A máxima inscrita no Templo de Apolo, na Grécia diz: “Conhece-te a ti mesmo.” Mas qual é o real valor de conhecer a si mesmo na carreira e no empreendedorismo?
Não há duas pessoas que sejam iguais no mundo. Existem tantas variações de culturas, valores, personalidades, competências e vocações que não se pode dizer que duas pessoas sejam exatamente iguais uma a outra.
Essas diferenças se refletem em você na maneira como você pensa, age, sente e faz.
O suíço Carl Gustav Jung foi psiquiatra, psicoterapeuta e grande estudioso do comportamento e das personalidades humanas. Seus trabalhos e legado influenciaram a criação de métodos para identificar propensões de comportamentos.
A análise de comportamento já é utilizada pelas empresas para compreender aspectos de personalidade mais fortes e fracos de um profissional. Essas ferramentas podem ser de grande valia como uma ferramenta a mais para encontrar profissionais mais ligados a uma função ou outra, mas não se deve utilizá-las como limitadores. A personalidade humana é muito maior e mais profunda do que uma ferramenta de análise pode qualificar.
No entanto, essas ferramentas podem auxiliar não só as empresas a escolherem profissionais mais relevantes, como os próprios profissionais podem se beneficiar de um relatório de análise de seu próprio perfil. Estas ferramentas geralmente são guardadas pelas empresas e recrutadores e eles não abrem os resultados nem para o profissional mapeado.
Mas quando você mesmo tem acesso às informações do seu tipo de personalidade, imagine as possibilidades que você poderá ter.
Conhecendo melhor o seu próprio perfil você poderá:
- Entender melhor suas forças e fraquezas;
- Compreender melhor aspectos da sua personalidade que você não compreendia ou não tinha acesso;
- Criar formas de intensificar suas forças na direção do que você quer;
- Ficar de olho nas suas fraquezas para se tornar um profissional, líder e empreendedor melhor;
- Entender melhor sua vocação profissional aliando-as com os cargos que você mais tem afinidade;
- Explorar suas competências de uma nova perspectiva e sair na frente dos seus competidores.
Uma dessas ferramentas que podem trazer essas informações sobre você é a Análise de Perfil Profissional AP2R, que analisa aspectos mais fortes da sua personalidade para apontar uma direção.
Todas as ferramentas que ajudam a compor o que você é, auxiliam também a mudar o que incomoda você ou o que atrapalha você. As ferramentas de análise de perfil não são máquinas rotuladoras que sintetizam toda a vida de uma pessoa e toda sua personalidade em uma caixinha. Mas elas ajudam a dar uma bela arrancada para demonstrar quem você é e o que atrapalha você de alcançar o melhor resultado.
Dentro de uma empresa, esse autoconhecimento é traduzido em:
- Melhores resultados;
- Mais promoções e avanço na carreira;
- Trabalho mais feliz e realizador;
- Sócios se conhecem melhor e a empresa tem os melhores perfis em cada área relacionada;
- O líder pode orientar melhor sua equipe;
- O empresário pode conhecer as forças de cada um de seus gerentes;
- Casais se complementam profissionalmente ao aderir ao empreendedorismo;
- Os melhores profissionais são contratados;
- Você compreende o que precisa melhorar.
Então, comece a descobrir o profissional que você é ou que você tem na sua equipe e utilize esse conhecimento para melhorar os resultados. Fica muito mais fácil quando você tem um ponto de partida.
> Acesse aqui para conhecer a Análise de Perfil Profissional AP2R
O sucesso é a única possibilidade!
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.
Edylania medeiros cursando tecnico de administração no centro de ensino grau tecnico fortaleza. Essse artigo traz as vantagens de que nos mesmo se conhecer aproveitamos bem a nossa vocação no cargos e na vida assim teremos a oportunidade de mostra dentro da empresa um trabalho mais feliz e tambem avança na carreira.
Gostei bastante e muito importante lê esse artigo.
Que bom que gostou, Edylania!
Parabéns pelo brilhantismo do teu artigo, muito bom. Precisamos refletir sobre a oportunidade de nos conhecermos mais só assim poderemos conhecer o nosso próximo e termos com isto melhor relação no ambiente de trabalho.
É verdade, Júlio. Quando alguém se conhece de verdade e descobre todo o poder que possui, ninguém segura essa pessoa.
A máxima citada no texto acima me fez lembrar o momento em que escolhi a formação em Gestão de Pessoas. Trabalhava como auxiliar de contabilidade, era estressada, não tinha tempo para cuidar de mim, muito menos para avaliar meu estilo de vida. Até que o setor de RH da empresa aplicou a Análise de Perfil Profissional para todos os colaboradores. Quando tive acesso às informações do meu tipo de personalidade, pontos fortes e fracos, percebi que aquela não era a minha vocação profissional. iniciei a faculdade em RH, pouco tempo depois comecei a fazer parte do RH da empresa e tudo começou a fazer sentido. A verdade é que, “Conhecer a si mesmo” é a arma secreta para se alcançar o melhor resultado, não só profissionalmente, mas também no sentido geral da vida.
Sherley Temple Chaves Falcão, Especialização em Gestão de Pessoas, UVA-IDECC, Canindé-CE.
Fantástico, Sherley!
Que bom que você conseguiu encontrar o seu caminho! Existem muitas pessoas que rodam e rodam, mas não fazem o que gostam de verdade. O resultado é ruim pra elas, pra empresa delas e para os clientes delas.
Todos deveriam se conhecer antes de qualquer coisa. E só depois decidir pra onde ir.
Esse artigo nos dá um choque de realidade, pois a rotina de trabalho muitas vezes estressante nos faz passar despercebidos dos nossos próprios valores, achando assim que desempenhar bem nosso papel como colaborador já o suficiente. Tais atitudes nos distancia de si próprio. É momento de refletir e se alto avaliar para conhecer nossas fraquezas e nossas fortalezas. Obrigado e parabéns pelo artigo.
Obrigado, Joyce! Quando a gente se conhece melhor, descobrimos possibilidades bem interessantes.
Conhecer bem a nós mesmos, é de fundamental importância no ramo profissional, pois esse conhecimento sobre nós próprios, nos permite ver além do que somos capazes, nos faz ir além do que sonhamos, porque é atraves do conhecimento do nosso próprio “Eu” que passamos a melhor conhecer o próximo….
É conhecendo à nós mesmos que aprendemos a nos superar todos os dias, pois desafio maior que vencer o próximo, é vencer a nossas próprias fraquezas.
Quando o artigo fala em “conhecer a se mesmo”, muitas vezes nos deparamos com um obstáculo a ser superado por nós mesmo, pois a falta de conhecimento próprio, muitas vezes encontramos dificuldades em fazer certas coisas, seja elas no nosso dia a dia ou até mesmo no trabalho, sem falar na interação com colegas de trabalho. Para que essa falta de conhecimento próprio não atrapalhe a vida profissional, é necessário fazer uma autoavaliação pessoal e principalmente profissional, pois nem sempre conseguimos mostrar todo o nosso potencial como profissional, muitas vezes por não termos conhecimentos de nossos pontos fortes e fracos. Sabendo dos fortes, poderemos usá-los ainda mais de forma correta. Já com os fracos poderemos assim entende-los para assim encontrarmos uma forma de eliminá-los. Além de podermos também melhorar o convívio com colegas de trabalho. Parabéns pelo artigo.
Obrigado, Francisco.
Realmente, cada um de nós tem milhares de competências e habilidades que muitos não se dão conta de todo esse potencial. E isso faz toda a diferença pra ter a vida que buscamos. Muitos procuram essa luz do lado de fora, quando ela está do lado de dentro.