Terra, Fogo, Água e Ar são os 4 elementos da natureza. Os 7 Elementos da sua empresa não tem nada de místico, mas há sim muito poder neles.
Quando estudamos administração, vemos que existem muitas linhas de pensamento divergentes em relação a como uma empresa é dividida.
Não existe nenhum consenso, ou regra, mas a teoria mais aceita e aplicada é a das áreas funcionais: Comercial e/ou Marketing, Financeiro, Serviço de atendimento, Contabilidade, Recursos Humanos, entre outras. Essas mesmas áreas funcionais acabam virando departamentos dentro da empresa.

É assim que vemos a maior parte das grandes empresas.
Mas ao traduzir essa abordagem das áreas de gestão nas pequenas empresas, o que ocorre é a tentativa de fazer das pequenas empresas meras miniaturas de grandes empresas.
Na realidade, a estrutura e os recursos diminutos das pequenas empresas não podem ser alocados espelhando a forma que fazem as grandes empresas – com muitos funcionários e gerentes – podem fazer.
Fazendo uma analogia meio maluca, é como tentar reproduzir um churrasco de R$ 1.000, onde foram compradas carnes nobres e caras, mas só podendo gastar R$ 100.
Imagine como isso ficaria.
200g de Picanha, 100g de carne de avestruz, 50g de javali, e assim por diante. E no final todo mundo com fome por que o churrasco na verdade foi uma sessão de degustação de carnes nobres.
Algo que teria sido resolvido comprando 3kg ou 4kg de Contra filé e saciado o apetite de todos.
Conseguiu entender o raciocínio?
Partindo deste princípio de estabelecer uma forma mais coerente de gerir uma pequena empresa, chegamos aos 7 elementos da pequena empresa.
Esta estrutura funciona bem melhor para as pequenas empresas, porque ela é mais ligada a funcionalidade de cada um dos elementos e não concentrada nas fronteiras que dividiam as áreas de gestão.
A ligação entre os elementos também faz muito mais sentido que a hierarquia tradicional de diretoria para cada área/departamento.
Lembre-se que a pequena empresa é mais dinâmica (e precisa ser) do que uma grande empresa. É o que eu chamo carinhosamente de Gestão de guerrilha.
Essa gestão tende a ser mais eficiente porque une funções em torno do que é mais relevante e importante para pequenas empresas e não uma mera extrapolação de estruturas maiores.
Na realidade é mais fácil extrapolar a estrutura mais enxuta e inteligente dos 7 Elementos para grandes empresas que decidiram pensar de forma mais dinâmica do que a administração arcaica.
Assim como elementos químicos que compõem o seu corpo, estes 7 Elementos dão vida e movimento à sua pequena empresa.
Na segunda parte do artigo vamos conhecer melhor cada um deles.
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.
Pingback: Conhecendo os 7 Elementos da sua empresa (parte 2) | Geração Empreende