Os 7 Elementos são as funções que garantem que a sua pequena empresa seja ágil e mais simples para você gerenciar.
Na parte 1 deste artigo, entendemos a organização de departamentos e funções administrativas das pequenas empresas.
O propósito dos 7 Elementos é facilitar a gestão de empresas de pequeno e médio portes. Vamos entender melhor cada um destes elementos:
Estratégia e Planejamento
É o primeiro elemento, pois o princípio da gestão deve ser o planejamento e a definição da estratégia. Estratégia é você definir onde a sua empresa quer chegar. O planejamento é o plano traçado do que precisa acontecer para que a estratégia seja atingida.
As pequenas empresas são as empresas que mais precisam planejar suas ações, porque elas tem um mundo de obstáculos jogando contra.
Pessoas e Relacionamento
Não existe empresa sem pessoas, não existem pessoas sem relacionamento.
Os relacionamentos existem entre os colegas, entre empresa e clientes, entre empresas e a comunidade, entre empresa e candidatos à uma vaga, entre empresa e parceiros, entre outros.
Cuidar das pessoas é valorizar o real motivo pelo qual sua empresa existe. Ajudar as pessoas.
Finanças e Recursos
Os recursos são ainda mais escassos nas pequenas organizações do que nas grandes organizações.
É preciso cuidar muito bem dos recursos que entram na empresa, sejam eles financeiros ou materiais.
Este elementos consiste em controlar bem estes recursos, cuidar do dinheiro, organizar estoque e inventário e determinar as formas de investimento e provisões de recursos.
Processos e Operações
A produtividade das pequenas empresas precisa ser muito boa porque sabemos que os recursos são escassos e a equipe é pequena.
Processos e Operações serve para criar e mapear todos os processos administrativos e de produção da empresa, garantindo que todos os funcionários saibam o que fazer e o que é esperado deles.
Marketing e Vendas
O que determina o sucesso ou fracasso das empresas é o tamanho do mercado, volume de vendas, margem de lucro, entre outros indicadores.
Marketing é a força da mensagem da sua empresa ou organização para o seu público-alvo e o mundo. Vendas consiste em converter o público que ouviu sua mensagem em clientes ativos que consomem os seus produtos e serviços.
Entrega e Qualidade
O fluxo de produção dos produtos e serviços não termina na prestação de serviço ou na venda do produto. O elemento Entrega e Qualidade demonstra a importância do pós-venda, da satisfação do cliente, da pontualidade e da qualidade final do produto ou serviço.
Tecnologia e Inovação
Inovar é preciso. As pequenas e médias empresas brasileiras tem todo tipo de adversidade em seu caminho. Uma forma de burlar estes empecilhos que prejudicam os resultados é inovar e pensar diferente. A tecnologia melhora a eficiência e produtividade da sua equipe, a inovação é responsável por criar produtos novos e processos diferentes.
Conclusão
Para tirar proveito dos 7 Elementos, você precisa criar metas e indicadores pensando em cada elemento. Estes indicadores não devem servir de enfeite, mas sim como poderosos índices de gestão que vão demarcar o andamento da sua empresa, o grau de esforço investido, o nível de sucesso do seu negócio e criar planos de ação com base nos resultados atuais e nas metas.
No livro Os 7 Elementos das Pequenas Empresas nós destrinchamos melhor cada um destes elementos, com táticas e formas de tirar proveito dos elementos dentro da sua empresa. Vale a pensa conferir!
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.
É preciso conciliar e aproveitar bem estes 7 elementos;são passos importantíssimos que vão garantir o sucesso da sua empresa.É através do planejamento e estratégia que você define onde quer chegar.Não esquecendo-se a valorização do ser humano.Gerir honestamente os recursos financeiros.Organizar e inovar são palavras de cabeceira que não devem ser esquecidas.Lucro e produtividade são o objetivo final.
.