Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » Conhecendo os 7 Elementos da sua empresa (parte 2)

Conhecendo os 7 Elementos da sua empresa (parte 2)

Os 7 Elementos são as funções que garantem que a sua pequena empresa seja ágil e mais simples para você gerenciar.

Na parte 1 deste artigo, entendemos a organização de departamentos e funções administrativas das pequenas empresas.

O propósito dos 7 Elementos é facilitar a gestão de empresas de pequeno e médio portes. Vamos entender melhor cada um destes elementos:

 

7 Elementos da pequena empresa

Estratégia e Planejamento

É o primeiro elemento, pois o princípio da gestão deve ser o planejamento e a definição da estratégia. Estratégia é você definir onde a sua empresa quer chegar. O planejamento é o plano traçado do que precisa acontecer para que a estratégia seja atingida.

As pequenas empresas são as empresas que mais precisam planejar suas ações, porque elas tem um mundo de obstáculos jogando contra.

Pessoas e Relacionamento

Não existe empresa sem pessoas, não existem pessoas sem relacionamento.

Os relacionamentos existem entre os colegas, entre empresa e clientes, entre empresas e a comunidade, entre empresa e candidatos à uma vaga, entre empresa e parceiros, entre outros.

Cuidar das pessoas é valorizar o real motivo pelo qual sua empresa existe. Ajudar as pessoas.

Finanças e Recursos

Os recursos são ainda mais escassos nas pequenas organizações do que nas grandes organizações.

É preciso cuidar muito bem dos recursos que entram na empresa, sejam eles financeiros ou materiais.

Este elementos consiste em controlar bem estes recursos, cuidar do dinheiro, organizar estoque e inventário e determinar as formas de investimento e provisões de recursos.

Processos e Operações

A produtividade das pequenas empresas precisa ser muito boa porque sabemos que os recursos são escassos e a equipe é pequena.

Processos e Operações serve para criar e mapear todos os processos administrativos e de produção da empresa, garantindo que todos os funcionários saibam o que fazer e o que é esperado deles.

LEIA:  A 3ª Lei de Newton adaptada às relações humanas

Marketing e Vendas

O que determina o sucesso ou fracasso das empresas é o tamanho do mercado, volume de vendas, margem de lucro, entre outros indicadores.

Marketing é a força da mensagem da sua empresa ou organização para o seu público-alvo e o mundo. Vendas consiste em converter o público que ouviu sua mensagem em clientes ativos que consomem os seus produtos e serviços.

Entrega e Qualidade

O fluxo de produção dos produtos e serviços não termina na prestação de serviço ou na venda do produto. O elemento Entrega e Qualidade demonstra a importância do pós-venda, da satisfação do cliente, da pontualidade e da qualidade final do produto ou serviço.

Tecnologia e Inovação

Inovar é preciso. As pequenas e médias empresas brasileiras tem todo tipo de adversidade em seu caminho. Uma forma de burlar estes empecilhos que prejudicam os resultados é inovar e pensar diferente. A tecnologia melhora a eficiência e produtividade da sua equipe, a inovação é responsável por criar produtos novos e processos diferentes.

Conclusão

Para tirar proveito dos 7 Elementos, você precisa criar metas e indicadores pensando em cada elemento. Estes indicadores não devem servir de enfeite, mas sim como poderosos índices de gestão que vão demarcar o andamento da sua empresa, o grau de esforço investido, o nível de sucesso do seu negócio e criar planos de ação com base nos resultados atuais e nas metas.

No livro Os 7 Elementos das Pequenas Empresas nós destrinchamos melhor cada um destes elementos, com táticas e formas de tirar proveito dos elementos dentro da sua empresa. Vale a pensa conferir!

  • Conteúdo recente
Founder Lidero
Vamos somar juntos

1 comentário em “Conhecendo os 7 Elementos da sua empresa (parte 2)”

  1. maria do socorro xavier costa

    É preciso conciliar e aproveitar bem estes 7 elementos;são passos importantíssimos que vão garantir o sucesso da sua empresa.É através do planejamento e estratégia que você define onde quer chegar.Não esquecendo-se a valorização do ser humano.Gerir honestamente os recursos financeiros.Organizar e inovar são palavras de cabeceira que não devem ser esquecidas.Lucro e produtividade são o objetivo final.

    .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.