As pequenas empresas precisam enfrentar em muitos casos grandes empresas para conseguir um lugar ao sol. Uma das principais vantagens das pequenas é sem dúvida a adaptabilidade frente a novas situações ao contrário de suas paquidérmicas concorrentes. Mas esse dinamismo pode ser um tiro no pé quando transforma o clima produtivo e ágil em um ambiente de incerteza e projetos que param na metade.
É possível criar um ambiente produtivo, sem perder as melhores características dos pequenos negócios.
1 – Direção e objetivos
Alguns gestores não sabem demonstrar para sua equipe onde a empresa quer ir. Não há metas nem direções, ou se existem é só na cabeça do empresário e na hora de cobrar um funcionário por mau desempenho.
Um barco à deriva não vai a lugar algum e é assim que uma empresa está quando as metas e objetivos não são definidos.
Quantos sapatos a loja precisa vender no mês? Qual a meta de banho e tosa no trimestre?
Não deixe de criar e atualizar a missão, visão e valores da empresa e defina (e explique para a equipe) as metas do mês, trimestre e do ano.
2 – Lidere pelo exemplo
Aquela hipocrisia de “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.” morreu na década de 60. Não é assim que funciona para as pessoas sérias que lideram equipes.
O líder da empresa ou do setor é aquele que deve chegar mais cedo e sair mais tarde. É o profissional em que todos devem se inspirar.
Pois como você pode cobrar que um funcionário seu trabalhe até mais tarde se você sai pontualmente no horário?
3 – Procedimentos
Um ambiente produtivo precisa ter suas normas e procedimentos. Lembre-se que as pequenas empresas tem uma força poderosa nas mãos, mas que só vão atingir o máximo potencial sabendo direcionar essa força. Quando uma empresa tem seus procedimentos documentados e ensinados aos colaboradores a empresa trabalha de forma inteligente e autônoma.
Em algumas empresas menos organizadas ou que ainda usam uma estrutura patriarcal tudo funciona na correria e os colaboradores saem batendo suas cabeças porque as coisas não andam e precisam ser refeitas a cada vez.
4 – Comunicação que funciona
Nas pequenas empresas onde tudo é apertado, não se pode dar margem para o erro. Toda a equipe precisa trabalhar em conjunto como uma orquestra. E não existe equipe que progrida nem orquestra que encante se a comunicação não funciona.
Reúna sua equipe para conversar, falar das ideias e perspectivas, ensine como os times devem cooperar entre si, treine os colaboradores e não esqueça do feedback!
5 – Comemore as pequenas vitórias
Para motivar os colaboradores você não precisa sortear um carro 0km nem dar um envelope com dinheiro para cada um. É claro que se você puder bancar tudo isso, ninguém vai reclamar, mas…
O fato é que as pessoas querem ser apreciadas e querem ser vitoriosas. E nada mais gostoso do que trabalhar com uma equipe entrosada e unida. Crie o hábito de comemorar os pequenos e os grandes feitos e enalteça os maiores responsáveis. Ex.: A empresa trouxe um desejado cliente, a meta de faturamento foi alcançada, a área de atendimento recebeu um belo elogio, entre outras coisas.
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.