Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » Às vezes é melhor ficar calado

Às vezes é melhor ficar calado

“É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida.” – Abraham Lincoln

Trabalhar em empresa, é algo fascinante. Trabalhamos com as diferenças, nos deparamos com personalidades distintas, trabalhamos com pessoas, o que não é tão simples, na realidade trabalhar com o outro é trabalhar com as diferenças.

Relacionar-se com pessoas é pensar que a priore estamos trabalhando com a individualidade e a particularidade do indivíduo, a essência de cada um que é única. É estarmos atentos na peculiaridade do ser, da personalidade de cada ente. Quem sou, o que sou, o que trago, faz parte da minha vida, da minha trajetória, por isto eu sou diferente do outro. Todos nós temos a nossa própria particularidade, a visão única de ver a vida como ela é, como ela se apresenta.

Numa empresa onde existe um número grande de colaboradores nos deparamos com situações adversas, com pessoas reservadas, falantes, caladas, comunicativas, solidárias e temos os chamados famosos “puxa sacos dos chefes” por extensão são muitas vezes falsos e não podemos confiar, não podemos dar nenhum crédito de confiança pois nunca sabemos de que lado este estar.

Com isto, faz-se necessário nós falarmos pouco, falarmos o necessário, meditarmos diante da concentração do nosso trabalho e ficarmos calados diante de determinadas situações que não venham a ser confortáveis. Às vezes é melhor calar, ficarmos na nossa reserva. O silêncio muitas vezes é a melhor linguagem…cale, cale. Esqueça o “disse-me-disse” e não se alimenta da discórdia que possa vir a pairar no seu ambiente de trabalho, faça silencio, fique na reserva.

Muitos chegarão para você para falar mal da empresa, de forma insatisfeita para falar da empresa que você também faz parte que você veste a camisa. Portanto, fique na sua, não fale nada, deixe que falem. Faça a reserva do seu silêncio, não compartilhe com os seus colegas o pessimismo e o negativismo . Muitas vezes àqueles que você mais confia, ou acha que confiava e que resolveu desabafar os seus infortúnios vivenciado na empresa é exatamente aquele que vai te apunhalar pelas cotas.

LEIA:  Como viver de maneira intensa

Existem situações na nossa atividade de labor que é melhor calar, o abuso muitas vezes parte do supervisor, do diretor, do chefe de departamento…enfim, sempre você se deparará com este tipo de situação, de desconforto, de mal estar pela presença e postura de seu colega, ou de seu chefe diretamente, cale-se. No momento certo você falará o que for necessário, para a pessoa certa, no momento certo. Tenha a paciência que tiver que ter, você aprenderá muito com isto, é fato.

Reflita, quais são as suas dificuldades enfrentadas no ambiente de trabalho? Quem são os seus chefes, seus supervisores? Quais os problemas que você tem enfrentado ou precisa enfrentar? Como tem sido a sua inteligência emocional diante deste enfrentamento, portanto calar-se muitas vezes é mais prudente.

  • Conteúdo recente
Professor

Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, graduado em Direito, pós-graduado em Gestão Escolar, graduado em Filosofia, radialista de AM e FM e escritor.

Autor de onze livros nas áreas de autoajuda, filosofia, sociologia, Direito e educação.

Vamos somar juntos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.