Diga não sem se constranger, saiba dizer não sem se sentir mal, simplesmente diga “Não”. Eu não quero, eu não posso, eu respeito os meus limites. Aprenda a dizer não sem precisar se explicar, nem sempre você precisa estar dando satisfações. Não se violente no seu ambiente de trabalho. O não muitas vezes é necessário, não é simples, mas faz parte.
Muitos de nós têm uma certa dificuldade para dizer não e eu não tenho dúvida que tanto eu quanto você fazemos parte deste cenário. Dizer não, não é tão difícil mas também não é simples. Como bem cita Diana Santana: Um dia você aprende que errar é humano, que aprender é necessário, que correr risco é inevitável, chorar é natural ser feliz é consequência. Então um dia você aprende que suas escolhas fazem sua vida…
Nós sempre estamos fazendo escolhas, nestas escolhas muitas vezes dizemos “não”, temos que saber dizer não. Pode até doer no início, mas é necessário, nós temos que ter forças para dizer o “não” ,se necessário for.
Como dizer não sem se sentir constrangido? Como dizer não sem se sentir mal, abalado, preocupado por uma atitude rápida mas que você precisa dizer? Claro que esta postura do dizer não é muitas precisa ser muitas vezes imediata, não se pode pensar muito, simplesmente tem que dizer. Portanto, dizer não é uma oportunidade que você tem de mudar as coisas, de não se violentar . Pois jamais você pode dizer um sim em que este sim vem a trazer para si uma violência a sua pessoa, aos seus valores, princípios.
Se você não quer se sentir mal, não quer ter aquela sensação estranha de ser agredido na sua própria ação, violentado diante dos seus princípios, se sentir mal e reclamar para si mesmo de dizer, diga o não.
Muitas vezes nós nos questionamos, meu Deus porque eu não disse não, diga e diga para não sofrer depois. Dizer um não requer prudência, equilíbrio, estar pronto para o comportamento de outro que pode se agradar ou não do seu não. Se você não está pronto para determinada proposta de cargo na empresa saiba dizer não. Não tenha medo de dizer, é melhor e mais prudente para você.Não faça nada para simplesmente agradar o teu chefe se você está insatisfeito.
Existem momentos das nossas vidas que precisamos saber dizer não. Ex: Eu não bebo, portanto não posso te acompanhar, eu não fumo, portanto não posso aceitar o teu cigarro, obrigado mas eu não fumo, pode me chamar de careta, digo não ao cigarro. Para saber dizer não também requer de nós um amadurecimento, temos que ter jeito, tato de como abordarmos as situações que nos são postas. Saber dizer não exige de nós maturidade emocional para saber dizer e receber. espiritual.
Nem sempre dizer “não” é confortável, causa transtorno para quem vai dizer e para quem vai receber, seja um “não” num relacionamento, seja um “não” no ambiente de trabalho, eu não posso mais ficar com você na empresa, portanto eu não posso mais estar com você, eu não quero mais você no nosso quadro, enfim o não tem várias situações que nos levam a este posicionamento delicado.
Posicionar-se diante do “não” é antes de tudo está pronto consigo mesmo, estar bem, saber que a sua posição não vai lhe fazer mal, claro que para o outro que recebe este não, não é aquilo que ele espera ou esperava, é delicado, sabemos disso.
Nem sempre podemos e devemos dizer sempre sim… isto não é bom para você, para mim que estamos sempre nos trabalhando. Saber dizer sim no momento certo, se está coerente com aquilo que desejamos tudo bem, mas saber dizer “não” também é maturidade, discernimento, crescimento espiritual e material.
“Às vezes é preciso perder pra dar valor. Chorar para aprender a amar.
Confiar para se entregar.
Ouvir para nunca gritar.
Todos irão sofrer um dia, para saber o verdadeiro sentido da felicidade!
Se sentir saudades procure,
Se sentir vontade faça,
Se tiver medo lute,
Se perder esqueça, mesmo que doa,
Se gostar viva!
Mais Lembre-se que nunca é tarde para recomeçar.”
– Autor desconhecido
Saiba dizer não. Dizer não é sabedoria e discernimento quando necessário for, não tente agradar ao outro dizendo sim e se sentindo mal em seu coração, diga “não” e seja feliz, diga “não” sem se sentir mal.
Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, graduado em Direito, pós-graduado em Gestão Escolar, graduado em Filosofia, radialista de AM e FM e escritor.
Autor de onze livros nas áreas de autoajuda, filosofia, sociologia, Direito e educação.
Me chamo Maria Cristiane Magalhães Cipriano,Aluna do curso de Administração da Uva, quarto semestre, Polo de Paraipaba Ceará. Venho opinar sobre o artigo ”Aprenda a Dizer não no Ambiente de Trabalho”, do nosso amigo colunista Júlio di Paula. A minha conclusão é que ao violentar os nossos princípios e nossa conduta, passamos por momentos constrangedores no ambiente organizacional ou na vida pessoal. Levando pro lado empresarial, muitas vezes os chefes impõe ao colaborador cargos ou momentos que não faz por agradar as duas partes, no entanto quando o colaborador for a parte prejudicada, e é uma pessoa que não se impõe e faz isso pra agradar o chefe, essa pessoa irá se agredir e será uma pessoa infeliz e insatisfeita dentro do ambiente de trabalho, ou em qualquer outra situação.
Saber se posicionar diante desse impasse é ser uma pessoa segura de si e ser maduro, é saber se sobresair de situações constrangedoras, é ser equilibrado, e significa está bem com seu interior.
Algumas situações são típicas: um colega de trabalho pede que faça algo por ele, e mesmo sem poder você diz sim pois não quer que seu colega fique chateado com você.
Quando agimos de forma assertiva nos sentimos melhor conosco e com as pessoas a nossa volta, pois estabelecemos relações mais honestas; adquirimos uma postura mais ativa, tomando decisões e agindo de forma a obter o que realmente se deseja; melhoramos a autoconfiança na medida em que se temos um maior controle das situações cotidianas; e sabemos nos respeitar mais e conquistar o respeito das pessoas a nossa volta.
Exercendo seus direitos, comportando-se de maneira assertiva, sabendo dizer não quando realmente for necessário você poderá perceber o quanto se sentirá mais leve, mais relaxado e bem consigo mesmo!
Aluno: José Jerfeson Ferreira Sousa – UVA – POLO DE PARAIPABA – QUARTO SEMESTRE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
Dizer não.
Não é maturidade
nem discernimento
é simplesmente dizer não.
Curso de Administração, 4º Semestre
Universidade Vale do Acaraú ,
Dizer não, é sempre difícil seja em qualquer local ou circunstância, ainda mais quando se trata de um grande amigo ou de um chefe. Mas há também pessoas, (eu por exemplo) que não consigo dizer não apenas pelo fato de as pessoas não me acharem uma chata, eu chamo isso de “politica da boa vizinhança” outros chamam de”coração mole”. Mas compreendo que nem sempre podemos ou devemos dizer sim, haja visto, que “não se pode abraçar o mundo com as pernas”
Emanuelle Alves Carneiro
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Curso de Administração
Aprendendo dizer um não é necessário e fundamental para conseguir uma boa produtividade no trabalho. Quando nós assumimos compromissos e tarefas que nos é solicitada, podemos nos sobrecarregar por aceitar mais tarefas do que nós damos conta e um não nessa horas seria o mais conveniente profissionalmente.
Monique Carvalho de Sousa
Curso: Administração
Universidade Estadual Vale do Acaraú- ce
Paraipaba
4º simestre- Noite
Professor: Julio di Paulo
Dizer não para min ainda é muito difícil estou em uma empresa há 6 anos e na empresa passo por vários setores e quando alguém tem dificuldade nestes setores me chamam la se vai eu resolver o problema deixando de executar as tarefas que estão sobre minha responsabilidade e isso me prejudica pois meu chefe nem leva em conta a situação.
Preciso não sentir culpa em dizer não pois é necessario.
reflita sobre esta questão, Ainda a tempo.
Reflita sobre esta questão pois ainda há tempo!!!!!!!11
Texto muito esclarecedor e verdadeiro, mostra uma realidade vivida por muitos em diversas áreas, independente da função ou cargo, o “não” sempre será uma árdua tarefa à quem for faze-lá, por isso a importância do amadurecimento para tais decisões que se deve empregar a palavra “não”, quem tem o poder de dominar a utilização do “sim” e do “não” no ambiente de trabalho, pode não ser considerado o melhor, mas com certeza terá sempre a firmeza e controle dos acontecimentos que ocorrem em nosso cotidiano.
Michel Marcos – Paraipaba
Turma de Bacharelado em Administração – 4º Semestre
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
O fato é que necessitamos cada vez mais exercitar nas relações de trabalho aquele importantíssimo dom, que é o de saber dizer NÃO. Ou pelo menos tentar dizê-lo nos momentos em que mais se precisa. Agradeço ao professor,escritor Júlio di Paula por compartilhar seus conhecimentos!
Francisca Emanuela Lucas da Silva, cursando Bacharelado em Administração de Empresas, Universidade Estadual Vale do Acaraú-Uva
Arnaldo Vasconcelos
o fato é que saber dizer um não em um ambiente de trabalho ou até mesmo na vida particular de todos é tão importante quanto dizer sim, pois nos deparamos com diversas situações Boas mas muitas vezes constrangedoras, que merecem nossa devida atenção para que não sejamos explorados e não ferirmos
nossos valores e convicções.
Arnaldo Vasconcelos
cursando Bacharelado em Administração
4 semestre
universidade Estadual Vale do Acarau – UVA- Paraipaba
O texto salienta que dependendo da sua posição ou papel, pode ser difícil dizer não, especialmente se não houver uma justificativa externa. Mais mostra que no andamento de um projeto, dizer “não” é uma arte e um talento que o responsável estratégico ou tático por projetos precisa desenvolver e cultivar, para o bem de sua equipe e mesmo de seus resultados.
Pedro Barroso – Paraipaba
Turma de Bacharelado em Administração – 4º Semestre
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Belo texto, vem comentar o que passamos ou o que podemos passar em nossas vidas, no ambiente de trabalho, em relacionamentos e, relata o que realmente devemos fazer, se não estamos preparados, insatisfeito em realizar algo não devemos aceitar, um “Não” deve sim fazer parte do nosso cotidiano, já que pode nos favorecer.
João Douglas Sales Costa
Turma de Bacharelado em Administração – 4º Semestre
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Paraipaba-CE
Neste presente artigo esclarece o não, e o que você precisa fazer é aprender a ter prioridades e dizer não. Saber dizer não pode ser um ponto positivo na sua carreira e te ajuda a se manter focado nos seus objetivos. O primeiro passo para ter a liberdade de dizer não no trabalho é desenvolver uma boa reputação. E dizer sim muitas das trará benefícios como também você terá que saber qual a situação e momento a dizer. Então todos os dias somos obrigados a fazer escolhas,dizer sim ou não para algumas coisas nas nossas vidas!
João Paulo Oliveira de Sousa- Paraipaba
Turma de Bacharelado em Administração – 4º Semestre
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
IGOR ALEXANDRE DE SALES – UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA – PARAIPABA
Muitas pessoas não conseguem dizer “não”, com medo de ser entendida errada ou até mesmo para não fazer a pessoa se sentir mal. Existi várias formas de dizer “não” sem usar a palavra “não”. Dizer “não”, não é uma coisa simples de dizer, tem pessoa que já temo dom de dizer “não”, na família ou no seu ambiente de trabalho. Saber dizer “não” na hora certa sem constranger a pessoa e sem ficar mal por dizer não.
Vilian de andrade Braga- Paraipaba – Ce
4° semestre – turma de bacharelado em Administração Universidade estadual vale do ácarau – uva
“não” aprender a dizer não no ambiente de trabalho,quanto num relacionamento pessoal é importante, nem sempre é confortável, casa trastorno para quem vai dizer e para quem vai receber. mas se faz necessário, tanto na admissão como na demissão , ou pedido de aumento salarial ou promoção, Não adianta dizer sim a um colaborador sem este esta preparado a um cargo entanto assim problemas no futuro.
Dizer não.Não é uma palavra forte, que ninguém gostaria de ouvir
O não nos faz ser pessoas dignas,com vontade próprias. Nosso objetivo é saber selecionar problemas,visualizar as oportunidades onde o essencial mais importante do ser humano é sempre será na coragem e na atitude
maria Eglantina Pereira Gomes.
Paraipaba -Ce.
Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Curso de Administração, 4° Semestre.
..