Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » O que Breaking Bad nos ensina sobre gestão

O que Breaking Bad nos ensina sobre gestão

A aclamada e fantástica série Breaking Bad chegou ao fim e deixou uma legião de fãs e um legado importante na televisão por sua qualidade e ousadia técnica.

Assistimos o pacato professor de química Walter White disposto a ir até as últimas consequências pelo bem de sua família e acabar se transformando no alter ego Heisenberg, um “poderoso chefão” do mundo da metanfetamina. Mais do que uma série sobre drogas e traficantes, a série fala de transformação. E a profundidade deste personagem também nos deixa lições interessantes para nossa gestão.

Deixando de lado o mundo das drogas e a ambiguidade moral do personagem, Walter era um homem de negócios.

Se você ainda não assistiu a série, assista, agora! Eu vou não estou incluindo grandes spoilers no texto, só fatos menores.

Qualidade é fundamental

A cor azul era o grande diferencial do cristal que Walter “cozinhava” e fazia grande sucesso com os clientes que admiravam a pureza de 99,1% que só Walter conseguia obter. A concorrência chegou ao ponto de tingir seu produto pra que ela se parecesse com a variação de Walter.

Em um mercado onde a concorrência é alta, começa a guerra de preços e todas as empresas perdem. Uma tenta baixar o preço mais do que a outra e a qualidade fica péssima em todos os aspectos. Todos perdem, clientes e empresas. É importante criar um diferencial do seu produto que indique rapidamente ao seu público porque eles devem comprar de você e não da concorrência.

O poder da imagem

O professor fragilizado pelo câncer e totalmente inexperiente na vida de crimes assume a alcunha de Heisenberg e desafia traficantes perigosos e passa a impor respeito. O simples nome Heisenberg vira um símbolo de medo e respeito no mundo dos criminosos. Walter usa esta vantagem em sua ascensão no “negócio de império”.

LEIA:  100 sessões de Coaching contra a crise

Quando você não tem 50 anos de experiência ou um império consolidado, as outras pessoas tendem a ser inseguras da sua competência e habilidade. Você precisa trabalhar a sua imagem e do seu negócio para aumentar a confiança das pessoas ao contratarem seus serviços e comprar seus produtos. Gere conteúdo relevante para seus clientes. Estabeleça sua marca e grave-a na cabeça do seu público-alvo.

Tenha sempre um plano B

Ao longo das cinco temporadas de Breaking Bad, Walter soube escapar de muitas situações trágicas e perigosas. Sendo um homem muito inteligente, ele muitas vezes esteve um passo a frente de seus inimigos e seu raciocínio o salvou de muitas encrencas como fugir do cerco da polícia, derrotar traficantes poderosos, fugir de assassinos do cartel mexicano, etc.

Na importa quão desesperadora seja a sua situação, só existem duas saídas: perder as esperanças e desistir ou respirar fundo e colocar a cabeça pra pensar em um plano para contornar a situação. Nas situações adversas mantenha a calma e nunca subestime a sua criatividade. Nenhuma situação é impossível se você tem determinação.

Tenha um significado

Na série nós vemos a jornada de Walter que ao completar 50 anos descobre que tem câncer, que sua esposa está grávida e que ele não tem nada pra deixar para os filhos.

Walter pouco a pouco envolvido na vida de produtor de metanfetamina passa a virar um homem frio e calculista que enfrenta seus rivais e busca ganhos mais pelo seu ego e ganância do que suas razões originais.

Mas e você?

Por que você trabalha tanto? Por quem você luta? E o que você vai deixar para as próximas gerações?

Quando você coloca a cabeça no travesseiro você acha que vale a pena continuar no seu emprego atual? A empresa que você criou está trabalhando para o tipo de cliente que você quer?

LEIA:  O que eu aprendi sobre gestão com Metal Gear Solid

Você está seguindo o seu sonho?

“Chutar o balde” é escolha sua.

  • Conteúdo recente
Founder Lidero

Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.

Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.

Vamos somar juntos

1 comentário em “O que Breaking Bad nos ensina sobre gestão”

  1. É verdade o que tu falaste… Breaking Bad não é um simples seriado… Ensina muito. Agora em relação ao que estamos deixando pra geração futura: Só conseguimos deixar algo pra alguém se estudarmos muito, pois deixar herança com um SALÁRIO MíNIMO é IMPOSSÍVEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.