A aclamada e fantástica série Breaking Bad chegou ao fim e deixou uma legião de fãs e um legado importante na televisão por sua qualidade e ousadia técnica.
Assistimos o pacato professor de química Walter White disposto a ir até as últimas consequências pelo bem de sua família e acabar se transformando no alter ego Heisenberg, um “poderoso chefão” do mundo da metanfetamina. Mais do que uma série sobre drogas e traficantes, a série fala de transformação. E a profundidade deste personagem também nos deixa lições interessantes para nossa gestão.
Deixando de lado o mundo das drogas e a ambiguidade moral do personagem, Walter era um homem de negócios.
Se você ainda não assistiu a série, assista, agora! Eu vou não estou incluindo grandes spoilers no texto, só fatos menores.
Qualidade é fundamental
A cor azul era o grande diferencial do cristal que Walter “cozinhava” e fazia grande sucesso com os clientes que admiravam a pureza de 99,1% que só Walter conseguia obter. A concorrência chegou ao ponto de tingir seu produto pra que ela se parecesse com a variação de Walter.
Em um mercado onde a concorrência é alta, começa a guerra de preços e todas as empresas perdem. Uma tenta baixar o preço mais do que a outra e a qualidade fica péssima em todos os aspectos. Todos perdem, clientes e empresas. É importante criar um diferencial do seu produto que indique rapidamente ao seu público porque eles devem comprar de você e não da concorrência.
O poder da imagem
O professor fragilizado pelo câncer e totalmente inexperiente na vida de crimes assume a alcunha de Heisenberg e desafia traficantes perigosos e passa a impor respeito. O simples nome Heisenberg vira um símbolo de medo e respeito no mundo dos criminosos. Walter usa esta vantagem em sua ascensão no “negócio de império”.
Quando você não tem 50 anos de experiência ou um império consolidado, as outras pessoas tendem a ser inseguras da sua competência e habilidade. Você precisa trabalhar a sua imagem e do seu negócio para aumentar a confiança das pessoas ao contratarem seus serviços e comprar seus produtos. Gere conteúdo relevante para seus clientes. Estabeleça sua marca e grave-a na cabeça do seu público-alvo.
Tenha sempre um plano B
Ao longo das cinco temporadas de Breaking Bad, Walter soube escapar de muitas situações trágicas e perigosas. Sendo um homem muito inteligente, ele muitas vezes esteve um passo a frente de seus inimigos e seu raciocínio o salvou de muitas encrencas como fugir do cerco da polícia, derrotar traficantes poderosos, fugir de assassinos do cartel mexicano, etc.
Na importa quão desesperadora seja a sua situação, só existem duas saídas: perder as esperanças e desistir ou respirar fundo e colocar a cabeça pra pensar em um plano para contornar a situação. Nas situações adversas mantenha a calma e nunca subestime a sua criatividade. Nenhuma situação é impossível se você tem determinação.
Tenha um significado
Na série nós vemos a jornada de Walter que ao completar 50 anos descobre que tem câncer, que sua esposa está grávida e que ele não tem nada pra deixar para os filhos.
Walter pouco a pouco envolvido na vida de produtor de metanfetamina passa a virar um homem frio e calculista que enfrenta seus rivais e busca ganhos mais pelo seu ego e ganância do que suas razões originais.
Mas e você?
Por que você trabalha tanto? Por quem você luta? E o que você vai deixar para as próximas gerações?
Quando você coloca a cabeça no travesseiro você acha que vale a pena continuar no seu emprego atual? A empresa que você criou está trabalhando para o tipo de cliente que você quer?
Você está seguindo o seu sonho?
“Chutar o balde” é escolha sua.
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.
É verdade o que tu falaste… Breaking Bad não é um simples seriado… Ensina muito. Agora em relação ao que estamos deixando pra geração futura: Só conseguimos deixar algo pra alguém se estudarmos muito, pois deixar herança com um SALÁRIO MíNIMO é IMPOSSÍVEL.