Fazendo adultos e crianças saírem às ruas com o celular na mão e atiçando os comentaristas e críticos da internet, Pokémon Go também mudou a dimensão da aplicação dos jogos no mundo real até para os negócios.
Se você não vive em uma caverna, já ouviu ao menos falar de Pokémon Go, o jogo que angariou fãs e críticos em todo o mundo.
A premissa do jogo é utilizar o mundo real como cenário onde estão espalhados diferentes tipos de monstrinhos, que os jogadores devem capturar e treinar para que possam vencer outros jogadores e competirem em times.
Com essa premissa inovadora para jogos, mas já utilizada há anos nos mapas de GPS, um jogo que é gratuito alcançou recordes e mais recordes de acessos e uma legião de fãs. Mas o que esse joguinho tem a ver com a sua empresa e como ele pode ser uma ferramenta de vendas?
Partindo do princípio que obriga os jogadores a se movimentarem de verdade pelas suas cidades para encontrar pokémons diferentes, jovens e adultos estão deixando o sofá para sair pela cidade. Há vários relatos de pais agradecidos pelo gatilho que Pokémon Go ativou ao fazer seus filhos terem interesse em sair de casa e andar pela cidade. Ainda que não seja a melhor razão do mundo, é melhor assim do que eles trancados em casa, não é?
E ainda as pessoas que estão tão fissuradas que emagreceram enquanto perambulavam pelas cidades. Um jogo de caçar monstrinhos virtuais está ajudando pessoas a perder peso e crianças a sair da frente da televisão e seus quartos acarpetados para olharem mais de perto para seus bairros.
Se isso por si só já não é bom, não sei o que você acha que pode ser.
Além de todo o impacto social gerado, gente sábia está aproveitando para atrair a atenção para seus negócios.
Um recurso que os jogadores precisam para continuar suas aventuras são as poké-bolas, que são conseguidas nas PokéStops e são finitas. PokéStops são pontos de interesse pelo mundo que foram escolhidos para servirem de ponto de recarga.
A Niantic Labs, produtora do jogo está abrindo espaço para negócios requisitarem que seus espaços tornem-se PokéStops no jogo.
Além disso, há um item no jogo chamado de “Lure Module” que serve para atrair pokémons para as imediações do local onde ele é ativado.
Empreendedores muito inteligentes já começaram a usar o jogo como ferramenta para atrair os pokémons comprando os itens do jogo e entrando na brincadeira conversando com os jogadores.
E como você pode fazer isso?
Táticas para usar o Pokémon GO pra alavancar as vendas:
- Atraia pokémons para sua loja ou ponto comercial com a ajuda dos itens do jogo;
- Solicite que seu ponto comercial vire um PokéStop;
- Crie campanhas em datas específicas convocando os jogadores para jogar no seu espaço aliando com promoções especiais;
- Crie uma comunicação amigável com os jogadores nas redes sociais;
- Utilize elementos do jogo no seu espaço comercial;
- Ofereça promoções especiais para os jogadores;
- Brinque com a rivalidade das equipes no jogo oferecendo promoções para um deles;
- Crie campanhas competitivas ou cooperativas no seu espaço;
- Favoreça a união dos jogadores no seu espaço;
- Use as mídias sociais para falar sobre suas campanhas aliadas ao jogo;
- Estabeleça relacionamento com os jogadores e até criando seu próprio “Centro de treinamento para mestres pokémon”;
- NÃO afugente os jogadores;
- NÃO faça comentários ácidos e/ou mal-humorados nas redes sociais e no espaço comercial;
Conclusão
Enquanto há gente criticando um jogo que conseguiu revolucionar tanta coisa ao mesmo tempo e mexer com a rotina das pessoas de forma em geral benéfica, há pessoas que estão entrando na onda do jogo para ganharem reconhecimento e visibilidade de maneira barata, criativa e inteligente.
Eis aí uma grande demonstração do que é enxergar o copo cheio ou o copo vazio.
Sucesso é a única possibilidade!
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.