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Existe uma receita para o sucesso do seu negócio? – Parte 1: Estudando o terreno

Esta é uma pergunta que não possui uma resposta certa e pontual. Gostaria de utilizar uma analogia para que possa desenvolver uma metodologia de aprendizagem de fácil compreensão. Vamos entender as similaridades entre o empreendedor e o agricultor. 

Fertilidade da terra

Identificar solo fértil é primeiro passo. Esta avaliação é fundamental para que possamos investir na preparação do terreno para início do plantio. Para ambiência dos negócios, se faz necessário também observar se o mercado alvo possui características mínimas e necessárias para implantar uma estrutura de negócios.  Vejamos quais pontos podemos avaliar fertilidade do seu segmento.

  • Nível de necessidade
  • Estudo de Viabilidade operacional 
  • Característica de Elasticidade econômica 

Nível de Necessidade

O mercado pretendido é de primeira, intermediária ou pode ser considerado baixa necessidade? Esta identificação é muito importante para avaliarmos o nível de blindagem do seu produto e/ou serviço em condições adversas. 

Segmentos como de alimentos e saúde são considerados de extrema necessidade para todos nós.  Podemos também citar novos setores que diante da nova conjuntura digital também se tornaram serviços essenciais: Hardware e equipamentos de informática e a velocidade de conexão de internet. 

Estudo de Viabilidade Operacional

Podemos considerar um dos pontos mais críticos para micro e pequenas empresas. Avaliação técnica financeira fundamental para identificar se o seu negócio possui uma capacidade de geração de lucro compatível com o seu nível de investimento. 

Nesta etapa iremos avaliar seguintes pontos:

  • Estudo de composição de custos 
  • Avaliação do preço praticado no mercado
  • Identificação estrutura despesas operacionais
  • Estudo da curva Ponto de equilíbrio
  • Auditoria de lucro

Características Elasticidade Econômica

Esta etapa vai avaliar o nível de sensibilidade entre preço de venda e variação da demanda. Neste estudo teremos os seguintes tipos: 

LEIA:  Como desenvolver uma forte cultura organizacional

Produtos e serviços elásticos:

Possuem substitutos fáceis. O mínimo acréscimo de preço irá ocorrer uma grande redução de consumo. 

Produtos e serviços inelásticos:

Caracterizados por serem de primeira necessidade, os consumidores desta categoria não são sensíveis às elevações de preços. Você não irá deixar de comprar seu remédio de diabetes que é essencial para a sua qualidade de vida se o laboratório alterou em X % valor de aquisição?

Pudemos constatar que saber aonde estamos “pisando” é fundamental, seja para o agricultor ou empreendedor! 
A experiência é importante neste processo, mas não substitui um fator decisivo em todo esse processo: ISENÇÃO COGNITIVA. No momento da avaliação não importa a sua opinião e não a deixe interferir na sua análise.

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Consultor na Girão Consultoria

Bacharel em Administração de Empresas, 2001 – Faculdade de Fortaleza (Unifor). Pós-graduado – Especialista em Marketing – Fundação Getúlio Vargas – RJ, 2003
Experiência de 20 anos na área de Gestão de Negócios nas seguintes áreas: Telefonia Fixa e Móvel, Perfumaria & Cosméticos, Aquicultura, Turismo e Franquias.

Consultor Corporativo da Faculdade CDL de Fortaleza e Cursos de extensão. Professor de pós-graduação na área da Odontologia, ministrando conteúdos de Marketing e Gestão Profissional de Clínicas e Consultórios. Realizo também Palestras para eventos acadêmicos e Empresariais. Sócio Diretor da Empresa Girão Consultoria, com sede na cidade de Fortaleza.

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