Pular para o conteúdo
Início » Conteúdo » 3 dicas para aumentar as suas vendas de natal

3 dicas para aumentar as suas vendas de natal

Os consumidores já lotam as lojas meses antes do natal para comprar presentes, alimentos e artigos de decoração para enfeitar suas festas. O Natal é um período de muita alegria especialmente para os lojistas e empresários que faturam alto nesta época do ano.

Os empresários mais preparados já antecipam o aumento na demanda, contratam profissionais temporários e aumentam seus estoques diminuindo o risco de problemas nos dias de maior movimento em suas lojas e estabelecimentos.

Há algumas dicas para você aproveitar muito bem esta sazonalidade para ganhar mais clientes e faturar mais:

1 – Capriche no preço

Se a sua concorrência é muito alta ou o seu mercado é guiado pelos preços baixos atente-se ao preço da concorrência e posicione os seus preços de modo a morder a maior parte do mercado. Nesta época é normal que os preços sejam mais altos que no resto do ano, mas ter os preços muito mais altos do que os do seu concorrente não vai ajudar em nada o seu negócio. Ao invés de pensar no rápido retorno e larga margem de lucro, seja criativo adotando descontos por volume ou na venda conjunta de um produto de alta demanda e outro de baixa demanda.

Atente-se aos seus custos para não sacrificar sua margem de lucro ao optar pelo ganho em escala. Evite também os descontos fictícios que alguns lojistas insistem em anunciar só para chamar atenção e frustrar os consumidores. Você é melhor do que isso.

2 – Equipe excelente

No calor da alta demanda, alguns empresários despreparados contratam funcionários extras, mas não conseguem treinar nem os funcionários fixos quanto mais os temporários. O resultado é que toda a equipe acaba estressada e os clientes acabam prejudicados com um péssimo atendimento, fazendo vendas serem perdidas.

LEIA:  Quando é hora de demitir um cliente tóxico?

Procure treinar a sua equipe regularmente, pois isso ajuda a moral do time e melhora os resultados. Dê uma carga extra de treinamento e motivação nas semanas anteriores das datas comemorativas para turbinar os resultados e vendas.

3 – Use o relacionamento com os seus clientes existentes

Um dos ativos mais valiosos para a sua empresa é sua lista de clientes. A notícia ruim é que você e sua concorrência não dão a devida atenção para isso. A notícia boa é que a sua concorrência não dá a devida atenção para isso.

Não importa qual seja o seu tipo de negócio, você deve ter um relacionamento constante com seus clientes. E faça isso antes que a sua concorrência faça para que você tenha clientes muito mais fieis e engajados.

Enquanto as vendas estão aquecendo, convide seus clientes a aproveitar os seus preços baixos, variedade de produtos e outras qualidades antes de todo mundo. Assim ele se sentirá valorizado e certamente vai recompensar seu empenho visitando a sua loja antes de pensar na loja do concorrente.

Conclusão

Com estas dicas eu espero que você venda muito mais e supere a sua concorrência deixando ela lá na idade da pedra onde as empresas mal conhecem seus clientes e acham que treinar funcionário é desperdício de dinheiro.

Venda muito!

  • Conteúdo recente
Founder Lidero

Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.

Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.

LEIA:  As 21 primeiras atividades para aumentar as vendas da sua empresa (que você pode fazer sozinho)
Vamos somar juntos

1 comentário em “3 dicas para aumentar as suas vendas de natal”

  1. Pingback: Blog Oceanic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.