Não importa qual seja seu negócio, você precisa vender para se manter no mercado. A regra é clara.
Então vou mostrar como aplicar uma dica que vai ajudar você a aumentar as vendas e que funcionará para a maioria dos tipos de negócio.
Personalize sua mensagem
Sua empresa tem mais de um público-alvo, como uma padaria? Ou uma escola de idiomas que se comunica com públicos variados?
A forma mais inteligente de falar com esses públicos não é generalizar ao máximo a mensagem, muito pelo contrário, a saída inteligente é segmentar a mensagem.
Se você não pode focar seu negócio para um público específico, então você vai ter um trabalhinho a mais para conversar com cada público de um jeito diferente.
Exemplo:
A Bia tem uma escola de idiomas que atende alunos jovens (14 a 18), adultos (19 a 39) e o pessoal acima dos 40 anos.
O que ela fazia de errado:
Criava panfletos iguais, newsletters genéricas e no blog da escola o conteúdo era criado para funcionar com todo mundo. Era um desperdício só, precisa ver…
O que agora a Bia está fazendo e dá certo:
Criando abordagens diferentes:
- Para os jovens falando sobre as vantagens de dominar o inglês para conseguir um bom emprego e ajudando a aproveitar mais as séries e filmes legendados, livros em inglês, etc.
- Para os adultos o material ressaltando a importância de ser fluente no inglês para conseguir uma promoção no emprego.
- E para o pessoal maduro, dizendo como é bom viajar para outros países dominando a língua.
Viu como o mesmo produto atende a três públicos e ainda é possível segmentar os benefícios?
Parece óbvio, mas pouca gente se liga que tem que ser assim. O custo pode ser um pouco maior, mas a recompensa também será.
E você, concorda?
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.