Em tempos de recessão, sua empresa precisa saber valorizar o cliente. No entanto, às vezes a situação foge do controle e você está a caminho de perder o cliente.
Vender é aquela dificuldade, o cliente pede desconto e sua empresa se debate para atender ou não. A equipe de vendas fica desanimada de uma hora para outra e você precisa trazê-los de volta para o jogo. No fim das contas a venda acontece e tudo parece bem.
Mas aí, pouco tempo depois o cliente quebra o contrato e vai embora. Dependendo do caso, ainda sai falando mal da sua empresa para todo os conhecidos dele, posta reclamação no Facebook e as vendas da sua empresa caem.
O que aconteceu, afinal? Alguém anotou a placa do caminhão?
Será que o cliente é bipolar ou foi algo que aconteceu de errado na relação entre a sua empresa e o cliente e você nem notou?
“Mas, Rafael, como eu vou ter tempo de cuidar da empresa e ainda ficar de olho na relação da empresa com os clientes?”
Ninguém disse que seria fácil, gafanhoto.
Infelizmente é muito fácil desgastar a relação da sua empresa com seu cliente e há vários pontos de atrito onde isto pode ocorrer. Algumas das situações que podem fazer sua empresa perder o cliente são:
- Atendimento ruim dos vendedores.
- Atendimento ruim no balcão de atendimento.
- Falta de atenção dada aos problemas do cliente.
- Promessas feitas ao seu cliente e quebradas.
- Qualidade ruim dos produtos e serviços.
- Demora para resolver o problema do cliente.
- Respostas atravessadas e/ou grosseiras em e-mails e comunicação.
- Seu atendimento e vendedores não sabem tirar as dúvidas do cliente.
- Alguém trata mal o cliente na hora de entregar o produto ou serviço.
- O processo financeiro é confuso e desorganizado.
- A política de preços não é clara.
- Alguém da empresa é surpreendido falando mal dos clientes.
- O ambiente da empresa é barulhento, confuso ou desorganizado.
- Seus vendedores abandonaram o cliente depois da venda.
- Sua empresa vendeu um produto ou serviço que não resolveu o problema do cliente.
- O cliente se sentiu lesado pela sua empresa.
- Sua empresa demorou muito para atender o cliente.
- Entre outras razões.
É mais fácil perder um cliente do que conquistar um cliente novo e a tendência é que ele não volte se a sua empresa destratá-lo.
Tudo o que você não pode deixar acontecer é a sua empresa perder clientes quando a concorrência está à espreita.
O sucesso é a única possibilidade!
Rafael Honorato é empreendedor, consultor de negócios e líder de comunidades. Fundador da Lidero, startup de desenvolvimento profissional e também criador do Arena Empreendedora e da Geração Empreende.
Produz conteúdo sobre competências humanas, desenvolvimento profissional e empreendedorismo consciente através de artigos em diversos portais, vídeos no youtube e podcasts, como o Geração Empreende Podcast.