Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » Promovi um bom vendedor. Deu tudo errado.

Promovi um bom vendedor. Deu tudo errado.

“Rafael, Promovi o melhor vendedor que tínhamos a gerente, como forma de reconhecer seu talento. Mas ao invés dele transformar a equipe, as vendas despencaram, ele perdeu a animação e agora meus sócios até cogitam mandá-lo embora. Ninguém entendeu nada. O que aconteceu?

Será que uma palestra motivacional pode ajudar ele a voltar a ser o que era?”

Vocês tinham um grande vendedor, agora perderam o vendedor e até o gerente. Que situação!

Você me perguntou o que aconteceu. A resposta é mais simples do que parece, mas antes de saltar direto, vamos entender um pouco como funciona a motivação.

Os gatilhos que motivam e satisfazem um profissional diferem de pessoa para pessoa. Há as que almejam mais poder, outras dinheiro e as que prezam por mais liberdade. Há outros gatilhos menores, mas sempre girando em torno dos três maiores.

Se Júlia quer um trabalho onde possa passar mais tempo com os filhos, ela no fundo quer mais liberdade. Se Jorge quer ser a grande referência da empresa, ele está buscando mais poder, ainda que social.

A evolução natural na carreira parece óbvia para os incautos, de destaque no departamento para o líder do departamento, certo?

Infelizmente não é assim que funciona. Alguns empresários ainda não compreendem este ponto, mas o cargo de liderança é uma posição delicada que requer muita atenção e treinamento.

Vocês arremessaram seu melhor vendedor nas chamas dos problemas que um líder sofre, ele ganhou um aumento, mas vieram responsabilidade bem distantes do habitual e que requerem outro nível de qualidades.

Meu conselho é que você devolva o seu vendedor ao habitat dele que é vender bem. E como incentivá-lo? Aumente os bônus, ou suba mais o nível dele, use-o como referência para os outros e faça dele um mentor para que os outros vendedores da equipe um dia sejam tão bons quanto ele.

LEIA:  Melhorando no cargo de gerente

Pra ser bom gerente, você não precisa de um bom vendedor, mas de um bom gerente.

E um bom gerente não precisa ser um bom vendedor.

Espero ter ajudado!

Sucesso e Soberania, Sempre!

 

Quer ter sua dúvida respondida na coluna Dr. Empresa? Mande sua pergunta para contato@geracaoempreende.com.br.

  • Conteúdo recente
Founder Lidero

Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.

Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.

Vamos somar juntos

2 comentários em “Promovi um bom vendedor. Deu tudo errado.”

  1. Gostei do texto, pois me fez compreender que cada funcionário exerce sua função de acordo com suas habilidades e que promover um funcionário a uma outra função pode vir a ser um grande erro. Já que as excelente habilidades eram da função anterior. Por tanto quando se percebe que um funcionário estar na fase de ser promovido, se faz isso com gratificações e não com troca de função.

  2. Gostei do texto, pois me fez compreender que cada funcionário exerce sua função de acordo com suas habilidades e que promover um funcionário a uma outra função pode vir a ser um grande erro. Já que as excelente habilidades eram da função anterior. Por tanto quando se percebe que um funcionário estar na fase de ser promovido, se faz isso com gratificações e não com troca de função.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.