Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » Arrogância e relacionamento no trabalho

Arrogância e relacionamento no trabalho

“Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade. No fundo, somos os mais bonitos…” – Rubem Alves

O que vem a ser a arrogância? Qual o seu significado? Como nós podemos conceituar o significado de ser arrogante? Por que agimos muitas vezes de forma tão arrogante do ambiente de trabalho? O que estamos querendo esconder? A arrogância afasta? Arrogância seria algo não resolvido no indivíduo? Este comportamento separa, exclui, ou o próprio indivíduo se exclui diante da sua atitude?

Quando nos debruçamos diante dos livros e pesquisamos o significado do termo através de um bom dicionário entendemos que Arrogante é: “s.f. Atitude altaneira; altivez; orgulho; insolência: ele mostra arrogância no trato.

Sinônimos de arrogância: altivez, empáfia e presunção. Definição de Arrogância – Classe gramatical: substantivo feminino. Separação das sílabas: ar-ro-gân-cia Plural: arrogâncias.

A arrogância emperra o indivíduo de prosperar, de crescer de ir muitas vezes além, de aprender, pois existe em si o orgulho constituído

As pessoas arrogantes são difíceis de convivências, pois estas são muitas vezes taxadas como donas da verdade. De nariz empinado, não aceitam o posicionamento do outro, somente ela é detentora da verdade plena e absoluta, estas se mostram para os outros como detentoras da verdade, tendo sempre o desejo do controle direto de toda situação na empresa, comumente não costumam aceitar a opinião dos outros.

Ás vezes estas pessoas com o ar de arrogância costumam impor os seus posicionamentos na empresa e exigem que todos sigam a risca todas as ordens, obedecendo a hierarquia da empresa sem questionar. O arrogante se torna mais chato ainda quando esta tem um cargo de chefia, de gerencia, de supervisão, de direção na empresa. O ´poder muitas vezes mostra como o indivíduo verdadeiramente é.

LEIA:  Organização é extensão de uma boa disciplina

Pessoas que são arrogantes comumente esconder algo, como se tivessem no seu interior de forma velada um complexo de inferioridade, uma autoestima comprometida, tem algo de errado. De alguma forma o indivíduo quer compensar uma falta, não tem a humildade de aprender, de crescer, de admitir que precisa conhecer e reaprender ou até mesmo aprender tudo de novo. Ele acha que dizer que não sabe ou admitir que não conhece algo está se tornando inferior, portanto acaba utilizando a máscara da arrogância, se impõe de alguma forma, mesmo que seja descontável para si mesma, mesmo que venha a se violentar.

Um texto Judaico diz que :A arrogância é o reino – sem a coroa. O arrogante queria ser rei e nunca será, quer ser e estar acima de todos e nunca estará pois sempre existe alguém que de alguma forma se destaca mais, seja pela condição econômica, saber, experiência de vida, etc. O filósofo Sêneca diz que : Os homens que se tornam arrogantes com o sucesso têm o mau hábito de odiarem aqueles a quem ofenderam.

Ser arrogante não traduz em nada de grandiosidade para o ser humano, pois este se encontra ainda na visão pequena do seu próprio mundo, das coisas centradas em si mesmo. Nos deparamos com isto diante um ser rígido e engessado na forma de ver o mundo por sua arrogância. O grande Renato Russo diz que O mal do século é a solidão, cada um de nós imerso em sua própria arrogância, esperando por um pouco de afeição.

Arrogância na empresa não é interessante, não traduz na beleza de crescimento do colaborador, do chefe. Sua postura é vista como arredia, distante, difícil de conciliação, de construção de vida, de ascensão espiritual e como pessoa, a título da matéria viva. Portanto é importante que o colaborador repense o seu comportamento se muitas vezes é interpretado como arredio, distante e não amigável, não companheiro, não solidário.

LEIA:  Conhecendo os 7 Elementos da sua empresa (parte 2)

Arrogância é complexo de inferioridade, de imposição de quem detém ou se acha detentor de algum poder e se ver na condição de humilhar o outro, descredenciar o próximo, não tenha dúvida, existe algo errado neste indivíduo que precisa urgentemente ser trabalhado, investigado. Ser arrogante é estar engessado de alguma forma sobre um complexo que o domina e este indivíduo tenta suprir se impondo sobre o outro.

  • Conteúdo recente
Professor

Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, graduado em Direito, pós-graduado em Gestão Escolar, graduado em Filosofia, radialista de AM e FM e escritor.

Autor de onze livros nas áreas de autoajuda, filosofia, sociologia, Direito e educação.

Vamos somar juntos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.