O papel do líder é fundamental para o funcionamento e sanidade de um grupo, um país e até sua empresa. E onde o chefe se encaixa?
A figura do líder é admirada por uns e temida por outros. Alguns escolhem sê-lo, outros preferem passar longe dessa posição e outros precisam assumir esse papel para a busca de algum resultado, ou para que algo funcione.
Nós seres humanos, cientificamente catalogados como Homo sapiens, somos também classificados como animais sociais. Nosso instinto primitivo é a convivência em bandos. Talvez por uma herança genética em nosso cérebro reptiliano, ainda hoje com internet e carros elétricos sentimos a necessidade de estar em contato com outros semelhantes.
E assim como os bandos de nossos antepassados que caçavam em grupo, desde os tempos paleolíticos, há a figura de um líder que coordena o restante do bando.
Eu costumo separar a figura do líder e do chefe entendendo que o chefe tem uma autoridade organizacional, mas ele pode ou não ser um líder de verdade, que é aquele que é seguido pelos outros genuinamente.
A posição de líder não é comprável, ela não vem junto com o cargo e nem é assimilada quando você abre um negócio. A liderança é uma habilidade que pode ser inata, isto é, nascida com a pessoa ou adquirida e aperfeiçoada com o tempo.
Os seguidores é quem elegem o líder. Seja ele ou ela superior hierárquico ou não.
Em todo departamento, grupo de projeto ou empresa existe uma figura a quem muitos recorrem para tirar dúvidas, conseguir orientação e as pessoas seguiriam essa pessoa em árduas tarefas se isso fosse necessário. Esse líder nem sempre é o gerente do setor ou o dono da empresa, muitas vezes é um par de função.
O líder pode pedir um pouco mais dos seus seguidores, porque ele demonstra genuinamente que deseja o bem coletivo e ao mesmo tempo a busca por um resultado mútuo. E ele vai conduzir a equipe para atingir os resultados, ainda que ele não seja o “chefe” daquelas pessoas.
Enquanto o chefe usa sua autoridade para conseguir o que ele deseja, o líder convence as pessoas e mostra que o trabalho vale a pena. E que ele está lá para servir à equipe ao longo da jornada.
Os chefes tendem a ser crianças mimadas que usam sua posição para oprimir e esmagar os subordinados. Exigem esforço quando eles não o fazem. Punem sempre e quase nunca recompensam como se deve.
O líder orienta as pessoas, trabalha lado a lado, normalmente mais do que os outros e cobra, mas também recompensa e reconhece.
Toda empresa tem um ou mais líderes. Se você é empresário, esse líder tem que ser você. As pessoas só seguem os chefes por obrigação, mas o líder elas seguem a vida toda.
O mundo já tem muitos chefes. Em alguns lugares mais chefes até do que subordinados. Isso é péssimo para os resultados e para a moral dos funcionários, além de só favorecer o ego e o abuso de poder das pessoas tacanhas que se apegam aos pequenos poderes como forma de equilibrar sua própria insignificância.
Seja você o líder que vai mudar a vida das pessoas e impulsioná-las para atingir os resultados.
Quando não existe líder por perto, é porque o líder deveria ser você.
Seja o exemplo para as pessoas. Lidere com responsabilidade, empenho e ternura.
Sucesso e Soberania, Sempre.
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.
Ótima definição. Me fez perceber que gerenciar não significa controlar, mas sim direcionar e fazer parte do trabalho desenvolvido. Isso faz o diferencial para o sucesso da empresa.
Existe muitos chefes e poucos líderes!
Admiro essas pessoas que usam sua capacidade de se comunicar e suas experiência de outros empregos para ajudar isso se chama liderança.E adorei a força que se coloca o chamado “chefe” e “líder” esse portal é uma porta para quem está a procura de empregos ou mesmo para chefes que já tenham empresas,isso é uma boa forma de se torna um ótimo líder dentro da sua própria empresa. Parabéns pelo trabalho
Luana Queiroz de Almeida
Curso:Ciências contábeis
Sociedade de ensino superior Madre Francisca lechner
Faculdade católica nossa senhora das vitórias
Existe muitos chefes e poucos líderes!
Admiro essas pessoas que usam sua capacidade de se comunicar e suas experiência de outros empregos para ajudar isso se chama liderança.E adorei a força que se coloca o chamado “chefe” e “líder” esse portal é uma porta para quem está a procura de empregos ou mesmo para chefes que já tenham empresas,isso é uma boa forma de se torna um ótimo líder dentro da sua própria empresa. Parabéns pelo trabalho
Luana Queiroz de Almeida
Curso:Ciências contábeis
Sociedade de ensino superior Madre Francisca lechner
Faculdade católica nossa senhora das vitórias
“Muito importante o desempenho do lider pois ele garante uma organizacao e acima de tudo o crescimento da empresa.”
Faculdade católica nossa senhora das vitorias
É isso, Francisco. O líder é o grande cabeça de qualquer empresa ou processo. Se a cabeça é estragada, o corpo vai junto. Mas se o líder sabe extrair o melhor de cada um, então ninguém vai segurar aquela equipe.
Verdade.
Turma: ciencias contabeis
Faculdade catolica nossa senhora das vitorias.
Concordo quando diz: “Os chefes tendem a ser crianças mimadas que usam sua posição para oprimir e esmagar os subordinados. Exigem esforço quando eles não o fazem. Punem sempre e quase nunca recompensam como se deve.
O líder orienta as pessoas, trabalha lado a lado, normalmente mais do que os outros e cobra, mas também recompensa e reconhece.”
Quando se é líder, você tem muito a crescer junto de sua equipe mas quando se é apenas chefe até o convívio fica difícil. Belo texto
Obrigado, Ueverton!
No dia em que houver mais líderes e menos chefes, nosso país avançará e MUITO.
É muito importante o papel de um líder em uma empresa, ele não posa como uma autoridade máxima,mas sim como um guia, como um orientador.
Isso aí, Valdilânia! Obrigado pelo comentário.