Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. – Cora Coralina
O filósofo Francis Bacon diz que a dúvida é a escola da verdade. O professor é aquele que estimula o aluno a pensar, a construir o seu pensamento de criticidade. O professor é o profissional que tem uma responsabilidade bastante especial diante da formação dos futuros profissionais que entraram no mercado.
O grande filósofo Alemão Immanuel Kant diz que o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Muitas das ações do ser humano são frutos do seu aprendizado, portanto o reflexo da sua conduta moral, da sua ética e do seu profissionalismo que tem como base a família (conhecimento informal) e a escola (conhecimento formal), fruto do que foi apreendido pelos pais como educadores principais e de seus professores que transmitem o conhecimento formal, o ensino propriamente dito.
O renomado discípulo de Platão o filósofo Aristóteles diz que a educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.Toda realização de um sonho tem o seu grau de dedicação e renúncia, de responsabilidade e compromisso. Pagamos um preço alto quando queremos atingir um objetivo diante da realização de um sonho e mais uma vez temos a presença do professor como mediador do conhecimento, um profissional que tem uma parcela importante de responsável da conquista daquele aluno e de sua realização.
A função do professor que entra como facilitador mais do que nunca não se limita a simplesmente passar o conhecimento, ele também tem a responsabilidade de estimular, de construir com os seus discentes o conhecimento e fazer com que estes descubram por si próprio as suas habilidades e competências.
Não tenhamos dúvidas de que a educação faz parte de um conjunto de elementos teorético apreendido ao longo da formação e da capacitação do aluno. Portanto teoria e estágio fazem parte do aprendizado.
A priori pressupõe que esta teoria seja colocada em prática e cada vez mais lapidada por quem executa. Para o educador Paulo Freire a educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática e que esta prática seja prazerosa, que a transmissão do conhecimento recebido ao longo dos anos de formação seja agora retransmitido com responsabilidade e ética.
O professor portanto é um profissional especial diante da realização do seu oficio.O respeito a sua profissão tem que ser repensado. Faz-se necessário que se levante a bandeira do salário digno deste profissional, do respeito dos seus alunos em sala de aula e fora dela como também dos núcleos educacionais de uma forma geral sejam estes estabelecimentos públicos ou privados precisam respeitar mais este profissional.
Oferecer condições dignas de trabalho ao professor como: salários compatível, planos e carreira, e sua dignidade é o mínimo que se pode fazer pelo professor. O zelo por este profissional tem que ser revisto por políticos, por cidadãos de uma forma geral, pelas famílias e diretores de uma forma geral.Um novo olhar tem que ser lançado diante do oficio do magistério. O professor tem sido massacrado pelos péssimos salários, pela falta de recursos para a realização do seu trabalho como também pela impotência diante da evasão e da violência que muitos dos seus alunos em especial jovens da classe menos favorecida.
Para aquele que é vocacionado ao magistério esta relação entre professor e aluno acaba se estreitando e ocorrendo com isto um cuidado especial e um carinho próprio daquele que cumpre com o oficio de amar e compartilhar o conhecimento.
Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, graduado em Direito, pós-graduado em Gestão Escolar, graduado em Filosofia, radialista de AM e FM e escritor.
Autor de onze livros nas áreas de autoajuda, filosofia, sociologia, Direito e educação.
Ótima reflexão nos traz seu texto. Além de pensarmos no papel do professor como alguém que contribui na formação humana e educacional de outros, faz-se necessário pensar ,também, no professor como trabalhador. E todo trabalhador tem seus direitos garantidos por Lei, conquistas que foram adquiridas por lutas sociais em outrora. Na verdade, a luta do professor é cotidiana.
Abraço.
Obrigado e parabéns pelo comentário também.
Grande professor, sem dúvida um dos melhores, que já me ensinou parabéns pelo seu trabalho.
Obrigado meu amigo, um forte abraço.
Muito bom parabéns professor Júlio pelo seu trabalho, professor uma importante profissão, para a sociedade, afinal todos os profissionais um dia já passaram por um professor.
valeu…
Parabéns Professor Júlio, você é um ótimo professor, tenho certeza que seu sucesso só está começando!
Sem sombras de dúvidas dentre todos os profissionais o que mais admiro e tenho grande estima é o professor, pois meus queridos professores contribuíram grandimente não somente em minha formação profissional mais também em minha formação ética e moral.
Este artigo relata com clareza o quão precioso e importante é o professor na formação de indivíduos com conhecimento livres para indagar e escolher o seu futuro, os seus caminhos. Professor é um herói!
Parabéns prof. Júlio! Um forte abraço!