Nas primeiras reuniões a equipe está energizada, cada um tem a visão clara do projeto e do trabalho que precisa ser feito. Assim como os espartanos em direção às Termópilas vocês urram em uníssono e a motivação está no auge!
A vitória será certa! A concorrência será destroçada!
Mas com o andar da carruagem o foco começa a se dispersar, o negócio não engrena ou o cliente nunca concorda com o que é proposto ou qualquer outra opção da miríade de problemas que surgem no caminho de um projeto.
O caos e o desespero tomam conta.
Parece que o projeto brilhante não vai dar certo e todo aquele trabalho foi por nada.
E agora, como recuperar a sua motivação?
1 – Afaste-se das pessoas negativas
Parece óbvio, mas quando nossa motivação não anda bem esquecemos de ficar longe de tudo e todos que podem agravar esse problema. Algumas pessoas gostam de criticar ou porque são insensíveis ou porque gostam de ver o circo pegar fogo. Nos dois casos, é melhor que você fique longe de ambos os tipos.
Se essas pessoas fizerem parte do seu dia a dia, como familiares, sócios ou chefes, ouça os comentários com serenidade e procure filtrar o que é realmente válido do que é o mau agouro por si só.
Nada de pensamentos negativos como: “Eu não vou conseguir”, “Não vai dar certo”, e outras negatividades. Foque no que você quer concluir e esqueça os pensamentos que criam obstáculos.
2 – Motivação vem de dentro
Os gurus dos treinamentos motivacionais vão querer me matar por isso, mas é verdade. A motivação é algo que está dentro de você, são gatilhos internos que fazem com que você tenha forças para terminar um projeto, lutar pelo seu negócio e avançar na carreira.
Fatores externos como os tais treinamentos motivacionais, bônus em dinheiro, benefícios adicionais e outros fatores funcionam para ativar seus gatilhos da motivação. Alguns deles são:
- Se eu não levantar agora, nunca vou ter a vida que eu quero.
- Minha empresa precisa ter mais vendas, então eu preciso liderar os vendedores de perto.
- O projeto vai fracassar e a empresa vai perder muito dinheiro, se eu não fizer uma reunião e cobrar a equipe.
- Eu vou ser reprovado em matemática financeira, se eu não estudar no fim de semana.
Note que existe dois tipos de motivação, os positivos:
- Eu preciso vender mais, então vou poder viajar para a Europa no fim do ano.
E os negativos:
- Se não melhorarmos o atendimento, vamos perder muitos clientes.
Você deve ter em mente quais são os gatilhos que funcionam pra motivar você. Escreva e cole no seu monitor, repita pra si mesmo, grave e toque num CD, não importa. Aprenda a usar esses gatilhos para que você tenha controle sobre a sua motivação.
3 – Cerque-se de positividade
Complementando o item 1, você precisa se afastar do que é negativo e se aproximar do que é positivo. Mantenha contato com pessoas bem-humoradas e alto astral para que você se sinta mais confiante e positivo.
Leia bons artigos, notícias e coisas que você gosta para manter a cabeça leve, longe dos pensamentos limitadores.
4 – Dividir para conquistar
Essa é uma máxima do pensamento estratégico militar que se aplica aos negócios e carreiras. Um dos principais fatores da perda da motivação é o pesadelo de não concluir nossos projetos. Isso é mais comum do que parece e realmente pode por nossa motivação lá embaixo.
O que você precisa fazer é dividir seus projetos em partes menores, para que você enxergue a conclusão das etapas e o cérebro transmita a sensação de bem estar que sentimos quando completamos etapas.
E você, como se mantém motivado frente as adversidades?
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.