Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » 5 lições que você pode aprender com o Neymar

5 lições que você pode aprender com o Neymar

Já faz muito tempo que o futebol era só aquele esporte “moleque” que os jogadores só jogavam pela paixão e era o maior passatempo da molecada nas ruas. Hoje o futebol é uma poderosa indústria e os jogadores são astros que fazem essa roda, ou melhor, bola girar.

E o maior símbolo desse esporte que encanta os brasileiros sem dúvida é o Neymar, que nos últimos anos concentrou a atenção de todo o país e o olhar do mundo por sua técnica excepcional. Pra nós, aqui do Brasil ainda tivemos uma convivência quase diária com Neymar por suas incontáveis presenças em comerciais na TV, anúncios em jornais, revistas e na internet. O jogador que depois de muito flerte com os times europeus resolveu fazer as malas e agora irá jogar pelo Barcelona (que foi o carrasco do Santos no mundial de clubes em 2011).

O Neymar está em despedida pra ganhar o mundo, mas deixa algumas lições que todos podem aprender.

 

1) Família antes de tudo

Neymar pode ser um garoto que gosta de aproveitar a vida, frequentar festas e ter brinquedos caros, mas sua família sempre esteve presente. O próprio pai de Neymar, o Sr. Neymar é quem sempre gerenciou de perto a carreira e os investimentos do jogador. Quando ele começou a ganhar dinheiro no início da carreira, seu pai controlava os rendimentos à risca e só liberava uma pequena parte pra Neymar usar como quisesse.

O resultado é que essa proteção garantiu que Neymar reconhecesse o valor do dinheiro e garantiu seus investimentos. É notório que muitos jogadores talentosos se deslumbram quando começam ganhar dinheiro e por serem mal-assessorados acabam não construindo um patrímônio que dure ao encerrar a curta carreira de jogador de futebol.

 

2) Busque se diferenciar da maioria

Logo que começou a jogar como titular no Santos, Neymar adotou o corte de cabelo estilo moicano, protagonizou diversas comemorações de gol criaivas e desde então teve múltiplas variações de visual: tingiu o cabelo, cortou em cima, cortou embaixo, com luzes, sem luzes, curto, longo, etc…

Com isso ele criou sua própria tendência, que pode não agradar a todas as pessoas, mas que a garotada adora e repete. Seu estilo chama a atenção, criou esta identidade única que ajudou Neymar a favorecer seu marketing pessoal.

 

3) Humildade é fundamental

Neymar não é unanimidade nem entre os torcedores que sempre torceram com ele, quanto mais para o resto dos brasileiros. Ele teve que lidar com a truculência dos adversários, recebeu apelidos, não atingiu tantos resultados quanto gostaria e muita gente acha que ultimamente ele vinha se preocupando mais com suas propagandas do que com o futebol em si.

LEIA:  Malefícios da procrastinação

Mas o fato é que Neymar sempre foi conhecido por ser disciplinado, humilde e simpático com os fãs e jornalistas. Jornalistas esses que muito o elogiam por sua simplicidade e acessibilidade. Esse comportamento não só ajuda alguém a vender produtos, mas também a conquistar mais influência e pessoas que se importam com ele.

 

4) Use o poder da imagem a seu favor

Antes de partir para a europa, é sabido que Neymar ganha muito mais dinheiro através de sua imagem do que como futebolista. Seu marketing pessoal e postura de bom moço fazem dele o queridinho dos anunciantes de todo tipo de coisa. Segundo pesquisas recentes, Neymar está entre as três personalidades que mais aparecem na mídia publicitária.

Neymar nunca foi de se envolver em brigas ou polêmicas, mas sua assessoria capitaneada pelo pai e uma empresa de consultoria esportista ajudou Neymar a fazer as melhores escolhas e também a blindar o jogador de situações indesejadas. Até seus relacionamentos sempre foram observados de perto pelos assessores para que nada indesejado vazasse e comprometesse sua imagem.

 

5) Aproveite cada mercado o máximo que puder

Neymar poderia ter ido jogar na europa há muito tempo, mas ele junto com o Santos Futebol Clube negociaram muito para que ele ficasse aqui por mais algum tempo. O time garantiu um salário grande engordado com verbas de patrocínio, royalties e outros benefíios. Junto com o salário Neymar duplicou sua renda com suas campanhas publicitárias.

A decisão de continuar no Brasil por mais estes anos ao invés de correr pra europa assim que despontou como craque, como acontece na maioria dos craques revelados no país foi uma decisão acertada. Ficando aqui Neymar teve muito mais tempo pra solidificar sua imagem para os brasileiros, ganhar tanto dinheiro quanto pôde e ainda atiçar os europeus que cobriam as propostas uns dos outros pra levá-lo embora.

Agora que Neymar já conseguiu provar que era o melhor do Brasil, ele vai ter que começar sua carreira de novo aos olhos do mundo inteiro. A qualidade superior, assim como toda a estrutura do futebol europeu vai fazer de Neymar um jogador mais completo e menos deslumbrado ao atuar junto com os craques do primeiro escalão.

LEIA:  A 3ª Lei de Newton adaptada às relações humanas

 

6) Talento é fundamental

Sem seu talento excepcional, Neymar seria mais um jogador mediocre a figurar entre os noticiários esportivos e trocar de clube a todo momento. Ele só teve tantas oportunidades, porque de fato é um grande jogador. Não um jogador perfeito, mas um grande jogador.

Infelizmente nos últimos meses o time do Santos dependia muito de seu melhor jogador e o restante não conseguia formar uma equipe sólida para atingir melhores resultados. E essa deficiência do time já era conhecida por todos os adversários que cercavam Neymar e com isso impediam o time de jogar melhor.

Jogando pelo Barcelona ao lado do então melhor jogador do mundo, Lionel Messi e cercado de outros grandes jogadores, Neymar vai ter uma equipe mais homogênea e vai poder mostrar seu talento com mais tranquilidade. Ter uma equipe competente é fundamental para atingir melhores resultados e numa empresa ou no futebol isso não muda muito.

 

 

É isso aí, Neymar. Boa sorte nessa nova jornada!

(Descobrimos que seu objetivo é conquistar a américa do sul, europa e mais um continente à sua escolha!)

  • Conteúdo recente
Founder Lidero

Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.

Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.

Vamos somar juntos

2 comentários em “5 lições que você pode aprender com o Neymar”

  1. Pablo De Paula Bravin

    De fato, o Neymar vai muito além de seu cabelo estiloso e talento irrefragrável para jogar futebol, ele é um conjunto de vários atributos que levaram o mesmo a se tornar o que é hoje, ou seja, um fenômeno.

    Parabéns pelo artigo.

    1. Obrigado, Pablo.

      A gente sempre tenta destacar exemplos interessantes fora da caixinha que todo mundo enxerga e acho que tem funcionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.