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Monte uma guerrilha para vencer os grandes concorrentes

O mundo militar esculpiu o mapa como conhecemos à base do sangue e aço. Ainda assim ele nos traz táticas interessantes para aplicar os negócios. Uma delas é a guerrilha.

Certamente você já ouviu a história do pequeno guerreiro chamado Davi que venceu o implacável gigante Golias, até então imbatível em todos os combates.

É uma história do Antigo Testamento bíblico e Torá (Pentateuco), compêndios extremamente ricos em analogias, metáforas e ensinamentos ocultos que passam despercebido pelos incautos que os leem cegamente. Essa história demonstra a vitória daquele que era fraco perante o fonte e invencível.

Assim é no seu mercado. É bastante provável que você tenha muitos concorrentes maiores que parecem imbatíveis e repletos de recursos, enquanto sua empresa precisa rebolar para pagar as contas e ter algum lucro.

Parece uma vitória distante, certo?

Ao longo da história militar, soubemos de casos de batalhas entre grupos com grande disparidade de poder, como Davi e Golias, assim foram os espartanos contra os persas, os vietnamitas do sul contra os estadunidenses, chineses nas guerras civis dos antigos reinos da antiguidade até Mao Zedong, outro exemplo foi na tomada de Sierra Maestra em Cuba e mais recentemente no Oriente Médio, nos conflitos modernos.

O que todos os grupos menores tinham em comum para conseguir a vitória contra um inimigo aparentemente indestrutível?

Táticas de guerrilha.

O dicionário define guerrilha como:

guer·ri·lha
sf
1 Luta armada, feita por um movimento revolucionário, que combate um governo estabelecido por meio da mobilização político-militar da população campesina, geralmente atacando o inimigo com ações violentas e de surpresa.

Adaptando esta definição para a nossas trincheiras das pequenas empresas, conseguimos algo como:

Gestão de guerrilha

Ações de gestão tomadas por empresas geralmente de poucos recursos, com o propósito de ganhar resultados mais rapidamente atacando a competição com ações intensas e ágeis.

O movimento das guerrilhas demonstra que sua empresa pode ganhar mercado onde um concorrente forte atua, pode atrair mais clientes quando parece impossível e pode acelerar os negócios, quando a equipe está sem energia.

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Algumas táticas para utilizar na gestão de guerrilha da sua empresa:

  1. Promoção relâmpago.
  2. Campanha especial de vendas (mobilização interna dos vendedores).
  3. Plano de ataque em uma determinada região ou cliente.
  4. Controle inteligente dos recursos.
  5. Alianças estratégicas para um determinado objetivo.
  6. Rastrear a movimentação de um concorrente.
  7. Incentivo especial para inspirar a equipe.
  8. Projetar resultados.
  9. Levar o seu concorrente para onde você quer que ele esteja.
  10. Criar planos de ação para a próxima semana ou para o próximo mês.
  11. Utilizar bem a figura do líder como guia.
  12. Buscar pequenas vitórias, rápidas e fáceis.
  13. Cortar o que não está funcionando.
  14. Conhecer os pontos fortes e fracos de cada pessoa da equipe.
  15. Investir agressivamente contra um prospect.
  16. Rebater a movimentação dos concorrentes.

Concluindo

Muitos grupos menores vencem grandes exércitos utilizando a guerrilha como tática fundamental. Se as forças são tão dispares, será que a saída mais inteligente é correr com tudo contra o seu oponente maior, usando as táticas dele? Em campo aberto? Não é uma boa ideia.

Força de vontade ou fé sozinhas não garantem nada. É preciso usar a inteligência, criatividade e foco para pensar estrategicamente como uma guerrilha e fazer sua empresa se comportar como uma. Ganhando pouco a pouco, chamando atenção quando é importante e sabendo a hora de se esconder na selva.

Desoriente sua concorrência, avance lentamente e não pare.

A hora de ficar a sua bandeira vai chegar.

Sucesso e Soberania, Sempre.

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