Em tempos de competição acirrada, concorrentes com armas poderosas e o cliente muito bem informado, é bom ter boas ideias para o marketing da sua empresa.
Ter mais clientes garante a saúde financeira da empresa e o leitinho das crianças no final do dia.
Mas com tantas distrações no dia a dia, seu público-alvo tem dificuldade de se lembrar de você e da sua empresa se ambos não forem muito marcantes.
O que garante essa fixação na cabeça dos possíveis clientes, ou público-alvo, é o marketing.
E o marketing leva diretamente às vendas, tão importantes para a sobrevivência e crescimento das empresas.
Seja você um profissional freelancer, empreendedor de uma pequena empresa ou diretor de marketing de uma multinacional deve reconhecer a importância do marketing para o movimento dos negócios.
O marketing serve para criar a comunicação entre a sua empresa, ou seu perfil profissional freelancer aos possíveis clientes.
Vamos a algumas ideias inspiradoras para o marketing da sua empresa:
1. Escrever um blog
Blogs são ótimas fontes de conteúdo prático para seus possíveis clientes. A geração de conteúdo é hoje a forma mais inteligente de fazer marketing, porque serve também como uma pequena amostra da competência e capacidade da sua empresa.
2. Fazer pesquisas
Crie pesquisas e enquetes para seus prospects e clientes e encoraje-os a participar oferecendo brindes. Você pode usar os resultados para melhorar os serviços, entender o consumo dos seus clientes e capturar dados dos participantes.
3. Analise a marca
Será que a marca do seu negócio é sólida? Será que a marca transmite a mensagem que você gostaria de transmitir? É importante observar e entender o que a sua marca está transmitindo de verdade e se bate com aquilo que você gostaria de transmitir.
4. Escute os clientes
A maior fonte de informações sobre sua empresa vem justamente dos clientes, pois eles são os únicos componentes que já passaram por todos os processos dentro da empresa. Ouça o que eles dizem sobre a sua empresa e esteja disposto a fazer as mudanças necessárias para favorecer os futuros clientes.
5. Venda a sua imagem
Você como líder da empresa tem o dever de transmitir uma imagem positiva do negócio. Os sócios, empreendedores ou donos da empresa são os maiores evangelizadores da empresa e devem carregar sua mensagem aonde quer que vão.
6. Ceda um pouco
Antes de pensar em fechar a venda, preocupe-se em resolver o problema do possível cliente. Entregue parte do que você produz de graça. Apoie a comunidade e você será apoiado de volta.
7. Faça follow up dos seus leads
Nunca deixe de fazer follow up dos contatos que surgem. Estabeleça relacionamentos que vão culminar em vendas realizadas. Cada pessoa que você ou sua equipe conhece é um potencial cliente.
8. Busque influenciadores
Encontrar os influenciadores acerca do seu negócio pode ajudar os números da sua empresa através de um endosso ou campanha publicitária. As mídias sociais são ótimas fontes para localizar e se comunicar com esses influenciadores.
9. Seja publicado online
Portais de assuntos ligados ao seu negócio são ótimas mídias para divulgar artigos e publicações relevantes para a indústria. Além de ser mais uma forma de captação de clientes.
10. Vídeos. Vídeos.
Faça vídeos para apresentar sua empresa, divulgar depoimentos de clientes já atendidos e entrevistas com você e sua equipe. Coloque os vídeos no YouTube e no site da sua empresa.
11. Organize eventos
Organize eventos para fazer networking e conhecer pessoas novas.
12. Faça propaganda viva
Crie camisetas com estampas relacionadas a sua empresa e use-as em todos os lugares. Se tiver uma equipe, vista-os também. Dependendo do tipo de negócio, crie estampas criativas e divertidas, que vão potencializar o alcance e interesse das pessoas.
13. Apareça no jornal local
Envie um press release aos jornalistas locais sobre alguma interessante no seu mercado e como sua empresa está inovando.
14. Tenha uma newsletter
Publique regularmente para seus assinantes conteúdo interessante e que demonstrem como sua empresa é especial e fora da caixa. Nada de enviar SPAM para quem não pediu para estar na sua lista e nem enviar apenas propaganda sem conteúdo algum.
15. Ligações frias (cold call)
Se o seu mercado permite este tipo de abordagem, pode ser uma boa ideia colocar pessoas para ligar para os potenciais clientes para conhecer sua empresa e seus produtos e serviços.
16. Cartões de visita à mão
Carregue sempre seus cartões de visita, já que você nunca sabe quem pode encontrar pelo caminho. Certifique-se que o cartão carrega informações relevantes e tenha um design bonito e agradável.
17. Encontre um nicho
Descubra quais são os nichos de mercado onde mais vale a pena direcionar toda sua comunicação de marketing e esforços de venda. Isso vai economizar um bom dinheiro e potencializar o alcance da comunicação.
18. Crie mini produtos e serviços
Se estiver de acordo com o seu marketing, considere criar versões menores dos seus produtos e serviços a um preço mais baixo. Isso pode fazer com que os clientes novos conheçam seus produtos e serviços arriscando menos e tornem-se clientes de longa data.
19. Converse com os clientes
Tenha a liberdade de conversar abertamente com seus clientes e entender as razões que os levaram a optar pela sua empresa. É uma boa oportunidade também de melhorar seus serviços e produtos ouvindo o que os clientes tem a dizer sobre eles.
20. Use a dobradinha Facebook e Twitter
Essas são as duas maiores redes sociais e é lá que estão a maioria dos seus possíveis clientes. As redes sociais permitem que sua empresa se expresse mais livremente e projete a imagem da marca.
21. Colete depoimentos
Clientes felizes são excelentes para vender a imagem da sua empresa. Converse com os clientes perguntando sobre como os produtos e serviços resolveram seus problemas em texto ou vídeo. Apenas peça a permissão deles para publicar os depoimentos nas suas mídias.
22. Anuncie em blogs
Entenda os hábitos de consumo dos seus clientes e identifique onde eles gostam de passar mais tempo. Se eles gostam de blogs de um assunto específico, vale a pena anunciar seus produtos e serviços nestes canais que terão um custo baixíssimo perto de outras mídias e vai ter um alcance certeiro.
23. Sua assinatura de email não é só para o email
Faça da assinatura de email padrão da sua empresa mais do que um cartão de visitas com informações óbvias. Você pode usar aquele espaço para adicionar o slogan da empresa, alguma mensagem de marketing (como um convite para evento próximo) ou até um vídeo.
24. Patrocínios
Sua empresa não precisa desembolsar verbas para patrocinar o próximo Oscar, mas há uma série de eventos locais que podem ser ótimas vitrines para sua empresa, falando com o público alvo certo e não custando caro.
25. Promoções
Ofereça descontos por curtos períodos de tempo para atrair os clientes e desovar produtos encalhados. Não crie descontos fictícios, apenas fingindo baixar os preços porque os clientes conseguem perceber essa farsa e a imagem da sua empresa vai ficar duramente manchada graças a este comportamento desleal.
26. Escreva colunas para o jornal local
O jornal local pode estar procurando pessoas para escrever regularmente sobre o assunto que você domina. Se você vier a preencher esta lacuna vai se tornar uma referência no seu mercado.
27. Seja um porta-voz da indústria
Jornalistas estão sempre em busca de histórias interessantes e experts para comentar as matérias em que estão trabalhando. Fique em contato com os jornalistas e mídias para estar mais perto de se tornar uma destas fontes.
28. Fale, Palestre, Ensine
Fale aos quatro cantos sobre os assuntos relacionados à sua indústria e como auxiliar os possíveis clientes com os mesmos problemas. Isto vai favorecer a sua imagem pessoal e também a imagem do negócio.
Concluindo
Estas ideias meramente arranham a superfície e há muitas outras a serem descobertas e utilizadas pela sua empresa. O importante é entender que você deve começar a fortalecer seu marketing ainda hoje para conquistar mais clientes.
O sucesso é a única possibilidade!
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.