Você caminha pela rua e vê um banner do McDonald’s dizendo algo como: “Venha engordar aqui e talvez até morrer de câncer.” Parece estranho? Isso é Brandalism.
O próprio McDonald’s jamais veicularia uma propaganda com dizeres assim, mas você sabe que as cadeias de fast food estão no topo da causa da obesidade no mundo e os aditivos químicos usados nos alimentos muitas vezes são causadores de câncer a longo prazo. (Nem o bacon está a salvo)
O movimento chamado Brandalism é a composição das palavras Brand (marca) e Vandalism (vandalismo) e funciona através do uso não-autorizado de uma marca com o objetivo de fazer um protesto contra a mesma marca.
Os ativistas criam propagandas falsas, onde os ativistas adicionam mensagens que propaguem ideias que essas marcas ocultam.

Esta forma de protesto começou no Reino Unido em 2012 com um pequeno grupo que destruía propagandas de locais públicos. A ideia do grupo era a luta para retomar os espaços públicos que estavam sendo tomados por propagandas e mais propagandas.
A iniciativa cresceu e tem ganhado destaque especialmente por causa da COP21, a conferência sobre o clima, sediada em Paris.





Mais do que criar anúncios falsos e artes para criticar marcas e autoridades, o propósito do Brandalism é mostrar que as grandes marcas não são donas dos espaços públicos e sim você e eu.
Essa ocupação subversiva é um grito de alento em um mundo onde as grandes corporações querem tomar todas as decisões por você, desde o que você deve comer até como deve se comportar.
Será que se metade dessas corporações deixasse de existir você sentiria falta de alguma delas?
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.