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Os 11 indicadores de desempenho mais importantes para adotar na sua empresa

Indicadores de desempenho são ferramentas estratégicas muito úteis para medir os resultados da sua empresa. Mas quais deles você usa na prática?

Se você gerencia uma empresa ou equipe possivelmente já leu sobre os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators). Apesar da utilidade inquestionável dos indicadores, os pequenos negócios tem grande dificuldade para coletar as métricas, alinhar os indicadores e programar metas.

A grosso modo, um indicador de performance ajuda você a entender como a empresa ou os departamentos estão se saindo. É como uma bússola que ajuda a dar uma direção mostrando o que está funcionando e o que está dando errado.

Um bom indicador de desempenho deve ser:

  • Conciso e quantificável.
  • Compreendido e propagado para as pessoas e departamentos envolvidos.
  • Afetado diretamente pelo trabalho das pessoas envolvidas.
  • Usado como referencial para o atingimento das metas.

Uma vez que o empresário consegue se organizar e coletar todos os dados, ele terá em mãos números valiosos para entender os resultados e combater a concorrência.

Com o grande número de indicadores de desempenho que existem, um problema comum é o gestor querer contabilizar tudo, utilizar todos os indicadores ao mesmo tempo e acabar não conseguindo mais acompanhar todas as métricas.

No final tudo volta ao descontrole habitual.

O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.

Melhor do que não ter nenhum controle é ter algum controle, então implante os indicadores gradativamente na empresa para observar a resposta dos números e o trabalho que você tem para coletá-los. Além dos processos novos necessários para a análise dos indicadores.

Os indicadores de desempenho principais que você precisa ter no seu painel gerencial são:

Finanças e Recursos

Faturamento real (R$) x Faturamento planejado (R$)

Antes de qualquer outro indicador, o mais importante é o cruzamento do faturamento planejado com o faturamento real.

Há empresas que nem sabem quanto estão faturando de verdade. Este indicador demonstra não só a realidade, mas a relação entre os números esperados e os números reais.

Fórmula: faturamento real – faturamento planejado

Volume de lucro (R$)

É um indicador bem autoexplicativo e seu sucesso é a finalidade de toda empresa. Na prática a maioria dos empreendedores não tem muita ideia do lucratividade dos negócios.

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Este indicador é obtido com a ajuda das métricas financeiras como: volume de vendas, contas à receber e total de despesas.

Taxa de lucratividade (%)

Depois que você já tem o lucro em moeda, basta compará-lo com o faturamento para chegar ao índice de lucratividade do negócio.

Volume de gastos (R$)

Mede diretamente a saída de dinheiro da empresa.

Obtido com ajuda das métricas: custos fixos, custos variáveis e despesas.

Taxa de inadimplência (%)

Mesmo com as vendas efetuadas, alguns clientes acabam não honrando os pagamentos por motivos diversos.

É importante observar esse indicador muito de perto, pois empresas acabam deixando pequenas fortunas esquecidas nas pilhas dos inadimplentes.

E quando se fala em inadimplência, quanto mais tempo você demora para cobrar, menor a chance de receber.

Marketing e Vendas

Custo de aquisição de cliente (R$)

O elemento de Marketing e Vendas tem como um dos mais importantes indicadores, o custo de aquisição de cliente. Você pode segmentar esse indicador por campanhas diferentes e terá resultados bem interessantes.

Este indicador pode ser analisado com a ajuda da soma de todos os gastos em marketing e vendas e a quantidade de novos clientes.

Novos visitantes (%)

Refere-se aos novos visitantes no site ou e-commerce. Com a força do marketing digital, sua empresa certamente quer que mais pessoas acessem e naveguem pelo seu site.

Este indicador pode ser obtido com a ajuda da métrica total de visitantes acompanhada período a período.

Taxa de rejeição (%)

Quando se refere aos acessos no site, uma rejeição é contabilizada quando o visitante vai parar em uma página do seu site, mas não opta por clicar para acessar nenhuma outra. Ele fica na primeira página em que caiu, termina o que foi fazer e vai embora.

Blogs, geração de conteúdo e os sites bem estruturados tem peso importante para fazer com o que os visitantes queiram acessar mais e mais o site da sua empresa. A consequência é o aumento nas vendas.

Taxa de abertura de e-mails (%)

Uma das armas do marketing digital é o envio de e-mails com conteúdo, campanhas publicitárias e simplesmente para relacionamento.

Para entender o que está funcionando é preciso medir a quantidade de aberturas de cada campanha de e-mail. Com essa informação, você pode conduzir mudanças na comunicação e se adaptar ao público com quem você se comunica.

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Taxa de cliques (%)

Este indicador anda lado a lado com o indicador anterior. No funil de conversão da comunicação via e-mail, o passo seguinte à abertura dos e-mails é clicar nos links do corpo da mensagem.

Esta é a maior medida de engajamento e tão almejada nas campanhas de marketing digital.

Estratégia e Planejamento

Taxa de projetos entregues no prazo (%)

Estabelecendo a gestão do negócio com a ajuda de projetos, é muito mais fácil para destacar os responsáveis, atrelar prazos, medir os resultados e acompanhar as dificuldades.

A taxa de projetos entregues dentro do prazo demonstra justamente o sucesso na entrega destes projetos. Um índice baixo pode indicar problemas estruturais importantes na condução dos processos, na equipe, na motivação, entre outros fatores.

Conclusão

Os indicadores de desempenho são ferramentas muito discutidas e bastante valorizadas pelos empreendedores de pequenas e médias empresas.

A dificuldade para coletar os dados que alimentarão as métricas pode ser sanada com a ajuda de sistemas de gestão, como ERPs, CRMs, gerenciadores de campanhas de email, entre outras.

A forma de coletar os dados é importante, mas o que é vital mesmo é você adotar os indicadores de desempenho dentro da sua empresa e gerenciar seu negócio com muito mais inteligência.

O sucesso é a única possibilidade!

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Founder Lidero

Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.

Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.

Vamos somar juntos

5 comentários em “Os 11 indicadores de desempenho mais importantes para adotar na sua empresa”

  1. francinete viana da silva

    Todo empreendedor tem que fazer todo o levantamento de gastos da sua empresa pra saber se tá tendo lucro ou não.toda empresa sabe o que entrar e o que sair, tudo isso tem que ter conhecimento dentro da empresa que você Administrar.Pra poder agir onde precisar e ter um bom planejamento e organizar as coisas da empresa.Pra poder estar a lado a lado da empresa para oferecer exatamente aquilo que sua empresa precisa para crescer. francinete viana da silva.Universidade Estadual do Vale Acaraú- UVA. Administração de Empresa.

  2. como os indicadores já dizem; eles buscam medir o desempenho e sucesso da sua empresa tanto nos lucros como no sucesso, ajudam também nas tomadas de decisões da sua empresa, auxiliando a melhorar nas estratégias,e ate mesmo na qualidade dos produtos oferecidos permitindo que seus objetivos sejam alcançados e que você tenha uma visão de tem que ser melhorado.
    Nayana Da Rocha Sales- Universidade Estadual Vale Do Acaraú
    Turma: Bacharelado Em Administração De Empresas

  3. Maria Josivânia Sampaio de Abreu, Cursando Bacharelado em Administração de Empresas na Universidade Vale do Acaraú.
    O avanço nas relações de trabalho, de consumo, de produção, de criação de
    valor e também nos modelos de gestão acompanharam a velocidade das mudanças
    no ambiente onde a empresa está situada, bem como a evolução tecnológica e,
    porque não dizer, do próprio mercado. Essa mudança no ambiente empresarial provocou também a necessidade de
    alterar as formas de avaliação de desempenho de uma empresa, principalmente
    daquelas que pretendem seguir as boas práticas de governança corporativa.

  4. keile ferreira irineu

    O empreendedor tem que se planejar para saber o que entra e sai da sua empresa. Tem que ter organização do lucro e dosp gastos obtidos. Deve estar sempre atento e não deixar somente a responsabilidade nas mãos dos funcionários, o empreendedor tem q estar a frente de tudo e medir o desempenho da empresa.
    Keile Ferreira Irineu
    Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
    Bacharelado em Administração de empresas.

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