Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » Empreender agora vale a pena?

Empreender agora vale a pena?

O movimento do empreendedorismo continua firme, mas os percalços econômicos trazem à tona o questionamento: Será que empreender agora vale a pena?

Quando o país vai bem, a economia está no seu auge, muitas pessoas correm para investir em novas ideias e abrir empresas. A concorrência naturalmente aumenta, mas o período de bonança parece favorecer os negócios.

Por outro lado, quando a situação econômica é de insegurança, a taxa de desemprego dispara, empresas quebram e as filas de desempregados aumentam. No entanto, parece ser o momento propício para alguns novos empreendedores que se lançam corajosamente ao desafio de empreender e aproveitar o desânimo geral para consolidar suas ideias em novos negócios.

Nos dois aspectos há gente dedicada em busca de empreender pelo propósito e ganhar dinheiro como a consequência desse trabalho. E há os que pensam em esmiuçar uma oportunidade em busca de dinheiro rápido. Esse pensamento diz muito sobre os rumos que uma empresa vai tomar, como os funcionários serão tratados e os resultados que serão colhidos.

Se você tem dúvida, talvez seja o momento de pensar muito bem antes de seguir para a parte prática. Coloque os planos no papel antes de avançar. Converse com seu consultor, coach ou um mentor que possa dar sugestões sobre as suas ideias.

Seus planos empreendedores precisam levar em conta não só os aspectos internos, como os aspectos externos. Em especial os possíveis clientes, o mercado e a concorrência. Algumas boas ideias morreram porque vieram antes de seu tempo e as pessoas realmente não conseguiram entender e aproveitar todo o potencial destes produtos ou serviços. Essa armadilha da inovação pode destruir seu empreendimento, por melhor que seja a ideia.

LEIA:  8 pessoas acumulam metade da riqueza da humanidade. Que lições tirar?

Por outro lado, criar mais um empreendimento igual a tantos outros não é trazer nada de novo para o mundo. Ser só mais um no meio de tantos outros negócios leva sua empresa para uma posição perigosa onde seu único diferencial pode ser o preço. Essa é a armadilha do preço baixo, que vai minando a empresa lentamente e sugando recursos até que não sobre mais nada. Nem empresa.

Antes de decidir se chegou a hora de você empreender é preciso pensar muito bem na sua ideia, conversar com quem pode ajudar você (toda ajuda é bem-vinda nessa fase, mas cuidado com os palpiteiros) e organizar as coisas de modo prático para que seja simples de administrar.

Algumas empresas crescem e ajudam muitas pessoas nos piores períodos econômicos e outras tem mais resultados quando a economia está em alta. Portanto, não existe um mau momento para empreender, pois isso varia de acordo com o conceito do negócio. Cabe a você planejar e utilizar cada ponto para empreender a favor da sua empresa da melhor maneira possível.

O princípio da sincronicidade diz que nada acontece por acaso. Será que receber a carta de demissão não é o empurrão que faltava para você cultivar seu sonho antigo de empreender?

Apenas planeje e organize bem a sua empresa desde sempre.

O sucesso é a única possibilidade!

  • Conteúdo recente
Founder Lidero
Vamos somar juntos

11 comentários em “Empreender agora vale a pena?”

  1. francinete viana da silva

    Pra quem esta pensando em fazer empreendimento, no momento não está bom pra se fazer um investimento.faça uma descrição detalhada no mercado, porque a economia no Brasil no esta essas coisas toda.O Problema recorrente é a incapacidade de o empreendedor detalhar quando precisa de investimento e qual será o seu uso no mercado de trabalho. francinete viana da silva. Universidade Estadual do vale Acaraú-UVA.Aministração de Empresa.

  2. francinete viana da silva

    Pra quem esta pensando em fazer empreendimento, no momento não está bom pra se fazer um investimento.faça uma descrição detalhada no mercado, porque a economia no Brasil no esta essas coisas toda.O Problema recorrente é a incapacidade de o empreendedor detalhar quando precisa de investimento e qual será o seu uso no mercado de trabalho. francinete viana da silva. Universidade Estadual do vale Acaraú-UVA.Administração de Empresa.

  3. Maria Josivânia Sampaio de Abreu, Cursando Bacharelado em Administração de Empresas na Universidade vale do Acaraú.
    Atualmente, estamos vivendo numa crise bastante rigorosa, onde chega a ponto de não podermos atuar no nosso próprio negócio. Para empreender é preciso termos um bom salario para que haja economia, pois se formos empreender agora não teríamos sucesso no mercado e sim prejuízos.

      1. Essa pergunta é muito relativa.
        Se caso houver uma ótima oportunidade, evidente que não podemos desperdiça-la.

  4. Vale apena empreender agora, por mais que estamos em meio a uma crise, ainda da pra considerar a ideia de abrir um negocio, seguindo um plano de negocio bem detalhado, planejada e estartegico pois idependente da crise voce pode vim a falir se nao tiver em mente um bom plano que pode ser desde o plano A até o plano D, o que importa é continuar com o negocio e buscar inovar, buscar sempre esta com produtos de qualidade e nada melhor do que ultilizar os onzes indicadores para saber como estar indo a sua empresa no mercado.
    Nayana Da Rocha Sales- Universidade Estadual Vale Do Acaraú – UVA
    Turma:Bacharelado Em Administração De Empresas

  5. keile ferreira irineu

    Para quem está pensando em colocar seu próprio negócio, o momento não é ideal, pois o Brasil está passando por uma crise econômica. Para quem realmente está disposto a investir, o ideal é estudar o emprendimento, o local para construir o negócio, se informar se há concorrências e ter o capital necessário para colocar o negócio em prática, tudo isso se constrói se tiver u bom planejamento.
    Keile Ferreira Irineu
    Universidade Estadual do Vale do Acaraú- UVA
    Bacharelado em Administração de empresas

  6. Concordo plenamente com o colunista quando ele fala “que não há um mal momento para empreender”! Pois o bom empreendedor sempre vai saber tirar proveito da situação econômica do país, seja num momento de bonança ou no momento de crise como o que estamos vivendo agora. No momento de insegurança é onde se destacam os mais criativos!
    Joari Matos, administrador em formação, UVA

  7. Como já vimos, agora pode ser ou não um bom momento para se investir, isso vai depender do tipo de empresa e se ela tem um diferencial das concorrentes que não seja somente o preço. O indicado para o investidor é que seja feito uma pesquisa de mercado com o pulico que se deseja atingir. Vanessa Lima Soares, contadora, UVA.

  8. Aluna do 8º semestre do curso de Ciências Contábeis, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú

    Diante da atual instabilidade na economia do País e a crescente taxa de desemprego, muitos brasileiros estão procurando meios de ganhar seu próprio dinheiro. Com isso, o empreendedorismo tem aumentado. Mas, muitos desavisados que entram no mercado impulsionados apenas pela necessidade financeira, acabam por não fazer um bom negócio. Creio que empreender não tenha uma hora certa, desde que bem planejado, sabendo cada passo a seguir, evitando assim um negocio mal sucedido.

  9. Independente da economia, um negócio pode ser aberto, o cuidado deve ser tomado em não errar no seguimento da empresa nova. Existem ramos que não foram afetados pela economia nacional atual, basta pesquisar bem que tipo de empresa abrir.

    Victor Everton – Bacharel em Ciências Contábeis / UVA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.