Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » Brasil, um país dos contrastes

Brasil, um país dos contrastes

Nosso Brasil é sombra de dúvidas um país de riquezas naturais, rico e ao mesmo tempo um país de descaso, de fome e miséria. Existe portanto uma contradição de valores, de princípios éticos e morais, de costumes que não são bem visto lá fora.

Infelizmente ainda se tem muito por fazer em nosso país e acredito que poderíamos iniciar esta reflexão por nós mesmos. Cada um de nós é responsável pela situação do país que se encontra hoje, não vamos aqui simplesmente julgar os políticos, os nossos representantes, não. A problemática do nosso país começa pela base, por cada um de nós. Todos somos responsáveis pela situação caótica em que o país se encontra.

Eu sempre levantei a bandeira e continuo afirmando que um país que contém muitas leis, infelizmente não é um país sério, pois nossos costumes são capengas. Nossos valores pessoais e coletivos deixam a desejar no que diz respeito a boa relação para com o outro.

Muitos se acham esperto e entendem que tirar vantagem em tudo é sinônimo de ser vivo e experiente, veem esta ação como lícita e que ser honesto demais é uma característica de ser tolo, bobo. O certo é se dá bem, é tirar vantagem sobre o outro. Infelizmente muitos de nós fomos educados ou porque não dizer doutrinados desta forma. Você tem que ser esperto, do contrário será colocado para trás.

O Brasil é um país de diversidade cultural riquíssima, ainda temos pessoas boas , acolhedoras, não temos guerra, pelo menos militar, não temos terremotos ou coisa do tipo, a natureza parece estar ao nosso favor. Mas, infelizmente, temos um grande massacre dos meios naturais explorados pelo bicho homem, estamos vivenciando uma degradação ambiental pela própria negligência e ganância de empresários diante das grandes construções de arranha céus e da implantação de empresas que cada vez mais poluem o meio ambiente.

LEIA:  A prática da virtude

Se nós não temos a cultura e a educação de selecionarmos o nosso lixo de casa, se não temos a consciência de que jogar lixo nas ruas traz um problema seríssimo aos córregos, bueiros e rios, estamos de forma irresponsável prejudicando as futuras gerações, sendo literalmente egoístas, não estamos pensando no nosso ecossistema.

O Brasil precisa mudar a sua cara, chega de corrupção, de tantos políticos inescrupulosos. Está na hora de refletirmos sobre os salários abusivos que estes recebem, não aguentamos mais o abuso do alto índice de inflação e da carga tributária, como também, da nossa moeda cada vez mais desvalorizada, da impunidade de bandidos, de penas brandas.

Está na hora do Brasil mudar as suas leis, sejam elas trabalhistas, pela exploração do trabalhador e da ideia ainda conservadora que nos faz lembrar casa grande e senzala, é preciso mudanças urgentes das leis criminais, aplicar penas mais severas contra bandidos, repensar o ECA, as leis voltadas a condição da segurança da mulher, chega do alto índice de menores envolvidos com o crime, basta a violência contra a mulher em seus lares.

Temos que repensar sobre as famílias da periferia, da oportunidade de trabalho, de escolas públicas mais dignas e que possam oferecer para os menos favorecidos economicamente uma oportunidade de um ofício, de uma capacitação imediata para o trabalho, que estes possam sair do ócio e terem com isso uma outra escolha de poder servir, de se sentirem úteis.

O Brasil é um país de riquezas mas infelizmente é uma nação má administrada em que os interesses são apenas para uma elite. Vamos todos juntos em uma só voz dar um basta a tanta roubalheira, ao desvio de verbas, da máfia do colarinho branco. Chegou a hora de um grande manifesto da população de lutar pelos seus direitos e não se colocar no cenário da passividade e da manipulação de massa diante dos interesse dos dominantes.

LEIA:  Quanto mais operacional, menos estratégico!

Nosso país precisa mudar, nossa segurança precisa ser revista, nossos policiais precisam ser melhor acolhido pelo estado com salários dignos e com melhor recurso para execução de trabalho. Nossos professores estão ganhando miséria, chega de tanta sacanagem com quem se propôs a ensinar, a repassar o conhecimento, a formar cidadãos para o mercado.

Quem educa são os pais, os professores têm a função de repassar o conhecimento, de fazer com que o cidadão cresça cada vez mais como ser que pensa e questiona, que não se entrega a passividade mas fala e discute, não se deixa dominar, não se deixa ser oprimido por esta corja dominante que aí está.

  • Conteúdo recente
Professor

Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, graduado em Direito, pós-graduado em Gestão Escolar, graduado em Filosofia, radialista de AM e FM e escritor.

Autor de onze livros nas áreas de autoajuda, filosofia, sociologia, Direito e educação.

Vamos somar juntos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.