A educação é a arma mais poderosa que pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela)
Discutir sobre educação é complexo e promissor ao mesmo tempo no que diz respeito a sua fertilidade de nós na condição de professores e educadores discorremos sobre este tema em especial no que cita aqui o texto sobre o conceito de “andragogia” e a “pedagogia” naturalmente no que se refere a sua etimologia e sua relevância para a Educação a Distância EAD na modernidade sobre esta nova forma de se vivenciar o conhecimento, sobre um novo olhar contemporânea, moderno de nova geração de um comportamento especial, a chamada nova geração digital, do conhecimento virtual, da celeridade da informação rápida, objetiva e célere.
A priori faz-se necessário discorrer fundamentando o que o texto nos apresenta que “ O termo andragogia, que de origem grega, é antigo e remonta da época de Platão (séc. IV a.C) que já fazia uso deste termo pela sua preocupação com a educação de adultos. Andro, significa adulto, e agein, é guiar ou conduzir”.. Portanto esta seara do pensar a educação faz parte de um legado de discussões e debates como o que cita o próprio texto na década de 1960 onde a andragogia ressurgiu como “a arte e a ciência de ajudar o adulto a aprender”. O aprendizado faz parte de uma construção de um ser em formação, de um indivíduo detentor de um conhecimento a priori inacabado. Com isto pode-se afirmar que a pedagogia na sua etimologia segundo o dicionário Aurélio significa s.f. Teoria da educação e da instrução; estudo dos ideais da educação segundo determinada concepção de vida, e dos processos e técnicas mais eficientes para realizá-los. A andragogia que na sua origem traduz no ensino e formação do aprendizado do conhecimento do indivíduo adulto a pedagogia tem em seu bojo algo maior de formação deste conhecimento não só no que diz respeito a apropriação do conhecimento mas também mergulha sobre um amplitude maior de um desenho de uma educação mais ampla de teoria, de princípios teóricos, de correntes majoritária e minoritárias de pensar a educação.
Com esta inovação tecnológica e interdisciplinaridade do conhecimento e com a celeridade da informação e formação diante da busca do conhecimento, a relação entre professor e aluno via on line tende a ser cada vez mais dinâmica, receptiva, produtiva e disciplinar, pois esta nova cultura que tende a ser expandir cada vez mais vem de certo modo facilitar a busca deste conhecimento.Com isto podemos dizer a relação do professor tutor, da formação de professores, alunos, da comunhão entre docentes e discentes não mais se limita ao tradicionalismo da sala de aula. Portanto muito mais rico e dinâmico, relação esta que também se presentifica no mundo digital, da informação virtual.
Somos educadores, formadores de opinião, temos a oportunidade de construir junto com os nossos alunos habilidade e competências. Descobrir talentos, estimular potenciais, como professores podemos influenciar as nossas crianças sobre a importância da leitura, do habito de ler, de adquirir este costume, explicar que a leitura transforma o ser humano, tornando cada vez mais um ser crítico, com discernimento, com foco, com sede do conhecimento, com visão de futuro, com reflexão de passado mais apurado e com a excelência de uma maturidade para o futuro.
Como se encontra a nossa educação, quais as dificuldade enfrentadas por professores, educadores, por gestores, pelo amantes da educação. A discussão teoria da educação na sua excelência é antiga, faz parte dos primórdios da civilização, o ser humano de alguma forma sempre esteve em busca de uma formação, de uma construção de valores, de uma tentativa de, através do seu conhecimento vivencia a beleza do ato de educar e ser educado.
Desde a filosofia antiga, a luz dos grandes pensadores da educação como os primeiros pedagogos, grandes filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles muito contribuíram para a educação e são naturalmente referencias desta nossa educação vigente até hoje. Educar é termos a oportunidade de trabalhar com os nossos alunos.
O professor está em constante processo de formação, de uma formação continuada, a nossa formação inicial é a nossa própria formação, a nossa titulação, seja ela graduação, pós graduação, etc. O professor está sempre estudando, pesquisando, está numa constante busca deste conhecimento, a formação continuada se dá através desta lapidação do conhecimento, do estudar, do não se acomodar, de prosseguir, seja num curso de mestrado, seja num curso de Doutora, não tenhamos dúvida que nós na condição de professores estamos numa ascensão funcional.
A informação tem sido cada vez mais célere, mais rápida, a interne tem sido uma ferramenta importante para o nosso conhecimento.
O professor é um espelho, é uma representação, é uma referência para o aluno. O professor precisa de um olhar especial para entender, perceber e compreender as habilidades de cada aluno, pois o professor trabalha com inclusão, com a dignidade de pessoa humana. Ser professor é uma mão dupla, de troca de conhecimentos, experiências, saberes em comum.
O professor é referencial, é bússola, é um educador contínuo, entende que sempre esta em busca do aprendizado, portanto não é detentor do conhecimento pleno e absoluto, está aprendendo sempre e sempre.
Educação traduz num mecanismo ideológico de parceria, de compartilhamento, é uma representação simbólica da extensão do bojo familiar, pois ser educador é dar continuidade a formação de valores, de princípios, de elementos básicos teorética e vivencia pratica como pilar de construção e de revolução, de transformação.
Educar é despertar através da sensibilidade a possibilidade de um novo olhar sobre o outro, entender e compreender que cada aluno é um ser especial, com a sua particularidade, com a sua beleza, grandeza, unicidade, individualidade, que traz uma bagagem, uma visão de mundo que é somente sua e que vai sendo redesenhada na mente de cada ser em formação.
Educar é construção, reconstrução, é dar a luz a uma nova ideia.Quando ensinamos nós aprendemos, pois estamos revisado a priori aquilo que estudamos e nos propomos a repassar para o outro este conhecimento apreendido. Como o conhecimento é dinâmico, inacabado, alunos inteligentes perguntam e questionam o que lhe foi apresentado e naturalmente o professor é convidado a um desafio especial de ser um instigador, um debatedor, repensar junto com os seus discentes o conhecimento constituído e juntos poderem construir num princípio amplo e dialético o conhecimento apresentado.
É possível pensar numa educação sem ter medo de amar, educar com amor, com destreza, com leveza, com zelo. Educação é transformação, é sentir de dentro do coração a vontade de compartilhar o que se aprendeu, é repassar o conhecimento.
Educar é transmitir, é trazer a essência do que foi apreendido cognitivamente e lançar através da voz, da fala, o eco do aprendizado, da beleza das letras, da mistura de palavras que juntas traduzem numa simetria ordenada da nosso discurso, do que se apresenta, do aprendizado por excelência, da mais fina e grata realização de ensinar, com amor e prazer pelo que se faz e pelo que se tem por fazer na condição de mediador, de professor, de educador, não esquecendo do valor do que se faz, do respeito, da dignidade, da credibilidade, do carinho, de ser solidário para com o outro, de ser paciente diante do repassar o conhecimento.
Amor pelo que se faz é algo maravilhoso, educar é sentir em nosso coração, é entender e perceber que aqueles que estão vocacionados para o magistério vivem o brilho da satisfação, da maravilha e realização de transmitir o conhecimento e de ter a oportunidade de contribuir para a formação de mais um ser em busca do aprendizado.
É importante que nós na condição de educadores tenhamos a consciência de que o valor do que fazemos cabe a nós mesmos, nós temos que expressar o nosso amor por aquilo que fazemos, pela profissão que exercemos, como cita Werneck:
Quem deve amar, em primeiro lugar , a sua profissão, é você mesmo. Nenhuma outra pessoa deveria prezar tanto a sua profissão quanto você. Se não der prioridade a ela, outros poderão esquece-la e você levará a pior como profissional . Não espere pelos outros, faça acontecer. (1998, p.13)
Pergunto a você na condição de educador, de mediador, de instrutor, de formador de consciência, você ama o que faz? Você se realiza pelo que faz? Ser professor te faz bem? Quais os desafios que você tem enfrentado, quantas vezes já pensou em desistir do teu oficio, você ama o que faz?
Como é gratificando para nós na condição de educadores termos na nossa trajetória de vida o crescimento intelectual de uma pessoa que tem a sede do conhecimento. É relevante saber que mais um ser humano ampliou a sua forma de contemplar o mundo, de compartilhar o mundo de uma forma especial, a partir deste momento da apropriação do conhecimento ele passa a ter uma visão critica da vida, da sua vida, das pessoas que o cercam do mundo que o constitui.
Educar com amor, com leveza, com beleza, com a grandeza de um pássaro que quer voar, voar, sair do seu ninho e explorar diante da sua liberdade uma nova forma de viver e contemplar a sua existência através de uma visão crítica, construtiva, inovadora.
Werneck, Hamilton, COMO VENCER NA VIDA SENDO PROFESSOR depende de você!, Petrópolis, RJ: 6 ed. Editora Vozes, 1998
Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, graduado em Direito, pós-graduado em Gestão Escolar, graduado em Filosofia, radialista de AM e FM e escritor.
Autor de onze livros nas áreas de autoajuda, filosofia, sociologia, Direito e educação.
Pedagoga em Formação- Brena Kézia Abreu Cunha.
A educação e da beleza do ato de educar e ser educado.
O professor é o espelho, é uma representacao, é uma referência para o aluno e precisa de um olhar especial para entender, perceber e compreender as habilidades de cada aluno, pois o professo trabalha com enclusao, com a dignidade de pessoas humana. É possível pensar numa educação sem ter medo de amar, educar com amor, com destreza, com leveza com zelo.
Muito bom, parabéns pelo seu comentário.
Ser professor é um dom de DEUS,cada um tem sua habilidade de ensinar e educar e transmitir o melhor do seu conhecimento e sempre trazendo novidades pra sala de aula.pois ser professor hoje não é fácil nos dias de hoje,mais porem também não é difícil, não basta sermos professores, é necessário que sejamos Educadores,ser professor é uma profissão! Ser educador é um dom. ser professor acima de tudo é respeitar seus limites buscar suas dúvidas passar sua sabedoria e principalmente ser criativo em suas atividades formando pessoas interessadas a buscar muito, mas ir além de seus limites,em que cada dia avança com a tecnologia e com saberes pelo professor ao aluno tendo desenvolvimento teórico e pratico buscando um conhecimento dentro sala de aula e da nossa sociedade, e se estabelecendo e interagir em nosso cotidiano. francinete viana da silva. Universidade Estadual vale do Acaraú-UVA.Administração de Empresa.
Parabéns, muito boa a sua observação . Parabéns, avante…prossiga…
É sempre bom quando nos deparamos com palavras que provocam um impacto em nossa consciência. Confesso que me vi confrontada, desafiada e edificada para o oficio de ensinar e não me refiro tão somente a posição de está em uma sala de aula sobre os olhos de um número considerável ou não de alunos. A verdade é que toda pessoa é um ser que aprende e é um ser que ensina e essa posição entre aprender e ensinar é simultânea, seja através de uma Educação formal ou informal. E ter a consciência de que se é um indivíduo que sempre estará sobre os olhos de um outro indivíduo me parece ser a lacuna de muitos para perceber que os seus atos e as suas palavras serão sempre um aprendizado para o ser observador.
Recordo-me de uma indagação proposta em sala de aula a mim: O que é mais importante aprender ou ensinar? Qual desses se sobressai sobre o outro. De imediato trouxe as minhas convicções à tona de que o ato de aprender se sobressai ao ensinar e confesso que fui errônea em meu pensar. É como querer definir para um pássaro o que é mais importante sua asa esquerda ou a direita. Sei que não se pode colocar um sobre o outro, os dois são importantes, mas sobre essa consciência digo que ensinar me traz mais responsabilidades do que o aprender. Aprender não existe um filtro de uma certa forma, ensinar sim.
Somos professores e educadores natos, em tempo integral ainda que não tenhamos um diploma na mão sobre qualquer tipo de formação, Um médico ensina, enfermeira também ensina, o engenheiro, o político, o limpador de vidros, o empresário, o flanelinha, meus avós ensinam, meu pai e minha mãe ensinam e eu também ensino. Não importa a posição somos PROFESSORES DA VIDA. E é sobre essa consciência que me permito refazer um trecho do texto usando essa expressão:
“Como é gratificando para nós na condição de “professores da vida” na nossa trajetória de vida o crescimento intelectual de uma pessoa que tem a sede do conhecimento. É relevante saber que mais um ser humano ampliou a sua forma de contemplar o mundo, de compartilhar o mundo de uma forma especial, a partir deste momento da apropriação do conhecimento ele passa a ter uma visão critica da vida, da sua vida, das pessoas que o cercam do mundo que o constitui”.
Que nos seja posta a consciência, aquela que fala Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia quando diz que ENSINAR EXIGE A CORPOREIFICAÇÃO DA PALAVRA PELO EXEMPLO, essa consciência defendida por tantos outros educadores e filósofos.
O mundo só será melhor se em vida formos o melhor professor para o outro e isso está condicionado aquilo que teoricamente nos define: humanidade.
Que possamos carregar dentro de nós o saber de que: Eu sou o exemplo e exemplo constituído de mais ações que palavras.
Muito bom, Emanuela! Concordo muito com você. O bom do professor é que ele ensina o que sabe e acaba aprendendo muito também. Ninguém perde com a educação.