Jay Conrad Levinson cunhou o termo Marketing de guerrilha e o seu conceito de marketing criativo a um baixo custo no livro “Guerrilla Marketing” lançado em 1983, que vendeu mais de 21 milhões de cópias e foi traduzido para 62 países.
Jay defendia a ideia de que como uma guerrilha se organiza e trabalha com poucos recursos, as pequenas empresas poderiam competir com as empresas maiores usando ideias criativas que não custassem muito dinheiro. Este ousado conceito definiu uma nova ramificação dentro do marketing gerando muitas outras obras, cursos universitários e empresas focadas em desenvolver projetos de marketing de guerrilha.
Junto a coautores Jay escreveu uma série de livros em sua maioria relacionados a ideia do marketing de guerrilha e suas aplicações. Surgiram títulos como: Guerrilla Business Secrets, Guerrilla Marketing Goes Green, Guerrilla Marketing for Job Hunters 3.0, Guerrilla Marketing for the New Millennium, entre outros.
Nascido em Detroit e criado em Chicago, Jay foi um notável executivo da publicidade atuando em campanhas como o Marlboro man, Tony the Tiger e para empresas como: Citicorp, Visa, Viacom, Chrysler Corporation, Honda, Rolling Stone, Montgomery Ward, Nissan, Mercedes, Volvo e Holiday Inn.
Ele deixa a família aos 80.
A Lidero é a escola de superpoderes, a startup criada para desenvolver talentos e formar mais pessoas potentes, empreendedores conscientes e líderes construtivos.
Um grande pensador do marketing!