Esta é uma pergunta que não possui uma resposta certa e pontual. Gostaria de utilizar uma analogia para que possa desenvolver uma metodologia de aprendizagem de fácil compreensão. Vamos entender as similaridades entre o empreendedor e o agricultor.
Fertilidade da terra
Identificar solo fértil é primeiro passo. Esta avaliação é fundamental para que possamos investir na preparação do terreno para início do plantio. Para ambiência dos negócios, se faz necessário também observar se o mercado alvo possui características mínimas e necessárias para implantar uma estrutura de negócios. Vejamos quais pontos podemos avaliar fertilidade do seu segmento.
- Nível de necessidade
- Estudo de Viabilidade operacional
- Característica de Elasticidade econômica
Nível de Necessidade
O mercado pretendido é de primeira, intermediária ou pode ser considerado baixa necessidade? Esta identificação é muito importante para avaliarmos o nível de blindagem do seu produto e/ou serviço em condições adversas.
Segmentos como de alimentos e saúde são considerados de extrema necessidade para todos nós. Podemos também citar novos setores que diante da nova conjuntura digital também se tornaram serviços essenciais: Hardware e equipamentos de informática e a velocidade de conexão de internet.
Estudo de Viabilidade Operacional
Podemos considerar um dos pontos mais críticos para micro e pequenas empresas. Avaliação técnica financeira fundamental para identificar se o seu negócio possui uma capacidade de geração de lucro compatível com o seu nível de investimento.
Nesta etapa iremos avaliar seguintes pontos:
- Estudo de composição de custos
- Avaliação do preço praticado no mercado
- Identificação estrutura despesas operacionais
- Estudo da curva Ponto de equilíbrio
- Auditoria de lucro
Características Elasticidade Econômica
Esta etapa vai avaliar o nível de sensibilidade entre preço de venda e variação da demanda. Neste estudo teremos os seguintes tipos:
Produtos e serviços elásticos:
Possuem substitutos fáceis. O mínimo acréscimo de preço irá ocorrer uma grande redução de consumo.
Produtos e serviços inelásticos:
Caracterizados por serem de primeira necessidade, os consumidores desta categoria não são sensíveis às elevações de preços. Você não irá deixar de comprar seu remédio de diabetes que é essencial para a sua qualidade de vida se o laboratório alterou em X % valor de aquisição?
Pudemos constatar que saber aonde estamos “pisando” é fundamental, seja para o agricultor ou empreendedor!
A experiência é importante neste processo, mas não substitui um fator decisivo em todo esse processo: ISENÇÃO COGNITIVA. No momento da avaliação não importa a sua opinião e não a deixe interferir na sua análise.
Bacharel em Administração de Empresas, 2001 – Faculdade de Fortaleza (Unifor). Pós-graduado – Especialista em Marketing – Fundação Getúlio Vargas – RJ, 2003
Experiência de 20 anos na área de Gestão de Negócios nas seguintes áreas: Telefonia Fixa e Móvel, Perfumaria & Cosméticos, Aquicultura, Turismo e Franquias.
Consultor Corporativo da Faculdade CDL de Fortaleza e Cursos de extensão. Professor de pós-graduação na área da Odontologia, ministrando conteúdos de Marketing e Gestão Profissional de Clínicas e Consultórios. Realizo também Palestras para eventos acadêmicos e Empresariais. Sócio Diretor da Empresa Girão Consultoria, com sede na cidade de Fortaleza.