Não podemos discorrer sobre crises financeiras e possibilidade sem antes definirmos crise e finanças. É importante fundamentarmos aqui uma prévia definição o que são crises e finanças. Segundo o dicionário Aurélio:
Crise: [do lat. Crise] S.f.1. Alteração que sobrevém do curso de uma doença (…) 3. Manifestação violenta e repentina de ruptura de equilíbrio (…) 6. Fase difícil, grave, na evolução das coisas, dos fatos….7. Momento perigoso ou decisivo (…) 9. Tensão, conflito (…). Já a definição de finanças é [Do fr. Finances.] S.f.pl 1.Situação financeira.2. A ciência e a profissão do mercado; do mercado do dinheiro (…). (FERREIRA p. 500/ 781)
Deste modo, deparamo-nos com uma reflexão peculiar: como estamos vivenciando as nossas crises financeiras? Como estamos aprendendo sobre as nossas crises existenciais? E quanto ao nosso estresse do dia a dia? Como estamos nos posicionando diante de um momento de crise ou tempos prolongados de crise?
Os otimistas veem em suas crises a possibilidade de criar, a oportunidade de inovar, de mudar. Os pessimistas têm uma visão turva, constituem na sua prática e crença um lamentável discurso de derrota e de nostalgia. Cai, então, o indivíduo numa profunda reflexão existencial, refletida sobre a combina- ção do fracasso e da derrota de um ser. Portanto, faz-se necessário levantar a bandeira da luta e refletir sobre os nossos propósitos, projetos de vida, anseios, ambições, sobre a nossa determinação diante daquilo que pretendemos alcançar e realizar.
Quais são os seus projetos diante das crises que abalam o seu momento, as suas realizações, as suas satisfações pessoais? Sem sombra de dúvidas, você está vivenciando uma passagem na sua vida em que as coisas parecem não estar em sintonia, o universo parece não conspirar a seu favor e você tem se sentido o último dos últimos, diante de todas estas dificuldades que o rodeiam e lhe trazem um desconforto de se achar muitas vezes impotente, sem esperança nem fé. Trazem-lhe a sensação de nostalgia, de angústia e você chega a pensar que não vai encontrar a solução.
Entretanto, não é verdade. Primeiro, acredite. Há tempo para tudo, Deus tem um propósito para cada um de nós e tudo parte do seu tempo, não do nosso tempo. Muitas vezes, tendemos a querer desistir logo no primeiro momento de crise, em uma possível derrota ou provável fracasso. Temos medo.
O medo impera, trava os nossos projetos, o nosso ousar, o ir além. Geralmente somos levados a nos entregar diante do primeiro tombo, da perda da primeira luta em nossos campos de batalha que nada mais são que partes da história de nossas vidas. Acomodamo-nos à nossa atividade laborativa. E comumente caímos na rotina, fazendo o mesmo todos os dias, sem inovação, por medo de tentar, de inovar, de fazer diferente, de vivenciar o novo. Trata-se do nosso medo de ter medo, medo de ousar.
Em determinado momento, as coisas mudaram e não podemos mais ficar na mesma função, na mesma atividade, no mesmo estilo de trabalho ou coisa assim. É em momento assim que despertamos para outro portal de nossa realidade e percebemos que poderíamos ter feito mais, que não deveríamos ter nos acomodado tanto. Pergunto: você está acomodado, acomodada no seu trabalho? Você tem medo de fazer algo diferente na sua vida? Você tem medo de inovar? Você tem medo de ser um empreendedor? Você tem medo de ter medo? Quais são os seus medos? Apegamo-nos muitas vezes a Deus de forma desesperada e fazemos o discurso reflexivo com nós mesmos de que, se tivéssemos nos entregado a Ele, nossa vida seria outra. Mas não é bem assim, pois o homem é este ser dinâmico que tem, teve e sempre terá o poder de escolha. Nós estamos fazendo constantemente escolhas. Claro que, ao tomarmos determinadas decisões em nossas vidas, meditarmos antes e falarmos com o Senhor, não tenhamos dúvidas de que, de algum modo, Deus nos dará os sinais necessários. Não se esqueça, porém, de que as escolhas são constantes em nossas vidas.
Temos o livre-arbítrio, a capacidade de escolher, de fazer aquilo que vem a ser melhor para cada um de nós. Podemos até fazer escolhas erradas, mas não podemos nos queixar de que não nos foi dada a oportunidade de optar, de tomar determinada decisão, de fazer acontecer. Somos, portanto, responsáveis por muitos acontecimentos em nossas vidas.
Fazemos nossas escolhas, plantamos e colhemos, temos o preceito da razão, da inteligência, da emoção. Passamos por momentos difíceis e nos julgamos, às vezes, frágeis para acreditar na transcendência de Deus e no poder que Ele tem de literalmente mudar a minha vida, a sua vida, de “forma mágica”, “repentina”. Mais uma vez entramos em um verdadeiro estado de nostalgia, de angústia.
Outra reflexão nos vem à tona, a compreensão de que Deus não trabalha e não trabalhará sem que façamos primeiro a nossa parte. Lembramos que podemos fazer, que somos capazes, que temos potencialidade, que somos inteligentes e que Deus jamais nos abandonará nos momentos difíceis e que a sua presença na vida de cada um de nós vem mudar o nosso momento e que tudo isto depende de nós, da nossa vontade, da nossa determinação, do nosso esforço e da nossa renúncia. nesse momento, Ele se manifesta sobre nossas vidas e passamos então a perceber o agir de Deus.
Muitas vezes, julgamos que tudo foi Deus quem quis assim, como se nós não tivéssemos nenhuma parcela de responsabilidade sobre os nossos atos e ações. Aí nos vem uma prévia reflexão, um momento de meditação e encontro com Deus para buscarmos respostas aos nossos anseios. Que estamos fazendo diante dos problemas que nos surgem? Fazemos a nossa parte para tentarmos mudar o quadro em que nos encontramos? Dedicamo-nos suficientemente diante do nosso propósito? Fazemos renúncias e dedicamos todo o esforço necessário sobre aquilo que nos propomos a alcançar? Quais são as nossas metas? Quais são os nossos desafios? Qual é o nosso foco? Já descobrimos que trajeto tomar para alcançar determinado caminho, atingir o alvo? Estamos estudando e planejando? Trabalhamos sobre o mantra do otimismo comungado com o esforço e a dedicação? Ou simplesmente lançamos tudo sobre a graça de Deus, esperando por um milagre ou algo mágico? Na maioria das vezes, queremos deixar tudo sobre a responsabilidade de Deus. E nós? O que estamos fazendo para mudar? Por acaso, estamos renunciando algo para atingirmos as nossas metas? O que estamos priorizando? Devemos acreditar em Deus, em Sua graça, buscar Sua sabedoria e tê-lo verdadeiramente como nossa âncora, como nosso Senhor e Salvador. Pois, é Ele quem nos socorre nos momentos difíceis. É o nosso porto seguro. Esta certeza nos faz crer na existência de Deus.
Eis o homem, este ser inacabado em busca de respostas aos seus ciclos da vida, aos problemas comuns inerentes a ela. Desta forma, faz–se necessário refletir sobre como nos colocamos diante de Deus em relação à nossa fé. Estamos fortes diante dela ou vacilantes e descrentes? Quais são as nossas atitudes? Em que realmente acreditamos e o que pretendemos construir? Que entendemos por atitudes? Que entendemos por ação? Que temos feito para mudar nossos conceitos? Somos pessoas detentoras de um potencial de energia, de vitalidade, de alegria, de júbilo, de unção de Deus. Mas, às vezes, estamos como vasos vazios, outras vezes cheios de um bom vinho, de uma boa água diretamente da fonte e, noutras, estamos como vasos cheios de água suja, pesada, literalmente contaminada, imprópria para o consumo.
É assim que, muitas vezes, nos sentimos: um vaso repleto de coisas boas e de coisas ruins. Como seres cheios de energia, de amor, somos capazes de amar, de perdoar, de reconhecer o outro nas suas limitações e compreendê-lo diante de seus erros. Somos tomados por uma aura cheia de cores leves, bonitas, coloridas, mas, às vezes, sentimo-nos tomados por uma aura negativa, de pessimismo, de fracasso e de desalento diante do mundo, dos momentos da vida.
Quando nos encontramos diante de um momento de pessimismo, de ar de derrota, de fracasso, encontramo-nos distante de Deus, distante do Espírito Santo, da Sua palavra, estamos sem unção, não sentimos a presença de Cristo. Infelizmente, preocupamo-nos demais em falar, lamentar, e não tomamos nenhuma atitude para enfrentar os obstáculos que se apresentam diante de nós, a fim de que possamos alcançar discernimento e um crescimento verdadeiro.
Se estamos em crise, buscamos em Deus a resposta para os nossos anseios e, muitas vezes, queremos deixar tudo sob a responsabilidade d’Ele. Aí, pergunto-me: e nós? Que estamos fazendo para superar as adversidades com que nos deparamos? Estamos mudando a nossa postura, o nosso modo de pensar sobre a vida, de refletir sobre a nossa existência como pessoas, seres falhos que somos, responsáveis pelos nossos próprios erros?
O homem está sempre em busca de algo, seja uma realização material, seja a busca de si mesmo, de se encontrar, de estar para si, de descobrir o seu eu. É o Senhor que determina nossos passos, é Ele que nos guia, que nos dirige, é o Pai celestial que nos oportuniza fazer constantemente escolhas, discernir o que estamos almejando, o que estamos querendo. É Ele que, no momento certo, nos toca, nos faz de alguma forma refletir, mudar de posição sobre determinado assunto.
É Ele que verdadeiramente nos remete a uma reflexão sobre o que de fato pode estar ao nosso alcance, que nos pertence ou que virá a nos pertencer. Somente o Senhor sabe o momento certo de trabalhar sobre aquilo que desejamos. Ele trabalha em silêncio. Sim, o Senhor trabalha de forma silenciosa e Seus desígnios se dão no momento certo, no tempo dEle e não no nosso. É difícil para nós entender os propósitos que Deus tem para cada um, pois comumente somos ansiosos em querer que as coisas aconteçam como desejamos, do nosso modo, no nosso tempo, o que não é bem assim.
Às vezes, insistimos naquilo que nem sempre está em conformidade com a vontade de Deus, que sabe o que é melhor para cada um de nós, e comumente não entendemos por que as coisas não dão certo, quando somos conscientes de que cumprimos a nossa parte. Disso resultam, muitas vezes, a frustração e a sensação de que o “universo” parece não ter conspirado para aquele fim. Por outro lado, devido a nossa insistência, chegamos a realizar o nosso desejo e, mais à frente, descobrimos que não era verdadeiramente aquilo que queríamos, como uma atividade profissional em que tanto tínhamos pensado, porque descobrimos que ela não era ou não fazia parte do nosso verdadeiro sonho, da nossa realização e satisfação pessoal. Deus nos dá o livre-arbítrio para fazermos as nossas escolhas. Atitudes, propósitos, ações e visão de possibilidades, mudanças de paradigmas, confiança nos transformam em seres capazes. Como filhos de Deus alcançamos a certeza de que podemos fazer, de que podemos realizar e de que Ele tem um propósito para cada um de nós. É importante saber que não estamos sozinhos e devemos discernir aquilo que é nosso e o que é de Deus.
Precisamos aprender os sinais que Deus nos fornece, pois Ele nos fala de várias formas. Ele nos guia e mostra-nos o caminho certo para atingirmos os nossos propósitos conforme Seus desígnios, basta que estejamos abertos, atentos aos Seus sinais.
As crises fazem parte do nosso crescimento pessoal, do nosso aprendizado. Aprendemos através das crises, crescemos e amadurecemos. Muitas vezes, achamos que os nossos problemas parecem não ter fim, que não encontramos uma luz no fim do túnel e que não podemos solucioná-los.
Tudo parece estar obscuro, cinzento, como se não soubéssemos ao certo o caminho a tomar. Aí vêm mais alguns questionamentos: nós estamos sabendo qual é verdadeiramente o propósito das dificuldades que surgem na nossa vida? Temos uma ideia real da dimensão dos nossos problemas? Que estamos fazendo para transpô-los?
Sem sombra de dúvidas, é imperioso refletir sobre a possibilidade de aprendizado, sobre os momentos difíceis que vivenciamos, pois trata-se de uma oportunidade ímpar para recomeçarmos a nossa história de forma mais determinada, sabendo o que verdadeiramente queremos, o que exige uma meditação, uma análise de nosso ciclo de vida. Sabemos que caminho tomar diante das dificuldades que nos são apresentadas? Encontramos forças para dar prosseguimento ou simplesmente nos acomodamos? Entregamo-nos e acovardamo-nos em face dos problemas? Como agimos diante das tempestades que nos assolam em determinados momentos de nossas vidas? Estamos mudando de atitude, tomando posicionamentos positivos? Acreditamos em Deus? Estamos fazendo a nossa parte ou estamos nos acomodando, deixando tudo sob Sua responsabilidade? Ou concebemos a ideia mágica de Deus para resolver os nossos problemas? Às vezes, cremos em um Deus instantâneo, prático, rápido, imediatista, e acreditamos que, da forma como o cultuamos ou até mesmo como clamamos por Seu nome, temos de imediato a nossa resposta.
Não seremos nós os primeiros responsáveis por nossas ações, por nossas atitudes, por nossos medos, por nossos anseios, por nossas angústias, por nossas crises existenciais, por nossa própria história? Não há dúvida: o que fazemos repercute sobre a nossa vida, sobre o nosso momento, sobre a nossa trajetória existencial. Por isso, somos responsáveis por muitos momentos de nossas vidas, por nossa formação como pessoa, que vai naturalmente sendo trabalhada, moldada, lapidada.
Temos fé diante das dificuldades que nos são apresentadas? Acreditamos na possibilidade de mudar o foco de nossas crises, de nossos medos? Acreditamos que é possível reverter o quadro diante de nossas crises, ou simplesmente, deixamo-nos abater e nos entregamos ao resultado do fracasso? Ao medo de fazer? É preciso força, determinação e renúncia. É imprescindível buscar o equilíbrio entre a fé e a razão e acreditar em Deus com a nossa atitude de mudanças.
Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, graduado em Direito, pós-graduado em Gestão Escolar, graduado em Filosofia, radialista de AM e FM e escritor.
Autor de onze livros nas áreas de autoajuda, filosofia, sociologia, Direito e educação.
Dificuldades na vida todos temos mas ninguém cresce na vida sem que passe por um momento difícil sem ter o que aprender ou superar. Temos que em meio a escuridão achar uma luz aquela que chamam de idéia mas eu chamo Deus pois ele que me mostra o caminho que devo seguir onde devo ou não pisar, pois é ele que está comigo em todos os momentos mesmo quando estou sem saber o quê fazer sem noção de onde estou e pra onde devo ir, Deus é o caminho a verdade e a vida, e com tantas dificuldades que tem aparecido, com tantos problemas ele tem sido a solução para cada um dos meus problemas e nunca me deixo abater pois sei que sou vencedora de todas as crises, e a escuridão não me acompanha sabe por quê, por quê não tenho medo dela pois enfrento sigo em frente busco oportunidades crecimento, motivação, idéias, criatividade não tenho medo do desconhecido de inovar de trazer idéias aprendi a cair e levantar a quebrar o vaso mas se restaurar.
Foi com criativadade e grandes idéias que os maiores criadores fizeram tudo o que utilizamos hoje, e eles não tivaram medo de errar simplesmente erraram e erraram até acertar.
Um crise que chegou e se instalou conosco, tivemos grandes empresas entrando em falência, uma avalanche de pessoas perdendo seus empregos e nossas dívidas só aumentando e aumentando, tivemos altas crescente de assaltos,furtos e infelizmente de homicídios. As pessoas estão entrando em desespero porque não estão sabendo lidar com essa crise e tomando atitudes sem pensar e refletir nas suas ações e consequências. Na vida por mas difícil que parece precisamos sim de problemas, pois são elas que farão desenvolver nossa maturidade, criar nossa responsabilidade pra que possamos enfrentar de maneira sábia e tranquila qualquer empecilho na nossa frente. E claro que o artigo citou algo importante nossa fé em DEUS, pois sem Ele não somos nada e mesmo assim temos pessoas que não acredita na sua Existência, mas cada um com sua posição. Algo belíssimo essa nossa fé, nos transmite uma força inexplicável para lutar com extrema sabedoria qualquer dificuldade e principalmente saber lidar com essa crise. Pois temos inúmeros brasileiros dando seu jeitinho, claro que de forma honesta e trabalhador como entrando no ramo do empreendedorismo criando micro-empresas podendo ser de vendas de comida, serviços de limpeza dentre outras coisas pra ajudar no orçamento do lar no fim do mês, então dessa forma criando uma alternativa pra sair da crise. Aluno Grau Técnico – Bezerra de Menezes
Verdadeiramente estamos vivênciando momentos de crises, sim, momentos esses difíceis e que por sinal muitas vezes não sabemos para que lado seguir,porém se dermos uma parada e refletir-mos sobre tudo o que nos ocorre é apenas passageiro,e tomarmos consciência de que o que o percurso dos acontecimentos também depende de nós, não ficaríamos tão desesperados pelo presente momento. Somos vítimas? Sim, somos, mas de nossas próprias atitudes,afinal tudo que semeamos um dia colheremos de alguma forma em algum momento de nossa vida.
O desespero em meio a desilusão, a perda, ao desamor, ao conflito seja qual for,e à diversos momentos não muito agradáveis é inevitável, mas se olharmos aos céus de onde vem o nosso socorro, porque verdadeiramente o nosso socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra,e formos humilde o suficiente pra pedir perdão pelos nossas faltas para com Deus,e buscarmos sabedoria nEle,certamente encontraríamos uma direção na qual resolveriam todos nossos conflitos existenciais.
“Se lutamos para ser quem queremos,Se acreditamos que somos,e se tivermos fé, tudo nos será possível. “
Crise em grandes empresas sempre irá existir basta ter idéias inovadoras para dribla as dificuldades e a falência.dificuldades e uma realidades que nunca irá edeixar de existir é lutar e tentar escapar o máximo que poder dessa crise que se instalo no nosso país e parece que não quer mais sair.José renato cursando técnico em administração em grau técnico bezerra de menezes
Certamente estamos vivenciando um grave desequilibrio em várias áreas de nossas Vidas, não porque queremos,mas de certa forma nossas más atitudes passadas contribuíram pra nós chegarmos a este ponto.
Observando o conteúdo deste artigo vejo que precisamos refletir mais, sobre como estamos na organização de nossas próprias escolhas e atitudes. Bem sabemos que sempre vai haver o geitinho brasileiro pra se sair de alguma situação não favorável ou por assim dizer de uma crise, porém agindo com este pensamento nem sempre as coisas saem bem resolvidas como é pra ser, e com isto acaba por acumular problemas por cima de problemas. Isto tem se espalhado e aumentado cada dia mais.Precisamos urgentemente tomar uma atitude de humildade diante de nós mesmos.
Primeiramente pararmos de nos colocar no lugar de coitadinhos, o que não somos, e Reconhecer antes de tudo que somos sim dependentes de Deus e nescessitamos de sua ajuda para tornar nossos sonhos em realidade. Lembro me de parte da preciosa oração do pai nosso. Que diz:”faça se a tua vontade assim na terra como no céu”. Portanto se o momento presente está difícil vamos ser pelo menos gratos à Deus por estarmos conseguindo passar vitoriosos,pois muitos se desesperam e entram até em depressão. Façamos com que outros possam ver que somos mais que vencedores em Cristo Jesus.tendo por certo que a caminhada não é tão fácil como imaginamos,mas se nós nos esforçar, encontraremos alguma brecha para sair de cabeça erguida dessas crises que nos persegue.
Geiciane da silva ( Cursando Técnico em Administração ) ( Grau Técnico Bezerra de Menezes ). Diante da atual crise financeira pela qual vem o mundo passando, crise essa responsável pelo fenômeno inflacionário, alteração da moeda, e outros fenômenos econômicos, muito tem se discutido sobre as possibilidades de mudanças. Ou seja melhoria para as partes. Nós povo brasileiro estamos tentando a todo custo driblar essa crise que não está fácil não. Do ano passado pra cá está constante em nossas vidas.
O ser humano esta sujeito a ter seus problemas e dificultades no decorrer da sua vida,todos nos passamos por algum problema seja ele pessoal,de saúde ou qualquer outro mas temos que superar cada um procurando sempre uma solução de resolve-los.se voce erra nao fique pensando que nao deu certo,porque são com os erros que aprendemos. Por mais que esteja difícil que você acha que nao vai dar certo enfrenta essa dificultade, por que acima de todos os nossos problema existe um grande deus que esta do seu lado todos os dias,te ajudando te protegendo e te mostrando grandes caminhos para você o resolve-los, basta você crer e ter fé.
A crise financeira global vem afetado bastante o mercado,nosso país vem vivendo uma das maiores crises no mercado de trabalho as dimensões não param e os trabalhadores.
A crise no mercado vem envolvidos da crise de todos o país e nas indústrias cada vez mais dificuldade para se manter e com a auto estima cada vez menor, chegando até mesmo a pensar que não são capazes de exercer suas funções e que por isso foram demitidos.
Mas ao meu ver a único possibilidade que temos é tentar,lutar correr atrás, estudar se esforçar deixa a preguiça e ir atrás dos nossos sonhos e a vida financeira que desejamos.
Silvana Menezes grau técnico fortaleza
É verdade Silvana. Infelizmente (ou felizmente) ninguém pode vencer os nossos obstáculos por nós.
A crise financeira é um assunto bastante comentado pois está afetando a todos. Com o aumento dos produtos assim também como água e energia as famílias estão tendo que se virar pra que o salário que ganham dê para todos os gastos e despesas. Cada dia mais fica dificil ter que driblar a crise, as empresas que também são afetadas por ela não conseguem se reerguer não conseguem manter seu quadro de funcionários tendo que demitir muitos aumentando o numero de desempregados. Temos que aprender a contornar a crise fazendo da fé o escudo e que possamos fazer de tudo pra melhorar se acomodar não vai levar a lugar algum. Se especializar, estudar e tentar crescer cada dia mais tentando fazer da crise degraus para o sucesso.
Angélica Menezes. Curso: técnico em admistração.
A crise financeira está passando por nós independente do nosso querer, eu costumo dizer que os problemas vem e passa por nos independente do nosso quer, cabe a nós decidirmos de que maneira queremos que esse problema passe por nós, lutando e tentando vencer ou sem lutar e apanhando do problema? Temos que ser otimistas temos que ser igual engenheiros que acha jeito pra tudo que cria ferramenta para resoluções de problemas, sei que não é tão fácil assim como também sei que não dar para resolver problemas sem Deus, e o Deus que eu confio me ajuda em tudo que eu faço, nem uma folha cai de uma arvore sem a permissão de Deus então se Deus está permitindo que a gente passe por essa situação é por que ele sabe a suportamos, cabe a nós fazermos nossa parte e enfrentar o problema a altura, com ideias, criatividade, inovação, o sol nasce pra todo mundo então se tem pessoas se dando bem em tempos de crise nós podemos nos dar bem também então tenho que focar no objetivo e não no problema, Deus faz a sua parte mais nós devemos fazer nossa parte, se administrar deixar algo guardado ou investir em algo que não seja afetado pela crise no mercado é uma boa opção só passamos por isso por que não nos prevenimos.
Irliano Félix de Oliveira Curso: Técnico Administrativo
Crise, palavra na qual a minha geração chamada de “Y” ou geração da internet pouco tinha escultado, mais que hoje conhece muito bem e esta vivendo-a literalmente no real sentido da palavra. Esta se tornando um pesadelo não somente para os jovens que buscam o primeiro emprego, como também para as pessoas que mesmo com grande instrução academia e conhecimento tem enfrentado a escassez de emprego. E o que podemos fazer para driblar a crise ? Se nem o próprio governo que deveria ser o principal responsável por impedir esse caos que se instalou no nosso país, ainda continua sem fazer nada,apenas pensando nos seus próprios interesses, enchendo os bolsos de dinheiro com o NOSSO dinheiro no qual é praticamente roubado com tantos impostos que são cobrados e que pagamos visando uma infraestrutura melhor para viver. O que aconteceu é que nos tornamos “escravos” do modelo de gestação que achamos viver, democracia. Mais que por trás de isso tudo somos manipulados, somos privados da educação, da saúde, do conhecimento para que sejamos alienamos e assim temos menos poder de decidir,opinar e contraria-los.
Gabrieli Teixeira Freitas – Cursando Tecnico em Administração – Grau Tecnico – Bezerra de Menezes – Fortaleza/CE