Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » Gratidão

Gratidão

Ser grato é dizer sempre para si mesmo, sou grato por todos que estiveram comigo nas jornadas mais difíceis da minha vida, sou grato por aqueles que me ajudar, que me deram aquela força que eu tanto precisava naquele momento, sou grato por aqueles que tiveram um papel especial na minha vida, por algum momento estiveram ali, presentes, acreditaram em mim, me acolheram, não me julgaram, me respeitaram, me amaram.  

A falta de gratidão pode ser vista como uma característica negativa em uma pessoa e pode causar problemas em relacionamentos pessoais e profissionais. O filósofo grego Epicuro menciona que “As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”. Devemos ser gratos pela vida, pela existência, por nossa presentificarão, pelas pessoas que passaram e que estão presente na nossa vida, devemos ser gratos pela vida, pelo viver diante da sua plenitude, pela beleza e a essência de cada tempo, de cada movimento.

A ingratidão é traduzida como a falta de reconhecimento ou apreciação por algo que foi feito por outra pessoa. É uma emoção negativa, perniciosa, malévola, que machuca, que traz um mal estar, que pode ser sentida por aqueles que se sentem desvalorizados ou não reconhecidos. A ingratidão pode ter várias causas, incluindo egoísmo, inveja, ressentimento ou simplesmente falta de consciência sobre a importância da gratidão em relação ao próximo, nada mais é do que a falta de tato, de amor ao próximo.

A falta de gratidão pode ter consequências negativas para a pessoa que não é grata e para aqueles ao seu redor. Pode levar a sentimentos de mágoa, de tristeza, de decepção, sentimento de ira, e frustração em outras pessoas. Em alguns casos, a ingratidão pode levar a um rompimentos natural de relacionamentos pessoais e profissionais.

LEIA:  Ah, se eu soubesse...

A gratidão faz bem, ela está coadunada a um bem estar, impulsiona de forma direta à saúde mental e física. Estudos mostram que as pessoas que praticam a gratidão regularmente são mais felizes e têm menos sintomas de depressão e ansiedade. A gratidão pode melhorar o sono, reduzir o estresse e melhora os relacionamentos de uma forma geral. Ser grato ao outro nos fortalece, nos traz o sentimento de estarmos bem com a nossa consciência.

O filósofo Sêneca diz que: “Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida”. Agradeça as pessoas que te ajudaram na tua jornada, seja eternamente grato a estas pessoas, diga para ela, sou grato a tudo que tu fizeste na minha vida, sou grato pelo que sou hoje pois tu tens uma participação especial nas minhas conquistas, te agradeço de coração, você é uma pessoa especial na minha vida.

A ingratidão pode ter consequências tóxicas, malévolas, perniciosas para a pessoa que não é grata. Faz-se necessário refletir sobre as causas que estão ocultas e procurar encontrar formas de reverter este quadro. Ao expressarmos gratidão de forma rotineira, de forma contínua, a partir do momento que criamos um hábito estamos praticando com isto a empatia e a compaixão e ser consciente por tudo que você é grato. Nós podemos mudar o nosso quadro, o nosso cenário, melhorarmos com isto os nossos relacionamentos com o nosso próximo. Isto acaba influenciando no seu ambiente pessoal, familiar, no seu ambiente de trabalho, no contato direto das pessoas que você ama, isto traz uma força interior.

  • Conteúdo recente
Vamos somar juntos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.