Engajar os clientes é a chave para fortalecer os resultados da sua empresa e construir uma marca forte.
- Lembre dos nomes dos clientes e ouça o que eles têm a dizer.
- Mantenha um banco de dados com as preferências e hábitos dos seus clientes.
- Agradeça pessoalmente os clientes que compram frequentemente.
- Se um cliente faz uma compra e o preço do produto que ele comprou abaixa após alguns dias, faça contato e devolva a diferença. Ele vai se surpreender muito.
- Quando um cliente reclama, procure entender o que aconteceu de errado e deixe claro que os problemas serão corrigidos.
- Ajude o cliente a levar as compras volumosas até seu carro e rejeite gorjetas.
- Chame os clientes pelo nome.
- Envie mensagens de feliz aniversário e datas especiais para seus clientes (um sistema ERP ou CRM vai ajudar a manter os dados). Dê preferência às mensagens personalizadas.
- Quando um produto que você sabe que um cliente gostaria está disponível, avise o seu cliente sobre o produto.
- Capture a atenção dos clientes citando os benefícios dos produtos aplicados em suas vidas, não só falando das características.
- Encoraje a interação com os clientes fazendo enquetes e votações relacionadas aos produtos.
- Se a sua empresa cometeu um erro, desculpe-se com o cliente de forma mais personalizada, como notas manuscritas e ligações telefônicas. Nada de mensagens genéricas que não dizem nada.
- Ao invés de usar caixinhas de gorjetas, peça pequenas contribuições para doar à caridade.
- Quando possível, ofereça bônus aos clientes.
- Envolva os clientes convidando-os para eventos especiais.
- Conte as histórias dos seus clientes no seu blog, site e mídias sociais (com a permissão deles).
- Seja generoso com seus clientes. Pequenas ações podem valer mais para o cliente do que os produtos e serviços que você está vendendo.
- Recompense os clientes que avaliam seus produtos.
- Se o cliente faz uma avaliação negativa de um produto ou serviço, procure apagar o fogo rapidamente deixando claro que a empresa vai corrigir o que está errado.
- Respeite as opiniões dos seus clientes, nada de bater boca.
- Afaste da comunicação da empresa comentários sobre política, religião e sexo.
- Ofereça produtos e serviços antecipadamente e descontos especiais para os bons clientes.
- Na empresa, oriente sua equipe a não ficar perseguindo o cliente pelo espaço. Deixe os clientes à vontade.
- Crie vídeos mostrando como seus produtos resolvem os problemas dos clientes.
- Entregue parte dos produtos e serviços de graça através de conteúdo, técnicas e dicas.
- Se você não vende algo que o cliente procura não hesite em apontar empresas alternativas que podem oferecer o que o cliente busca.
- Oriente sua equipe de atendimento e vendas a “vender menos” e procurar na verdade preencher as necessidades dos clientes.
- Converse com os clientes nas mídias sociais de modo respeitoso e amigável. Evite a comunicação fria e genérica.
- Treine bem sua equipe (de verdade) e motive-a constantemente. Equipe contente resulta em clientes contentes.
- Envie convites VIPs de eventos da empresa para os seus clientes mais leais.
- Trate os clientes como reis e rainhas, não como meros compradores.
- Produza uma atmosfera agradável enquanto os clientes olham seus produtos e serviços.
- Ofereça benefícios especiais para os clientes que indicam sua empresa para outras pessoas.
- Faça seus clientes brilharem fazendo desfiles com eles, ensaios especiais ou entrevistas.
- Peça a opinião dos seus clientes quando pensar em introduzir novos produtos e serviços.
Concluindo
Seus clientes são seu principal ativo e você deve cuidar muito bem deles. São eles que levantam ou derrubam uma empresa.
Tratar bem os clientes é garantia de muitas vendas, muitos negócios e ótimos relacionamentos.
O sucesso é a única possibilidade!
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.