Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » Entrar em um negócio da família pode dar dor de cabeça?

Entrar em um negócio da família pode dar dor de cabeça?

“Minha mãe tem uma loja e a gerencia sozinha há pelo menos quinze anos. Agora ela quer passar o negócio para mim e para meus irmãos.

O negócio rende bem, mas tenho receio de trabalhar com meus irmãos. Dizem que trabalhar com a família é ter dor de cabeça. O que devemos fazer para que dê certo?”

A coisa mais natural em um negócio familiar é justamente passar o bastão para os descendentes.

O fundador deseja ver sua empresa dentro de sua linhagem, perpetuando sua visão desde quando ele concebeu aquele negócio. O problema que pode surgir é quando os descendentes não estão tão alinhados e interessados pelo negócio.

Antes de qualquer coisa, você precisa conversar com o advogado e contador da empresa para cuidar do trâmite legal de transição da empresa. Um novo contrato social será elaborado retratando você e seus irmãos como os novos proprietários.

No aspecto legal, o processo é esse. Já no aspecto administrativo, existem outras preocupações a serem tomadas.

É preciso definir qual será o papel de cada irmão na empresa. Quem faz o quê? Um cuida do marketing, outro das finanças, outro do atendimento e assim por diante. E o que fazer com a equipe que já está na empresa, será substituída? Vão trabalhar em conjunto?

Este é um momento muito importante para entender o que cada sócio novo espera da empresa e vai fazer por ela. Um deles pode querer manter sua propriedade, mas não trabalhar dentro da empresa.

Este não é motivo de discussão ou desentendimentos, só que precisa haver um entendimento claro de como será a divisão dos ganhos.

A regra mais simples é: Todos os sócios têm direito à divisão dos lucros, com regras decididas por eles e de acordo com o percentual de ações de cada um . O sócio que trabalha dentro da empresa, pode receber além dos lucros, um “salário” (pro labore) para compensar seu trabalho.

LEIA:  Promovi um bom vendedor. Deu tudo errado.

Nesta transição também é um bom momento para a criação de um novo Plano de negócios projetando esta nova fase da empresa.

Se a comunicação for boa, as regras claras e todos os papeis bem definidos não haverá espaço para problemas entre você e seus irmãos.

Boa sorte na sua empreitada!

O sucesso é a única possibilidade!

  • Conteúdo recente
Founder Lidero

Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.

Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.

Vamos somar juntos

1 comentário em “Entrar em um negócio da família pode dar dor de cabeça?”

  1. FRANCISCO DE ASSIS SABINO VIANA

    muito importante esse texto porque fala da relação entre pessoas da mesma familia que tem negocio onde muitos falam que não certo porque sempre vai ter um que vai querer mais do que o outro que ser mais dono, onde gera muitos conflitos entre filhos,pais onde na maioria das vezes o negocio da familia chega a falencia por nao te uma boa relaçAo dentro da empresa.

    FRANCISCO DE ASSIS SABINO VIANA
    CIDADE DE OCARA=CEARA
    CURSO DE RH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.