Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » Por que você precisa de um mestre?

Por que você precisa de um mestre?

Os maiores atletas, líderes e profissionais tiveram ou têm pelo menos um mestre. E você? Por que você precisa de um mestre?

Faça ou não faça. Não existe tentar. – Mestre Yoda

Na cultura pop temos uma porção de mestres e mentores que mostram o caminho para o herói ou heroína e ensinam novos truques para que eles possam superar os obstáculos e vencer os antagonistas.

Você deve conhecer a Jornada do herói, de Joseph Campbell, método que capta a essência de vários mitos antigos e serve de guia para escritores e contadores de história. Neste método existe a figura do mentor que fornece as armas e conhecimento para que o herói conclua sua missão.

Mas e na sua vida corriqueira longe dos orcs e das batalhas galácticas, quem é o seu mestre e mentor?

Quem é que você acompanha e segue?

A importância de você ter um mestre ou mentor é a de você obter um direcionamento e contar com uma referência. O mentor que você elege, ou que elege você, é aquele que vai apontar caminhos e soluções para que você supere seus obstáculos.

Um cara que eu sigo e acredito que você também poderia seguir é o Ricardo Jordão Magalhães, da BizRevolution. Desde meados de 2009 eu acompanho tudo o que ele escreve sobre vendas e marketing e tenho aprendido muito com ele.

Jordão aplicando o treinamento “O Vendedor Rainmaker”

Esse cara desenvolve um trabalho forte acerca do empreendedorismo como ferramenta para a mudança do nosso país, o mesmo pensamento que eu tenho. O empreendedorismo é o que vai salvar os brasileiros de seus algozes dos escritórios e vai melhorar o mundo, começando por nós mesmos.

Um destes projeto é o Epicentro, um evento 100% nacional que propõe que os empreendedores abram suas cabeças para o novo e saiam dos pensamentos engessados que vemos nas capinhas de revistas de gestão.

LEIA:  QUAIS SÃO AS SUAS METAS? - Carreira sem segredo #2

Você não pode deixar um médico dar palpite sobre como consertar o seu carro, nem um CEO que herdou uma fortuna e gerencia uma empresa bilionária dê conselhos sobre o que funciona na sua micro empresa que luta pra fechar o dia no azul.

Faz sentido?

Eleja mestres e mentores que tem a ver com o que você procura, mas ao mesmo tempo que tenham ideias diferentes das suas. Não é possível crescer só fazendo as mesmas coisas e ouvindo as mesmas histórias.

Somos a média das cinco pessoas com quem mais passamos tempo. Portanto escolha seus mentores com cuidado. Gente que pode ajudar você e dar bons insights, que tenham conteúdo para agregar e não visem só o seu dinheiro.

Quantos pseudo gurus você já viu que vivem para vender seus cursos, livros e fazer anúncios? Fuja daqueles que não agregam em nada e só querem ajudar você em troca de muito dinheiro.

E ao mesmo tempo em que você escuta seu mestre, seja também um mestre para aqueles que possam aprender com você. Todos são potenciais mestres, pois cada um já passou por seus apertos e obstáculos.

Quantas pessoas será que você pode ajudar ainda nesta semana?

Encontre os mestres e mentores que fazem sentido pra você e crie conteúdo para apoiar aqueles que podem colher frutos de você.

Como diz o Jordão, nós estamos na Era da generosidade. O que você está fazendo para ajudar antes de procurar ajuda?

Me diz no e-mail e nos comentários quem são os seus mestres e quem são seus “discípulos”. Quero saber!

Sucesso é a única possibilidade!

PS:

A foto ficou péssima, mas o encontro foi animal!
LEIA:  7 passos para ser um líder sagaz, como James Bond

 

  • Conteúdo recente
Founder Lidero

Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.

Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.

Vamos somar juntos

21 comentários em “Por que você precisa de um mestre?”

  1. Há alguns dias descobri a diferença entre professor e mestre: é que aquele possui alunos e este seguidores. A passagem de um mestre em sua vida jamais passará despercebida, pois o mestre te orienta, te motiva, enfim te transforma em um ser melhor. Há mestres na área da educação, na área profissional e principalmente na área espiritual onde nesta só considero um: Jesus Cristo, que transformou os tempos em antes e depois de sua existência e pra sempre será o grande mestre de todos os tempos!

  2. Recentemente precisei da ajuda de uma pessoa, que eu particularmente, admirava bastante, no entanto, ela me surpreendeu com uma atitude muito negativa! Você querer seguir alguém, na ilusão de que essa pessoa poderá te orientar sempre positivamente, é uma utopia. Mestre mesmo só Jesus!!! Amizades que você acha que valem apena, não relutarão um só segundo em te deixar pra traz, se o seu projeto for correlativo com o dele! Então nobre colunista, eu ainda não encontrei alguém para chamar de mestre! E na era da generosidade, vamos sim, sempre ajudar alguém, mas sem esperar nada em troca.

    Nayana Fernandes
    MBA em Gestão de Pessoas
    UVA- Canindé

    1. Natália,

      As vezes nos decepcionamos com as atitudes de muitas pessoas, mas o ser humano é passível de falhas. Buscamos referências nas pessoas devido a compactuarmos com pensamentos similares a elas, além de suas orientações que recebemos sejam através de livros, artigos ou diferentes meios de comunicação, o que posso dizer é que sempre devemos ter os pés no chão sabe, talvez a pessoa no qual solicitou ajuda não estava num bom momento. Não quer dizer que ela seja ruim, claro que há o fato de termos problemas não significa tratar as outras pessoas mal, mas não leve a atitude desta pessoa para sua vida.

  3. É muito importante termos em nossa vida alguém em que possamos nos espelhar.Mestre quer dizer aquele que te orienta para o sucesso seja na vida profissional como pessoal, é aquele que você olha e diz,um dia quero ser como você, é aquele que repassa seu instrumento de trabalho que é seu “saber”, desejando que seu aprendiz o obtenha o melhor resultado,a absorvição interior.

  4. É de fundamental importância termos um alguém que possamos chamar de mestre, aquela pessoa que admiramos e nos espelhamos em seus ensinamentos. E sempre estamos em busca de evoluir.
    Eu tenha meu mestre e um dia quero para minha vida ser um alguém assim como ele é na minha vida.

  5. Um mestre e aquele que te motiva a chegar a um lugar que para você era impossível, é aquele que te agrada, que te ensina conforme seus aprendizados, que te acrescenta algo positivo. Ter uma pessoa de sua confiança na qual para você, ela irá servir como um espelho é algo extraordinário. Atualmente o mundo vem se tornando cada vez mais individualista, por esses motivos e outros, temos que ter consciência e cautela em escolher nossos mestres. Mas sempre lembrando que o único mestre que está sempre conosco, seja momentos difíceis ou não, é Jesus.

    Jean Calos Sousa Rocha
    MBA em Gestão de Pessoas
    UVA – Canindé

  6. Sidney Dias Barroso

    Temos vários mestres durante a nossa vida, os que vão te guiar na vida pessoal e profissional ou espiritual, o que é mais importante é você saber ao certo qual mestre seguir para poder obter o melhor resultado. E muito importante também é saber que um mestre te guia, te mostra o caminho ou fornece a ferramenta, o verdadeiro passo para o sucesso esta com você o tempo todo e caso venha a degringolar no percurso tenha em mente que isso faz parte do processo de construção do ser em sua totalidade…

    Sidney Dias Barroso
    MBA em Gestão de Pessoas
    UVA- Canindé

  7. Erilson,
    MBA gestão de pessoas IDECC-UVA – Canindé-Ce

    Ótimo texto! Recentemente estive em um treinamento e o orientador pediu que eu fizesse um cartaz com as pessoas ou personalidades que são modelos de vida para mim, e é bem difícil de fazer no princípio, pois vários nomes vêm à cabeça, mas meu resultado foi este:

    Modelo de Líder: Jesus (Transformou 12 homens em seguidores e eles continuaram seu trabalho e os resultados são gerados até os dias atuais).
    Modelo de Determinação: Ayrton Senna (Seu carro por muitas vezes quebrou e mesmo assim ele conseguia vencer com a sua vontade).
    Modelo de Paciência: Nelson Mandela (preso durante 27 anos por defender seu ideal contra o racismo e se tornou a principal figura na luta para derrubar o Apartheid. Mandela continuou estudando, mesmo preso, e publicou vários livros).
    Modelo de Foco: Usain Bolt (tricampeão olímpico dos 100, 200 e 4×100 – Bolt passa de uma figura relaxada e brincalhona para a de um super campeão segundos antes da prova).

    Sempre que preciso de qualquer uma dessas características eu me lembro do personagem e recebo sua “ajuda”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.