A depressão pode acometer pessoas que passaram por eventos negativos como traumas, abusos, desemprego, luto, entre outros. Isso acaba originando conflitos internos que muitos de nós pensamos que resolveremos apenas por meio de atividades físicas, encontros sociais ou com atividades profissionais. Ao recorrermos à estas atividades, de fato temos a impressão de que conseguimos dominá-los. Mas é aí que mora o perigo, porque a depressão pode ser causada pela nossa falta de capacidade em lidar com nossos conflitos internos.
A busca pelo autoconhecimento pode ser uma maneira para que possamos resolvê-los. No entanto, nem sempre sabemos por onde começar ou como organizar nossos pensamentos. Por isso é muito importante o apoio de um psicólogo para trabalharmos nosso autoconhecimento. Não devemos ter vergonha em assumir que precisamos dessa ajuda. Não devemos supor que isso é um sinal de fraqueza. Muito pelo contrário, só denota a coragem de enfrentar problemas reais que ocorrerem em determinadas fases de nossas vidas.
Algumas pessoas têm noção de que precisam de apoio psicológico e procuram este atendimento. Entretanto, algumas no início do tratamento quando começam a ter melhoras significativas, acabam por acreditar que a depressão já está dominada e abandonam a terapia sem a alta de um profissional que tem experiência e condições técnicas para fazer esta avaliação de forma mais segura. É nesta situação que a depressão quando retorna, costuma vir com força total e com alto poder de destruição, pois os conflitos internos além de não terem sido resolvidos, permaneceram em estado de hibernação. E aí quando ocorre um evento significativo, este serve de gatilho para que este novo conflito junte-se aos demais e isso tudo acaba vindo de uma forma muito mais intensa. É por este motivo que é recomendável que a terapia seja encarada como um tratamento de longo prazo.
Esta época de quarentena e isolamento social que estamos vivemos, acabou trazendo à tona muitos de nossos conflitos internos que eram camuflados mais facilmente por conta das atividades sociais fora de nossos lares, mas que agora estão submergindo. Não é mais possível deixá-los em estado de hibernação ou fugir deles. Portanto, o meu desejo é de que nós saibamos usar este momento para refletirmos sobre a importância de buscarmos nosso autoconhecimento para aprendermos a lidar da melhor forma possível com com nossos conflitos, e com isso derrotar este inimigo que vem fazendo muito mais vítimas do que a própria pandemia.
Que tenhamos serenidade e coragem para enfrentarmos este desafio.
OBS: É importante salientar que existem diversos níveis ou tipologias de depressão. Em alguns caso é necessário o apoio médico com tratamento especializado. Não se pode afirmar categoricamente que apenas o autoconhecimento resolverá todos os casos depressivos. Esta reflexão tem como objetivo apresentar um olhar sobre a importância do autoconhecimento como umas das inúmeras abordagens existentes para o tratamento da depressão.
Um grande abraço fraterno!
Especialista em qualidade, meio ambiente, gestão de riscos, segurança do trabalho e saúde ocupacional.
Meu propósito é simplificar e desmistificar as normas ISO de Gestão.
Possuo mais de 15 anos de experiência, nas áreas de gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional (QSMS).
Atuo em projetos de consultoria para implantação e certificação de Sistemas de Gestão nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001/ISO 45001, ISO 37001, e ISO 56002.
Sou criador da ISO Show que mistura palestra e apresentação musical como o objetivo de melhorar o engajamento das pessoas de forma dinâmica e participativa.
Também sou fundador da ALLUS, uma empresa oferece serviços de consultoria, treinamentos e auditorias nas áreas de qualidade, meio ambiente, gestão de riscos, segurança do trabalho e saúde ocupacional.