Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » As habilidades em finanças que todo empreendedor deveria ter

As habilidades em finanças que todo empreendedor deveria ter

Ter sucesso nos negócios é uma medida relativa. Como você mede o sucesso da sua empresa? Faturamento, lucro, quantidade de clientes, outra medida ou todas juntas?

O problema é que no meio do campo de batalha de gerenciar uma empresa todas essas métricas acabam se perdendo e não são utilizadas.

Nem toda empresa de pequeno e médio porte tem o privilégio de ter uma equipe no setor de finanças e as coisas acabam se atropelando. Graças ao fraco controle financeiro, o dinheiro escoa do caixa e ninguém entende direito o que está acontecendo.

1 – Separar as contas pessoais das empresariais

Dizer isso é chover no molhado, mas paradoxalmente este é o maio erro dos empreendedores quando se fala dos números da empresa. Por comodidade e um pouco de preguiça os empresários se acostumaram a usar o caixa da empresa para pagar suas contas, viajar no fim de semana ou mesmo tomar um sorvete. E o que era pra ser um caso esporádico vira rotina e os empresários não entendem como o rombo foi tão grande no fim do mês.

Então o melhor a fazer é aprender a controlar a retirada dos sócios da mesma forma que ocorre com os funcionários. Com data e valor fixados. E nada de usar o cartão corporativo pra fazer as compras de casa.

2 – Planejar as finanças

Eu sou um entusiasta do planejamento, acho que é uma prática que falta nas empresas de todo o país e é uma atitude que só traz benefícios. Aprenda a esquecer todos os problemas por alguns minutos e se concentre nos meses à frente para entender a situação atual da empresa e onde a empresa quer chegar. O planejamento não tem que ser chato e tão detalhista quanto você pensa.

LEIA:  Que tipo de líder você gostaria de ser?

Se você nunca fez o planejamento dos meses adiante, comece gradativamente até criar uma rotina bem definida. Enxergar os icebergs à sua frente vai ajudar e muito a sua empresa a prosperar. Controle principalmente os financiamentos, impostos e compra de matéria-prima.

3 – A arte de precificar seus produtos

Ao colocar preços nos seus produtos você deve levar uma série de fatores em questão como os custos fixos, custos variáveis, margem de lucro, o valor real entregue, posicionamento da marca, concorrência, nicho de mercado, público-alvo, etc. Não se esqueça também de medir a flexibilidade dos preços em períodos sazonais e promoções.

Preços adequados são fundamentais para trazer clientes e aumentar a margem de lucro. Sendo assim, considere uma atenção especial ao estipular os preços dos seus produtos e serviços.

  • Conteúdo recente
Founder Lidero

Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.

Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.

Vamos somar juntos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.