Dicas para uma Black Friday sem dor de cabeça:
1) Sempre busque informações sobre prazo para entrega. Elas devem ser expressas. Em caso de compras pela internet, printe as telas.
2) Ao comprar pela internet, preste atenção em detalhes como modelo, cores, medidas etc, pois ao selecionar um produto, pode ocorrer de outro ser colocado em seu carrinho. Ex: compra de uma mesa branca, e, no carrinho de compras surgir uma mesa de cor marrom.
3) Dê preferência a lojas conhecidas, ou, se não for o caso, procure referências.
4) Desconfie de preços muito abaixo do valor de mercado.
5) Informe-se sobre possíveis problemas enfrentados por consumidores em sites como o Reclame Aqui, PROTESTE e IDEC.
6) O site Ebit emite selos com notas de confiança dos sites. O selo deverá aparecer no rodapé.
7) O rodapé dos sites de comércio eletrônico deve conter a razão social, CNPJ e endereço da empresa. É comum surgirem empresas que anunciam vendas, geralmente com preços muito baixos, e que após um tempo desaparecem. A identificação da empresa é a única forma de se buscar reparação de eventual prejuízo.
8 ) Pagamento por cartão de crédito, cartão de débito e boleto são as formas mais seguras. Evite compras em sites que peçam depósitos bancários.
9) Em caso de problemas com as compras, formalize reclamações por e-mail, chat ou telefone. Anote sempre os números de protocolo.
10) A Fundação Procon-SP divulga uma lista com sites a se evitar: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
Thiago Araújo atua no Direito privado, mais precisamente nos ramos do Direito Imobiliário, Direito do Consumidor, Direito Empresarial e Direito Civil com o propósito de solucionar demandas de maneira satisfatória e justa, evitando ao máximo o desgaste psicológico e desperdício de recursos. Assim, buscamos soluções preventivas, sem deixar de atuar em litígios nas esferas judicial e administrativa, com o diferencial de promover o diálogo e entendimento sempre que possíveis.