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Brandalism: O protesto através da publicidade

Você caminha pela rua e vê um banner do McDonald’s dizendo algo como: “Venha engordar aqui e talvez até morrer de câncer.” Parece estranho? Isso é Brandalism.

O próprio McDonald’s jamais veicularia uma propaganda com dizeres assim, mas você sabe que as cadeias de fast food estão no topo da causa da obesidade no mundo e os aditivos químicos usados nos alimentos muitas vezes são causadores de câncer a longo prazo. (Nem o bacon está a salvo)

O movimento chamado Brandalism é a composição das palavras Brand (marca) e Vandalism (vandalismo) e funciona através do uso não-autorizado de uma marca com o objetivo de fazer um protesto contra a mesma marca.

Os ativistas criam propagandas falsas, onde os ativistas adicionam mensagens que propaguem ideias que essas marcas ocultam.

Brandalism com a Volkswagen
Brandalism com a Volkswagen em Paris, o anúncio diz: “Sentimos muito por termos sido pegos.” Fazendo referência ao escândalo de falsificação dos resultados de emissões e poluentes.

Esta forma de protesto começou no Reino Unido em 2012 com um pequeno grupo que destruía propagandas de locais públicos. A ideia do grupo era a luta para retomar os espaços públicos que estavam sendo tomados por propagandas e mais propagandas.

A iniciativa cresceu e tem ganhado destaque especialmente por causa da COP21, a conferência sobre o clima, sediada em Paris.

 

Brandalism

Brandalism
O pôster mostra o presidente francês François Hollande onde lê-se: “Estado de emergência”

 

Brandalism
O primeiro ministro japonês Shinzo Abe também é usado no protesto.

 

Brandalism
Em mais uma peça, o presidente dos EUA, Barack Obama nada tranquilamente com sua filha no mar poluído de petróleo.

 

Brandalism
A marca Mobil também é criticada: “Nós sabíamos do impacto do uso de combustíveis fósseis, mas negamos publicamente.”

 

Branding
O McDonald’s não é poupado.

Mais do que criar anúncios falsos e artes para criticar marcas e autoridades, o propósito do Brandalism é mostrar que as grandes marcas não são donas dos espaços públicos e sim você e eu.

Essa ocupação subversiva é um grito de alento em um mundo onde as grandes corporações querem tomar todas as decisões por você, desde o que você deve comer até como deve se comportar.

Será que se metade dessas corporações deixasse de existir você sentiria falta de alguma delas?

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Founder Lidero

Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.

Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.

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