O mundo do coaching traz oportunidades incríveis para quem é coach e para quem procura um coach. Mas o que é uma ferramenta incrível está sofrendo um golpe milionário.
Alguém já te ofereceu uma oportunidade maravilhosa para ficar rico facilmente, trabalhando no seu ritmo e com o suporte de grandes profissionais? Este pode ser um golpe.
Os problemas econômicos, sociais e de infraestrutura aumentam a desigualdade no Brasil em vários aspectos. Milhares de pessoas desejam algo melhor em suas vidas, alçar novos patamares e garantir uma estabilidade financeira.
Provavelmente é o seu caso também. Certo?
Isso abre uma brecha de oportunidade para todo tipo de malandros que inventam e renovam golpes antigos no intuito de ludibriar as pessoas e tomar seu dinheiro.
Um desses golpes é o chamado esquema de pirâmide, em que a grosso modo as pessoas mais novas dão parte de seus ganhos para quem chegou antes e todos precisam buscar novos membros para alimentar a voraz pirâmide. O problema nesse esquema é que apenas os mais antigos ganham dinheiro e o grupo vai se desmontando aos poucos porque as vítimas vão percebendo que o dinheiro só vai embora e não volta.
O esquema de pirâmide não dá certo e é uma fraude porque ele é só uma ilusão para aqueles que vão chegando por último. Se o dinheiro está nos membros e não nos produtos, conforme a pirâmide cresce e cresce, ficará impossível de existir “clientes” ou patos para os últimos.
Imagine que todos os habitantes do planeta entrem no mesmo esquema de pirâmide em busca de ganhos milionários. Se o negócio depende de membros. Quem é que a última pessoa da lista vai colocar abaixo dela?
O resultado é o de gente que perde o investimento e ficar a ver navios esperando algum retorno. Esse golpe é antigo e faz vítimas pelo mundo todo. Há alguns anos o ministério público decidiu investigar alguns esquemas a fundo e isso estourou como uma bomba fechando várias empresas que se utilizavam desta prática ilegal e imoral.
Note que o esquema de pirâmide é diferente do sistema de Marketing multinível, ou MMN, no qual existe um produto real e útil, que não serve só para fisgar otários. Suas camadas servem para favorecer justamente aqueles que trabalham mais e coordenam mais pessoas. Além do produto real, a diferença básica é que no MMN você não paga “mensalidades” para se manter na empresa, como é comum nos esquemas de pirâmide.
E o que isso tem a ver com coaching?
Há uma efervescência no cenário de coaching e carreira, de onde brotam do solo coaches de todos os tipos, credos e backgrounds. Se você não é um coach, certamente conhece um. E esse não é o problema.
Um coach pode ajudar verdadeiramente você a conseguir o que você busca. E isso tem um valor indiscutível.
O problema é que hoje parece existir mais coaches do que coachees, os clientes de coaching.
E começou a existir uma indústria de formadores de professores de coaches.
Não precisa procurar muito e você vai achar mentores e gurus dispostos a ensinar você a trabalhar como coach e melhor ainda, a ensinar outros coaches a avançar na profissão.
Gente do alto da cadeia querendo ensinar você a ensinar mais gente, que vai ensinar mais gente e assim por diante.
Soa familiar?
Tome muito cuidado com alguns dos chamados “gurus”.
Existe muita gente séria no mercado, que ensina práticas e técnicas que vão ajudar você de verdade. No entanto há outros que só querem aplicar o esquema das pirâmides remodelado para o mundo digital e do coaching para usar você como vítima.
Muitos coaches que desejam aumentar o faturamento veem aí uma oportunidade de deixar de atender seus coachees, ou atender menos para se dedicarem a serem “coaches de coaches”. Então fazem cursos, treinamentos e programas caríssimos no intuito de replicar o método.
E assim forma-se a velha pirâmide remodelada, um pouco mais discreta, mas ainda seguindo a mesma estrutura que levou milhões de pessoas a perderem dinheiro.
Se vir um desses, passe bem longe.
Sucesso é a única possibilidade.
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.
Excelente, meu caro! Compartilharei, pois eu mesmo tenho visto muita gente cair nessa.
E o coaching é uma ferramenta tão incrível, que não pode ser “queimada” por esses picaretas.