uma empresa que se presa pela sua eficácia, pela ética de trabalho. Estaremos com isto diante do papel do verdadeiro líder.
As empresas precisam se reatualizar diante da dinâmica do mercado, isto é fato, principalmente diante deste mercado cada vez mais competitivo. Aplicativos, páginas especiais, sites da empresa tudo isto faz parte dos atrativos especiais para divulgação e marketing empresarial para um melhor resultado de produção e obtenção do lucro da empresa.
Se o empresário quer apresentar o seu produto no mercado ele tem que divulgar, ele tem que colocar condições bacanas de vendas e melhor atrativo diante da competitividade mercadológica.
Uma empresa que não se moderniza, que não procura se atualizar diante do mercado competitivo está fadada ao fracasso, para isto faz-se necessário afirmar aqui que cabe ao empresário investir em segmentos tecnológicos pois como todos nós sabemos existe um adagio popular que diz : “Quem não é visto não é lembrado” , isto cabe até mesmo para o colaborador pessoal, do seu marketing pessoal.
As empresas não podem estar fora desta nova geração que comunga desde cedo com este mundo da comunicação das redes sociais como: Twitter, youtube, Instagram, facebook e outros.
Os instrumentos de comunicação das redes sociais precisam urgentemente ser revistos por parte dos empresários como ferramenta indispensável a integração, a socialização e expansão da empresa e dos seus empresários, de fazerem estes cada vez mais conhecidos no mercado competitivo. São ferramentas que precisam ser melhor trabalhadas pelos seus empregados e empregadores através da prudência e do cuidado de não abusar destas ferramentas de comunicação como também de trabalho.
Como todos nós sabemos estamos vivendo num Estado Democrático de direito em que os nossos direitos são preservados como também os nossos deveres que devem ser pontuados. A Constituição da República Federativa do Brasil nos resguarda isto, mas faz-se necessário que cada um de nós em particular tenhamos a prudência, o cuidado no que falamos, para quem e como estamos nos comunicando.
As redes sociais propiciam aos empresários, aos colaboradores dentro é claro de uma boa utilização destas ferramentas como estratégia ampla de comunicação, entender as tendência do mercado, as novidades que este mercado competidor traz, como também a troca de informações e inovações .
As empresas precisam se reatualizar e perceber a grandeza das redes sociais como um dos mecanismo práticos de informação e visão da celeridade do mercado e suas novidades em tempo rápido, objetivo e prático. O que as empresas precisam hoje é de praticidade, de objetividade, de foco, de ética e de celeridade. É estar aberta ao que o mercado apresenta, ter a consciência de que o diálogo com os seus colaboradores sobre a prudência da utilização destas ferramentas é de fundamental importância para uma melhor produtividade.
Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, graduado em Direito, pós-graduado em Gestão Escolar, graduado em Filosofia, radialista de AM e FM e escritor.
Autor de onze livros nas áreas de autoajuda, filosofia, sociologia, Direito e educação.
Quero começar esse comentário reforçando que não existe empresa competitiva desatualizada. Em pleno século XXI, a era digital, faz-se necessário que se acompanhe e procure usar tudo que tem de mais novo em termo de tecnologia, isso vai ajudar muito em todos os setores de uma empresa, principalmente no marketing e na logística. As redes sociais é uma ferramenta muito importante, se usada de maneira correta, muitos não sabem usar e acabam expondo toda sua vida, correndo um sério risco de serem vítimas de Racks, outra situação que gosto de mencionar é que tudo que você coloca nas redes sociais pode ser bom pra sua imagem mais também pode ser muito ruim, as empresas hoje observam o perfil nas redes sociais para verificar se o que comunicamos na entrevista é coerente com o que está no mesmo, portanto temos que ter cuidado com o que postamos. Uma polémica que hoje é muito comum referente ao assunto é que muitas pessoas acabam perdendo o abito de dialogar pessoalmente, de ter o contato físico com outras pessoas pelo fato de estarem muito ligados a comunicação virtual, até mesmo pela capacidade de se comunicar com o mundo todo através das redes sociais, ao meu ver, tudo que fazemos tem que ter um equilíbrio, não podemos ignorar e nem fazer uso exagerado desse meio de comunicação, pois nada melhor que um aperto de mãos entre amigos, desejar bom dia pessoalmente ter um contato físico com quem gostamos, isso é impagável, também não podemos deixar de usar ferramentas tecnológicas ao nosso favor para um bom marketing pessoal, para comunicação rápida e eficiente, para agilidade nos processos de uma empresa, para o aprendizado, para estar atualizado e muitos outros benefícios, então saber utilizar de forma equilibrada não só esses meios de comunicação mais tudo que nos é disponibilizados pela tecnologia, ajudará a todos nós a não perder o controle diante de situações a que muitos se colocam com o surgimento dessas tecnologias. O texto acima abordou uma polémica muito interessante das redes sociais que os funcionários utilizam dentro da empresa e que na minha concepção ocorre no horário de trabalho, e diz mais que a empresa tem que dialogar com o colaborador para manter a harmonia respeito e a dignidade do empregado, concordo porém o diálogo de conscientização é necessário que ocorra antes do colaborador dar início a sua atividade assim a empresa não tem sua produtividade afetada. A empresa que trabalha com prevenção está trabalhando de forma eficaz, diminuindo o risco de perdas e de obter eventuais problemas e muita, muita dor de cabeça.
Irliano Félix de Oliveira Curso: Técnico Administrativo
Obrigado por sua participação, excelente comentário. Parabéns.
Antes de deixar aqui o meu comentário eu dizer que estes artigos estão ótimos e que nos faz expor o nosso ponto de vista sobre os assuntos aqui abordados,muito bom. Bem ,hoje às sociais estão presentes em todo lugar e nas empresas não é diferente e para uma empresa que busca crescer mais e mais e que quer ser reconhecida em vários lugares não pode nem pensar em ficar fora dessa nova onda que ai está ,a onda da tecnologia ,das redes sociais que literalmente envadiu tudo e trouxe com ela a necessidade de as empresas se atualizarem pois num mercado tão competitivo com é o mercado de produtos,quem vacilar vai ficar pra trás e perder mercado . porém ,um ponto negativo que vejo com todo esse aparato tecnologia que ai está, às pessoas estão fazendo mau uso dessa ferramentas o que leva muitas vezes o bloqueio de acesso às redes sociais o que acho uma pena pois em mundo onde tudo muda em fração de segundo ,quem não acompanha fica perdido. É preciso que gestores e colaboradores cheguem ao um consenso de qual é o verdadeiro sentido dessas ferramentas dentro da organização. Bem,eu sou Antônio de Souza aluno do curso técnico em administração e essa é minha visão sobre a questão das redes sociais dentro do mundo empresarial.
No século em que vivemos as tecnologias está em tudo que vemos é fazemos tudo hoje está conectado e as empresas sabem disso e busca sem a tecnologia para aprimorar suas atividades econômicas e sociais, tecnologia e uma grande ferramentas que hoje faz pequenas empresas virar grande empresas de sucesso.José renato cursando técnico em administração no grau técnico bezerra de menezes
Estamos vivenciando momento de novidade e mais novidade na área digital, porém de riscos, riscos estes que não somente nós estamos a mercê deles, mas as empresas de grande e pequenos porte estão sendo vítimas. Nós como pessoa por muitas vezes não saber nos controlar e expor nossa vida pessoal nas redes sociais e com isto acarretar sérios problemas pessoais e no trabalho. Já as empresas por correr o risco de ter seus documentos e projetos raqueados por outras empresas concorrentes, sem falar de um dos mínimos citados acima que é a de ter dificuldade com a colaboração de colaboradores da mesma por conta de usar redes sociais em momento de trabalho, porque por mais que haja diálogos entre empregador e empregado,sempre vai ter aquele do contra de equipe que vai sempre ser do contra. Sendo assim a empresa deverá ter um jogo de cintura bastante elevado pra agir com tais empregados para assim tornar o útil à também agradável.
Geiciane da silva ( Cursando Técnico em Administração ) ( Grau Técnico Bezerra de Menezes ). A importância desse tipo de ferramenta na vida de profissionais de hoje é enorme em diferentes aspectos e, ao mesmo tempo que é possível alcançar postos mais altos por meio da exposição correta. Também pode ocorrer riscos negativos das imagens para a empresa por fazerem publicações inapropriadas. As redes sociais hoje é o meio mais rápido de divulgação e notícias. E cada dia melhora mais.
Bom primeiramente gostei muito do texto.As redes sociais dentro das empresas e um assunto bem discultido em relacão ao uso do celular pelos seus colaboradores no decorrer das suas atividades,na minha opiniao eu nao concordo com uso de celular no local de trabalho a nao ser por um motivo pessoal,porque gera um constrangimento com a propria empresa,ate porque hoje com o grande desenvolvimiento das tecnología,tanto as pessoas como as empresas precisam dessas tecnologias e esta cada vez mais atualizadas.Hoje cada vez mais as empresas precisam dessas tecnología pela rapidez,a qualidade, e agilidade na sua produção.
Obrigado pela contribuição, Jessica!
Ao longo do tempo a Internet vem sendo um grande aliado no mercado de trabalho, mais também vem causando um problema por conta de pessoas irresponsáveis que não sabem diferenciar as ocasiões.
O bom uso das redes sociais tem um grande poder de fazer qualquer empresa crescer e até mesmo sair da crise as grandes e pequenas empresas vem utilizando muito as redes sociais como seu maior processo do marketing.
As redes sociais é uma ferramenta muito importante se usada corretamente, algumas pessoas revelam de mais sobre sua vida e isso pode até se gerar um problema.
Hoje em dias as redes sociais vem ajudando as empresas até mesmo na contratação de um funcionário,pois ao ver como se é fora do ambiente de trabalho é que se julga como sua o mesmo no trabalho, seu comportamento. Por isso devemos tomar bastante cuidado com o que se posta nas redes sociais, é a sua imagem que está a amostra para ser julgado.
Silvana Menezes grau técnico fortaleza
Obrigado pela contribuição, Silvana!
Como artigo deixou bem claro vivemos a geração Y, sua tecnologia chegou de forma avassaladora que fez com que as empresas se adaptarem com essa evolução.Como se diz na frase que “O marketing é alma do negócio” as empresas investiram pesado nas rede sociais pra atrair novos clientes e vender seus produtos pra todos os lugares possíveis. Mas como diz no artigo são redes sociais que tem em mente em socializar as pessoas, porém esse acesso está muito exagerado na forma laboral, deixem de realizar seus serviços pra ficar mexendo no celular algumas empresas permitem o uso dos celulares para casos urgentes, mas infelizmente isso mudou porque muitos usuários usam pra insultar as pessoas ou seus locais de trabalho. Diante dessa situação as empresas tomaram uma atitude que na minha visão é certa, é olhar as redes sociais dos seus contratados, e nós que usamos é saber utilizar com sabedoria o que postamos até porque isso pode voltar contra nós.
Boa, Felipe. As redes sociais são um recurso fantástico, mas tristemente utilizado mais para a futilidade do que para aplicações úteis que favorecem o conhecimento.
Hoje em dia uma empresa que não procura estar envolvida com as redes sociais ou em qualquer outro tipo de plataforma virtual, perde muito no mercado, o consumidor atual está em busca dos serviços e informações o mais rápido possível, investir no marketing digital de uma empresa é abrir novas possibilidades e grandes ganhos.
Estudante téc.em administração, Grau Técnico.
Atualmente estamos vivendo uma era em que a tecnologia é aliada e faz parte de praticamente tudo no nosso cotidiano, servindo para otimizar e facilitando tempo de trabalho, auxiliando na comunicação comunicação essa que é instantânea basta um click e a noticia já tem se espalhado em questão de segundos. Como também toda essa interação tem lá o seus pontos negativos né, nem todas as pessoas usam as mídias sociais para o bem prejudicando as varias outras pessoas e ate a si mesmo. O que tenho a dizer é que na minha opinião as mídias socias podem ser ferramentas essenciais dentro das empresas e podem auxiliar bastante como forma de propagar a divulgação e o marketing da empresa. O que não significa que o seu uso deverá ser livre entre os colaboradores, pelo contrario deve ser utilizado de forma moderada para não atrapalhar a execução a atividade exercida pelo colaborador.É tudo questão de dialogo e bom senso.
Gabrieli Teixeira Freitas – Cursando Tecnico em Administração – Grau Tecnico – Bezerra de Menezes – Fortaleza/CE