Os entrevistadores adoram fazer aquele convite: Fale um pouco sobre você. E aí você trava, gela? Não sabe o que eles querem saber?
Uma dica, ninguém vai querer ouvir a história da sua vida inteira, dos cachorrinhos que já teve e seus hobbies mais íntimos, nem destrinchar cada ponto do seu currículo.
As pessoas no anseio de serem perfeitas para uma oportunidade e ao mesmo tempo ansiosas pela pressão da pergunta tendem a se enrolar, falar coisas desconexas ou se alongar desnecessariamente.
O propósito do entrevistador pedir para que você fale sobre si é que você demonstre um pouco do profissional que ele busca através do discurso, da confiança, da sinceridade e das experiências que você mencionou no currículo.
Alguns profissionais caem em contradição justamente nesta hora. Principalmente quando viagens de turismo no exterior se transformam em cursos de verão e vivências profissionais, um cadastro no site do Greenpeace vira trabalho voluntário e gerenciar grupos de WhatsApp se torna prática de liderança.
Este tipo de discrepância será rapidamente descoberta pelo entrevistador e no melhor dos casos ele só vai fazer perguntas adicionais sobre esses pontos para que você clarifique as informações.
A chance de falar sobre você mesmo não deveria ser um momento de se enrolar ou sentir-se mal pelo pedido, pois esta é uma oportunidade valiosa para você se destacar.
A forma forma de falar de você é basicamente seguir a regrinha do hoje-ontem-amanhã.
Pense que você tem que fazer aqueles minutinhos valerem à pena. O entrevistador quer ouvir você, mas não quer que seja chato, nem confuso como acontece com a maioria dos candidatos.
Inicie falando sobre sua situação atual, o cargo que ocupa hoje, as experiências atuais e o que você está realizando no momento. Em seguida fale rapidamente sobre de onde você veio, o que já fez, por onde passou e o que realizou de importante. Por fim, fale sobre o amanhã, o que gostaria de realizar atuando no cargo pretendido e na empresa contratante.
Lembre-se de não ser tedioso ou cansativo nas informações. Você precisa ser conciso e interessante aos olhos e ouvidos dos interlocutores. É uma chance de usar todo seu storytelling e responder pensando na sua experiência como uma historinha sendo contada. Assim é muito mais interessante e marcante para quem escuta.
Então relaxe um pouco, conte fatos interessantes e divertidos que tenham conexão com a sua experiência e demonstre seu potencial.
O sucesso é a única possibilidade!
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.
Isso mesmo,você foi bem claro ao comentar que o empregador quer vê ser descrito o profissional que irá exercer cargos importantes.O importante é falar das experiências vividas,mostrar confiança e segurança.Mostrar que você sabe o que a empresa deseja do profissional.Ser claro e preciso.Obrigado pelas dicas.
Roberta Santos Curso: Técnico em Administração