Na estreia da coluna “Primeira Viagem” ajudaremos os empreendedores que desejam abrir uma empresa, se lançando neste mundo novo e misterioso, com muitas dúvidas e certezas, perigos e tesouros, dificuldades e glórias!
O sonho empreendedor finalmente bateu à sua porta. Chega de patrão, chega de bater o ponto, chega de esperar dia 5 chegar.
Você quer montar uma empresa? Ótimo. Mas o que fazer agora?
1. Equipe
A primeira coisa importante é saber com quem contar. Quem vai estar ao seu lado lutando nas fileiras? A equipe não consiste só de funcionários, mas também de sócios e investidores.
É importante também deixar muito claro o papel de cada um e quanto cada um vai receber, para que não haja briga ou dissidência lá na frente.
2. Produto/Serviço
A essa altura você já deve saber o que vai vender. Mas é importante colocá-los no planejamento. É uma boa hora de listar o que vai entrar para venda e o que vai ficar para um momento futuro.
As pequenas empresas, ávidas por negócios, tendem a querer fazer de tudo um pouco, o que enfraquece a qualidade dos produtos, fluxo de caixa e a marca da empresa.
3. O Plano de negócios
Não é à toa que todo mundo fala nele. O Plano de negócios é uma ferramenta valiosa para dar a direção que a empresa vai ter desde sua concepção. Mas ele não deve ser um documento estático e burocrático.
O Plano de negócios é uma bússola que aponta a direção e demonstra as regras do jogo, mas não deve ser uma bíblia sagrada que jamais pode ser alterada. Se o mercado, clientes ou a empresa mudam, o Plano de negócios também muda.
4. Marca (branding)
A marca da sua empresa é mais do que só o logotipo. A marca é a união do logotipo, design gráfico, uniformes, site, embalagens, linguagem dos anúncios, entre outras ferramentas.
Ninguém leva a sério uma empresa que tem um logotipo feio, site desatualizado e panfletos horríveis. Essas empresas podem ter seus clientes, mas eles só compram dessas empresas em último caso.
Você não está criando uma empresa para ser a xepa da feira, você está criando uma empresa para que ela seja muito próspera e reconhecida, certo?
5. Papelada
Cada pessoa tem uma certidão de nascimento que comprova “oficialmente” que ela existe e lhe dá o privilégio incrível de pagar impostos. É a mesma coisa para sua nova empresa.
Cuidar da burocracia e tributação deve ser a última coisa que você deve ter em mente desde sempre, já que é você que vai gerenciar o negócio, então relegue esta função à um escritório de contabilidade de sua confiança.
5. Grana
Toda magia tem um preço. E para começar a sua empresa você precisa ter alguma dessa magia para comprar equipamentos, estoque inicial, investir na marca, acelerar a gestão do negócio, entre outras coisas.
Tente não se endividar (muito) na concepção do negócio, antes que o plano esteja em curso e tudo pronto para acontecer. Gaste todo o dinheiro com inteligência e não com o ego. Não é hora de comprar uma poltrona de presidente, mas de aumentar a verba de propaganda.
7. Equipe de apoio
Existem funções chave que podem acelerar as coisas nesta fase de concepção ou mesmo ao longo da vida da sua empresa. O seu foco deve ser gerenciar a sua empresa, então terceirize tudo o que puder destas funções de apoio. São elas:
Coaching
O coach pode ajudar você e seus sócios a se organizarem para fazer as coisas acontecerem com o máximo de produtividade e segurança.
Consultoria
O consultor pode ajudar a desenhar junto com você o seu negócio e traçar planos de ação de marketing e gestão para acelerar os resultados.
Jurídico
O advogado pode redigir contratos e ajudar você a registrar patentes de produtos e soluções e/ou da sua marca.
Design gráfico
O designer pode criar artes gráficas mais bonitas e profissionais para anúncios, cartões de visita, panfletos, entre outras.
Desenvolvedor
O programador/webdesigner pode criar um site bonito e agradável para transmitir sua mensagem de maneira profissional e moderna, já causando uma boa impressão.
8. Plano de vendas
Seu Plano de negócios já traçou muitas informações e uma delas é o cliente que você pretende atingir. O processo agora é colocar esses possíveis clientes em um plano de ataque, ou Plano de vendas.
A equipe de vendas vai pôr este plano em marcha para atrair clientes para o seu negócio. Por esta razão ele é tão importante para garantir os resultados e concentrar os esforços de vendas, que devem ser aliados à sua marca.
9. Gestão inteligente
Sua empresa já está em movimento desde a concepção dela, justamente por isso ela precisa ser bem gerenciada desde o início. As pequenas empresas normalmente vão fazendo o que eu chamo de Gestão CAB, que nada mais é do que a Gestão Com A Barriga.
Esses empresários vão jogando a gestão de lado, sem muito critério e planejamento quase nulo. A curto prazo é uma tática que parece funcionar, mas só parece, pois os danos da má gestão são difíceis de serem corrigidos.
Você não precisa de muito dinheiro para administrar bem e manter a gestão inteligente, mas precisa de informação, organização e disciplina.
Concluindo
Parabéns por querer empreender, isso já é um feito incrível. Agora coloque tudo em um planejamento e depois coloque em prática.
O caminho pode ser tortuoso e difícil, mas certamente a recompensa valerá a pena.
O sucesso é a única possibilidade!
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.